A 30. edição da Concreta teve lugar de 13 a 16 de outubro, na Exponor. Revista Novoperfil - editora Induglobal - foi media partner e marcou presença no certame com stand próprio.
O coração criativo do País bateu ao ritmo dos cerca de 300 expositores e inúmeras atividades paralelas que, durante quatro dias, se deram a mostrar no certame.
Com um formato renovado e a celebrar 30 edições, a Concreta – Feira de Arquitetura, Construção, Design e Engenharia voltou a servir de plataforma de contacto e partilha entre empresas e profissionais do setor, alicerçada nas temáticas da construção sustentável e da economia circular.
Em simultâneo, a Elétrica - Feira de Material Elétrico e Eletrónica trouxe luz sobre as novas tendências em eficiência energética. Ambos os eventos reuniram cerca de 27.000 visitantes profissionais, que revelaram, nas palavras de Amélia Estevão, diretora da feira “um grande entusiasmo por voltar ao contacto presencial, à interação com as marcas e à recolha de informação sobre novas soluções para os seus projetos”.
No rescaldo das feiras que ocuparam os pavilhões da Exponor, de 13 a 16 de outubro, Bruno Baldaia, Vice-Presidente da Ordem dos Arquitetos, entidade parceira da Concreta, ressalva “o programa ambicioso de debates e apresentações, que teve uma excelente adesão do público, ávido de informação e de voltar à partilha de ideias e contactos”.
Já Teresa Barbosa, representante da Ordem dos Engenheiros, também parceira do evento, destaca o feedback dos expositores que “notaram um crescimento qualitativo substancial na feira, tanto a nível da qualidade dos expositores como do perfil de visitantes, com resultados práticos a nível da concretização de negócios e de parcerias”. A responsável refere mesmo que “esta edição foi uma consagração de um ciclo de renovação que a Concreta tem vindo a implementar desde 2017, afirmando-se hoje em dia como a principal feira do setor em Portugal”.
As empresas participantes partilham o entusiasmo face ao novo formato que “atrai mais e melhores visitantes e, por consequência, resulta em contactos mais qualitativos”, refere Paulo Grilo, da Tromilux, empresa expositora na Elétrica. Já Carlos Manuel, da Amorim Revestimentos, faz um balanço “extremamente favorável desta edição”, destacando o “agrado dos visitantes e expositores pelo regresso ao contacto presencial”, naquele que foi um “regresso em força da Concreta”.
Ávila e Sousa, Diretor Técnico do Grupo Preceram, reafirma a opinião dos colegas, sublinhando o “enorme interesse dos visitantes em conhecer as soluções, em recolher material e em partilhar contactos”.
A 30ª edição da Concreta trouxe várias novidades, entre elas o ciclo de conferências ‘Na Primeira Pessoa’, com o propósito de dar voz aos arquitetos, engenheiros e designers que se distinguiram pela adoção de boas práticas de sustentabilidade e ainda o ‘Dream Lab’, um espaço, dedicado a start-ups, como forma de valorização de novos talentos e potencialização de oportunidades.
A internacionalização das feiras, um dos objetivos da Exponor Exhibitions, organizadora dos eventos, concretizou-se pela presença de comitivas de compradores internacionais de Cabo Verde, Alemanha, Itália, República Checa, Alemanha, Países Baixo, Espanha, França e Polónia.
“Temos vindo a investir sobretudo na qualidade da programação paralela à feira, com conferências, palestras e iniciativas que atraem não apenas os visitantes nacionais como internacionais. De destacar, nesta edição a reunião do Sector Group Europeu para a Construção, integrado na iniciativa da Enterprise Europe Network e ainda as conferências, com especialistas internacionais, em temas como sustentabilidade, digitalização e transição verde”, conclui Amélia Estevão.
A Concreta foi uma grande surpresa para a Griesser. Havia muitos produtos novos e inovações de grande relevância, considera a empresa. Além disso, houve um grande número de visitantes, especialmente estudantes, arquitetos, construtores e, no fim-de-semana, visitantes do norte de Portugal. “Participámos num evento muito importante para o nosso setor. Não esperávamos este sucesso”, explica Arkaitz Aguirre, country manager da Griesser em Espanha.
Os visitantes passaram pelo stand da empresa de proteção solar estavam muito interessados nos novos produtos e sistemas em exposição. Além disso, os mecanismos do Griesser para evitar o sobreaquecimento foram uma das principais atrações, numa altura em que o aquecimento global e o aumento dos preços da energia estão a tornar-se um problema, tanto para as empresas como para os utilizadores.
A Concreta foi uma grande surpresa para a Griesser. Havia muitos produtos novos e inovações de grande relevância, considera a empresa.
A Griesser participou no certame juntamente com empresas como a Knauf, ISO Chemie, Zehnder, Domo e Indalsu, e a receção foi excelente.
O evento provou igualmente como combinar tecnologias, onde se integram a estanqueidade da janela e os sistemas de isolamento, bem como os sistemas ideais de proteção solar, tais como Metalunic e Lamisol.
A Deceuninck, empresa belga especializada em caixilharia de PVC, marcou presença para mostrar, assim, as últimas novidades e tendências.
Já a caixa de estores PROtex 2.0 é a primeira a obter o selo Passive House, pois oferece o máximo isolamento, uma elevada hermeticidade e muito bons valores de atenuação acústica, de até 53 dB (-1;-3). Além disso, pode integrar-se uma mosquiteira e a fixação da caixa de estores realiza-se através de um sistema de mola que não carece de silicone nem parafusos, facilitando a instalação e assegurando melhores valores de isolamento.
A Cruzfer marcou presença na Concreta 2022, pela primeira vez, com dois stands. Um mais institucional onde expôs equipamentos ligados à área da ferragem para caixilharias, bem como equipamentos na área da tecnologia das portas automáticas e controlo de acessos através da empresa participada Refral.
Um outro stand dedicado à área da proteção solar com produtos e equipamento que, pela primeira vez, foram mostrados em separado com um stand diferenciado.
Em ambos os casos, "temos de considerar a nossa presença como um sucesso dado o nível de visitantes e contactos efetuados", refere a empresa à Novoperfil.
"Julgamos que o nosso retorno à presença em feiras como a Concreta, e após os anos de pandemia, foi demonstrativa da nossa força no mercado português cuja presença já tem cerca de 32 anos", conclui a Cruzfer.
Marcaram igualmente presença no certame, entre outras, empresas do mercado da envolvente do edifício, como a Premaq e a Indalsu.
Secil apresentou soluções inovadoras e sustentáveis para a construção do futuro
A Secil levou à Concreta uma grande inovação ao nível da sustentabilidade, o Betão Verdi Zero, o primeiro betão neutro em carbono produzido em Portugal.
Para esta edição da Concreta focada na Construção, na Arquitetura, na Engenharia e no Design, a empresa preparou especialmente uma mostra de recursos inteligentes para as cidades do futuro, com alguns exemplos das melhores soluções de cimento, betão, agregados e argamassas.
No seu espaço de exposição a empresa partilhou com os profissionais do setor as suas melhores práticas, com inovação contínua na produção, com a personalização da oferta, com a digitalização dos serviços/comunicação e com a aplicação de uma política ambiental cada vez mais circular.
No stand da Secil, o público contou com múltiplas soluções de construção sustentável do futuro (cimento, betão, agregados e argamassas), e principalmente a grande inovação Secil deste ano ao nível do produto, o Betão Verdi Zero – o Primeiro Betão Neutro em Carbono de Portugal. Com este novo produto, a Secil pretende dar resposta às novas exigências do mercado, que procura cada vez mais soluções verdes, em linha com a nova tendência de construção, os green buildings e respetivas certificações ambientais – BREEAM e LEED.
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