Dois projetos portugueses distinguidos em Paris
Projeto ‘Edifício Industrial’ e ‘Casa Beira Mar’ reconhecidos nos World Architecture Award 2022
A 2º Edição dos World Architecture Award 2022 decorreu no passado dia 4 de outubro, em Paris, e das nove categorias existentes, o projeto ‘Edifício Industrial’, projetado em Santo Tirso pela Multiprojectus, arrecadou o 1º prémio na ‘Category Working’, enquanto que, o projeto ‘Casa Beira Mar’, em Aveiro, a menção honrosa na categoria ‘Special Mention – Restoring Residential’.
Industrial Facility, Santo Tirso, Portugal.
Os WATA são um concurso bienal dedicado a arquitetos que premeia os melhores projetos recentes em termos de qualidade arquitetónica em que são utilizados produtos de caixilharia TECHNAL.
Na 2º Edição do WATA foram distinguidos 17 projetos internacionais, selecionados por um júri internacional composto por sete elementos, de renome mundial: Brian Kleiver (SOM – Skidmore, Owings & Merrill, Dubai), Lucía Ferrater (OAB, Barcelona), Vasco Leónidas (NLA Arquitetos, Lisboa), Sylvie Bruyninckx, (VIVA ARCHITECTURE, Belgica), Moheb Marcos (ECG, Egipto), Afsar Mirza, (GENSLER, Reino Unido) e Patrick MITON (SOHO ATLAS IN FINE, França).
Arquitetos de todo o mundo e especialistas da indústria da construção participaram neste evento e presenciaram a distinção dos dois projetos portugueses:
Categoria 'Working'
Vencedor
Industrial Facility, Santo Tirso, Portugal
Multiprojectus
O edifício, que alberga a produção de componentes aeronáuticos, é composto por dois volumes aparentemente autónomos, da mesma altura. O primeiro é uma grande nave industrial, enquanto no segundo volume, de três andares, encontra-se a área social e administrativa. O exterior da elevação principal é constituído por um painel de betão pré-fabricado que se adapta e homogeneíza o conjunto. Uma série de lâminas formalmente ordenadas proporcionam firmeza ao projeto. Este dinamismo é quebrado pelo jogo de espaços cheios e vazios, criando uma enorme flexibilidade e variedade de luzes que entram no edifício. O muro cortina de alumínio ajuda a formalizar o ritmo reticular da fachada. Já no interior, destaca-se o hall projetado em três alturas com uma escada suspensa que liga os diferentes pisos e explora a harmonia entre o ritmo, a luz e o jogo de escalas dentro do espaço.
Categoria 'Restoring Residential'
Menção Honrosa
Beira Mar, Aveiro, Portugal
Paulo Martins Arquitectura – Design
A reforma desta casa única, localizada num terreno de 30 metros de comprimento por 2,5 metros de largura, é formalmente desenvolvido ao longo de um “corredor” habitável projetado com materiais contidos, comocimento e placas de gesso. O caminho da entrada para o pátio exterior atravessa diferentes ambientes: de um interior escuro e intimista a um exterior completamente branco que inunda a casa de luz natural, ora intensa, ora difusa. Todas as funções sociais foram localizadas no piso térreo, enquanto o piso superior foi reservado para dois quartos e um solário, presidido por uma fachada verde para garantir a máxima privacidade. O sistema de correr LUMEAL permite fundir o espaço interior com o exterior, aproveitando ao máximo o espaço envidraçado. Uma casa pensada para viver com total privacidade e na frescura do exterior, em harmonia com o passado e com profundo respeito pelo futuro.
Projeto ‘Casa Beira Mar’.