AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Painéis Steni dão nova vida ao edifício SolMar nos Açores

25/10/2022
Especialista em painéis de revestimentos de fachadas, a marca reforça a sua presença em Portugal com um novo projeto no arquipélago dos Açores, a reabilitação do edifício que acolhe agora o Pingo Doce em Vila Franca do Campo, em São Miguel.
De fácil instalação, por serem fornecidos em formato cortado à medida, os painéis Steni são montados num sistema de fachada ventilada...
De fácil instalação, por serem fornecidos em formato cortado à medida, os painéis Steni são montados num sistema de fachada ventilada.

A Steni, marca especialista em painéis de fachada, reforçou o seu portfólio no mercado português, equipando um novo projeto no arquipélago dos Açores que envolveu a reabilitação do antigo edifício SolMar, em Vila Franca do Campo (São Miguel).

O espaço, que acolhe agora uma loja Pingo Doce, encontrava-se bastante degradado e foi alvo de uma profunda intervenção com vista à sua renovação e adequação à atividade do grupo de distribuição português, num projeto promovido pela Finançor e assinado pelo arquiteto Óscar Catarino, da Box Arquitetos.

Caraterizada pela facilidade de instalação, durabilidade de baixo custo, facilidade de limpeza, resistência ao impacto e, cada vez mais importante, pela reduzida pegada de carbono, as gamas Steni Colour e Steni Nature foram a solução escolhida para este projeto.

“Para além dos aspetos formais, relacionados com a própria arquitetura, as texturas oferecidas pela gama Steni Colour/Nature foram uma das principais razões na base desta escolha, pois permitiram destacar o edifício numa posição diferenciada na paisagem, contribuindo para lhe conferir uma personalidade própria e distinta”, explicou o arquiteto Óscar Catarino, sublinhando que “o facto de terem combinações quase ilimitadas é uma mais valia, pois confere-nos a capacidade criativa de formalizar um desenho de fachada de acordo com o método do atelier”.

Do ponto de vista técnico, “surpreendeu-nos o bom resultado da aplicação dos painéis Steni Nature/Colour em fachadas muito extensas e deformadas, como era o caso do edifício existente, e a rapidez de execução apoiada nas caraterísticas dimensionais dos painéis, em que o binómio peso/dimensão é muito favorável às exigências da construção moderna. É um material que nos confere grande confiança a vários níveis, estrutural e formal, transmitindo uma enorme sensação de robustez; e que certamente nos acompanhará em futuros projetos desenvolvidos pelo ateliê”, garante o arquiteto.

Disponíveis numa vasta gama de cores e acabamentos, que podem ser personalizadas, a utilização destes painéis permite literalmente jogar com as cores e texturas do projeto de arquitetura, obtendo revestimentos exteriores com um design único, tornando-se na solução ideal para clientes da área da distribuição, cujas lojas são um prolongamento da sua imagem de marca.

De fácil instalação, por serem fornecidos em formato cortado à medida, os painéis Steni são montados num sistema de fachada ventilada, podendo ser colados ou aplicados por fixação mecânica, o que permite que possam ser instalados em qualquer altura do ano, independentemente das condições meteorológicas, o que foi bastante vantajoso num clima insular como o dos Açores.

Além disto, o facto de os painéis terem sido fornecidos com corte à medida e já com os furos para a colocação dos fixadores mecânicos, foi uma vantagem bastante reconhecida pelo promotor, uma vez que não só permitiu uma redução do custo de mão-de-obra como do tempo de instalação, garantindo a máxima perfeição do resultado final”, explica Mário Neves, Account Manager da Steni Portugal, que representa oficialmente a marca Steni a nível nacional.

A cargo da Acrobatik Desafio e executado por uma equipa de aplicadores certificados pela Steni e pela Allface, a instalação dos painéis Steni no renovado Pingo Doce de Vila Franca do Campo foi feita a um ritmo de 150 m² por dia.

“O facto de a utilização da Steni permitir imprimir um ritmo de instalação tão acelerado torna-se especialmente valorizada em projetos nos segmentos comercial e de hotelaria que, como sabemos, são muito exigentes quanto aos prazos de execução, pois cada a dia a mais que se passar em obra é faturação que se está a perder”, comenta o responsável.

Imagen

Extraordinariamente resistentes à temperatura e aos climas mais exigentes, os painéis para fachadas ventiladas Steni são 100% resistentes à humidade, podendo até permanecer submersos na água. A facilidade de manutenção é outra das vantagens da dos painéis Steni, que podem ser limpos com a maioria dos agentes de limpeza.

A Steni é uma marca global de painéis de fachada em compósito de pedra reforçado com fibra de vidro, de origem norueguesa e presente em vários mercados. Desde a sua recente entrada no mercado da construção nacional, a marca soma 4.500 m² de painéis Steni aplicados em Portugal, contando atualmente em carteira com vários projetos públicos e privados em curso ou prescritos para execução nos próximos meses e que projetam valores que podem duplicar os já atingidos no arranque da operação.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial