Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Pyrobel: o vidro resistente ao fogo e que salva vidas

18/07/2022

Os regulamentos de segurança contra incêndio da UE para edifícios estão a tornar-se mais rigorosos.

Imagen
Em junho de 2017, a Fire Safe Europe comparou os regulamentos de construção e os requisitos de segurança contra incêndio em toda a Europa. A análise revelou discrepâncias impressionantes entre os Estados-membros. O trágico incêndio da Grenfell Tower, em Londres, em junho de 2017, foi um ponto de viragem na segurança contra incêndio.
Nos últimos cinco anos, vários Estados-membros da UE tomaram medidas para rever os seus regulamentos, a fim de melhorar a segurança contra incêndios nos edifícios.
A resistência ao fogo é quantificada em três classes principais, definida pela norma europeia EN 13501-2: E, EW, EI.
A resistência ao fogo é definida como o período de tempo (em minutos) durante o qual o elemento de vidro atende a um ou mais critérios (E, EW, EI). Por exemplo, EI30 significa que, em caso de incêndio, o elemento de vidro manterá a integridade e o isolamento (EI) por pelo menos 30 minutos.

Como respondeu a AGC a essa tendência?

A AGC tem mais de 40 anos na área de fabrico de vidro resistente ao fogo. Ao longo dos anos, a gama foi-se alargando e evoluindo, pelo que está agora muito completa e responde a todas as exigências de segurança e proteção do mercado, bem como aos anseios dos arquitetos.
A AGC é o único fabricante de vidro a ter duas tecnologias diferentes de vidro laminado resistente ao fogo, Pyrobel e Pyrobel-T (vidro temperado), o que garante a sua utilização em todos os tipos de aplicações e o cumprimento das classes de proteção contra incêndios.

Uma nova tendência em segurança é na combinação de proteção contra incêndio com funcionalidade antifurto ou à prova de bala. A AGC desenvolveu produtos de vidro que atendem a esses requisitos.

Métodos de teste padrão são usados para avaliar a conformidade do vidro resistente ao fogo. O vidro é uma componente do elemento que deve resistir ao fogo. O vidro é instalado em uma moldura específica, que deve ser testada ao fogo como um todo.
Imagen

Como são realizados os testes de fogo?

Os testes de resistência ao fogo são realizados em laboratórios credenciados, onde são introduzidos os elementos de vidro em grandes fornos simulando um incêndio real. As temperaturas no forno podem atingir até 1000°C.
  • A integridade é avaliada pela medição de classe de proteção E.
  • A radiação medida a um metro da superfície não exposta deve permanecer abaixo de 15 kW/m2 para o classe de proteção EW.
  • A temperatura média medida por termopares na superfície de vidro não exposta deve permanecer abaixo de 140°C para classe de proteção EI.
A AGC tem três fornos de teste internos capaz de testar dimensões de até 3 x 4 m. Estes fornos internos são usados para verificar regularmente o desempenho atual da produção, desenvolver novos produtos e estão preparados para testes oficiais. Esses fornos de teste também são layout de fabricantes de quadros para que possam desenvolver os seus produtos e validar os seus sistemas resistente ao fogo com elementos de vidro (fixos, janelas, portas), realizando testes de pré-fogo de acordo com os métodos de teste estabelecidos na norma EN 1363-1.
Como o objetivo da AGC é a segurança, os testes e requisitos internos de segurança são mais rigorosos do que os requisitos internacionais oficiais. Um teste de fogo foi recentemente realizado sob a supervisão do organismo de certificação francês Efectis France numa unidade Pyrobel instalada há 29 anos e removida de um edifício. O seu comportamento de fogo era perfeito, com uma margem considerável.

A AGC realiza mais de 100 testes de fogo oficiais e privados por ano.

O vidro Pyrobel como fator-chave em questões de sustentabilidade em edifícios

A proteção ambiental é uma das prioridades da AGC em termos de sustentabilidade, assim como a redução da sua pegada ecológica. O instituto alemão Ift Rosenheim verificou o eEPD aprovado da gama de vidro resistente ao fogo Pyrobell.

A linha de vidro resistente ao fogo Pyrobel da AGC concentra-se na sustentabilidade e na saúde. Não contêm componentes tóxicos e não são libertados gases tóxicos em caso de incêndio, respeitando:

  • O Regulamento REACH
  • A Diretiva RoHS
  • Certificação de saúde do material nível prata
O Pyrobel da AGC é o único vidro resistente ao fogo do mercado a ser certificado Cradle to Cradle CertifiedTM Silver.

Saiba mais aqui.

foto

Empresas ou entidades relacionadas

AGC Flat Glass Ibérica, S.A..

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial