Indalsu: domo uma janela és muito mais que uma janela. uma janela são milhares de histórias por conhecer.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Soluções de películas de controlo solar para melhoria do desempenho de envidraçados de edifícios

Henriqueta Teixeira, Maria da Glória Gomes, António Moret Rodrigues e Júlia Pereira

CERIS, DECivil, Instituto Superior Técnico, Universidade de Lisboa

23/09/2022
Os envidraçados tradicionais incolores, frequentemente utilizados nas fachadas de edifícios, apresentam um fraco desempenho térmico e lumínico o que, aliado ao facto de a arquitetura moderna favorecer fachadas com grandes áreas envidraçadas, tem impulsionado a investigação e utilização de soluções de controlo solar em envidraçados.
foto
As películas de controlo solar, especialmente indicadas para envidraçados existentes, são um exemplo deste tipo de soluções, que permite alterar as propriedades (óticas e/ou térmicas) do envidraçado sem exigir a sua substituição, tornando-se uma solução rápida, eficaz e atrativa economicamente. Estas películas podem ter um comportamento estático ou dinâmico.

As películas estáticas, das quais se destacam no mercado as películas espelhadas, espectralmente seletivas e de baixa emissividade, mantêm as suas propriedades constantes ao longo do tempo e diminuem as trocas térmicas e de luminosidade através do envidraçado, melhorando o seu desempenho, particularmente em climas quentes com elevada insolação. No entanto, estas películas carecem de adaptação às necessidades dos ocupantes e às condições ambientais.

Assim, têm vindo a surgir películas dinâmicas com capacidade de alterar as suas propriedades de forma reversível em resposta a certos estímulos. As mais comuns são as películas fotocrómicas, que escurecem na presença de radiação ultravioleta, e as de cristais líquidos, que podem ser controladas pelos ocupantes e exibem uma aparência translúcida/opaca na presença/ausência de corrente elétrica. Apesar do seu potencial para controlo solar de envidraçados, as películas dinâmicas ainda se encontram em fase de desenvolvimento, destacando-se estudos sobre a incorporação de novas tecnologias de transição e a conjugação destas numa só película.
CEES 27 - 30 june 2023 Funchal / Portugal International ConferenceAssociação Nacional dos Fabricantes de Janelas EficientesConcreta Arquitetura Construçao Desenho Engenharia 13 - 16 outubro 2022

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Suscripción a nuestra(s) newsletter(s). Gestión de cuenta de usuario. Envío de emails relacionados con la misma o relativos a intereses similares o asociados.Conservación: mientras dure la relación con Ud., o mientras sea necesario para llevar a cabo las finalidades especificadasCesión: Los datos pueden cederse a otras empresas del grupo por motivos de gestión interna.Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: contacte con nuestro DPD. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Más información: Política de Protección de Datos

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial