A Plataforma Tecnológica Portuguesa da Construção (PTPC/Cluster AEC) apresentou u documento, o um Plano de Ação para a Qualificação das PME do Setor Arquitetura, Engenharia e Construção da Região Norte. O objetivo é o de alcançar uma economia neutra em carbono. Para tal o documento presenta 11 ações prioritárias e necessárias de capacitação das PMEs do setor para o desenvolvimento de novos produtos e serviços com vista à sua transição para uma Economia Circular e neutra em carbono.
Perante a questão ‘Quais os principais passos a dar para um futuro mais sustentável na construção?’ José Mendes, presidente executivo da Fundação Mestre CASAIS e professor catedrático na Universidade do Minho respondeu: “Evitar, prolongar e minimizar são as palavras e ordem. Evitar a construção, ou seja, construir menos, procurando utilizar o espaço total dos edifícios. Prolongar, é o princípio da economia circular. Fazer com que os ativos estejam mais tempo na economia, prolongando a vida dos edifícios, dando resposta à procura. Fazer o design para a longevidade, adaptabilidade e para a desmontagem e eventual reconstrução. E, por fim, minimizar. Minimizar não é reduzir, é minimizar, mesmo. Levar ao mínimo a utilização de materiais e de componentes tóxicos e com elevada intensidade carbónica. Minimizar até onde vai o conhecimento científico, porque senão estaremos apenas a fazer greenwashing”.
Todos os resultados produzidos no âmbito do projeto PAQGreen, nomeadamente o Plano de Ação podem ser consultados no website www.paqgreen.pt.
O projeto PAQGreen é financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte - Norte 2020, pelo Portugal 2020 e pelo FEDER - Fundo Europeu do Desenvolvimento Regional.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício