A Blocotelha celebrou um contrato com a agência metropolitana de resíduos domésticos da região da Ilha de França (Syctom), para a construção e implementação das estruturas metálicas na nova Unidade de Valorização Energética (UVE) para resíduos de Ivry/Paris.
Construído em 1969 e modernizado em 1995 e 2005, o centro de incineração em Ivry/Paris XIII é o maior incinerador da Europa. Aproximando-se do seu fim de vida útil, de cerca de 40 anos, foi no final de 2018 que se iniciou a construção da nova Unidade de Valorização Energética (UVE) de resíduos domésticos, que virá a substituir o atual centro de incineração de Ivry/Paris XIII.
A nova UVE, que entrará em funcionamento em 2024, irá tratar uma quantidade anual de 350 mil toneladas de resíduos domésticos por incineração e irá trazer um melhor valor ambiental a todos os níveis: odores controlados, ruído reduzido, emissões atmosféricas reduzidas, neutralização reforçada de poluentes, tráfego reduzido, entre outros fatores.
“Este projeto envolveu a montagem de diferentes tipos de revestimentos em simultâneo (aço, alumínio e vidro), com elevados padrões de qualidade e resistência, e ainda a montagem de estruturas tridimensionais com comprimentos e pesos consideráveis, que por si têm um grau de rigor elevado e bastante desafiante. Adicionalmente, o projeto colocava à prova a nossa capacidade de gestão e planeamento de obra, que tinha de decorrer sem afetar o normal funcionamento da atual unidade, que necessitava de continuar a assegurar o serviço público de tratamento dos resíduos domésticos de Paris”, explicou Erico Ferraria, Chief Commercial Officer na Blocotelha.
"A resposta a este desafio passou pela presença, nas diferentes fases do projeto, de uma equipa de profissionais altamente qualificados, que são mobilizados para as unidades de construção no estrangeiro, tendo como função supervisionar o projeto e garantir que a obra decorre segundo os requisitos”.
Blocotelha
Com sede em Porto de Mós, Leiria, e com mais de 40 anos de atuação no mercado e um crescimento internacional representativo na última década, a Blocotelha tem atualmente 3 fábricas em Portugal, 1 em Marrocos e sucursais no Reino Unido, França e Argélia.
A empresa desenvolve projetos em vários países, nomeadamente em França, onde foi responsável por supervisionar as estruturas metálicas utilizadas pela EDF (a maior companhia de eletricidade francesa), em 27 projetos de energia nuclear. Terminal Sul do Aeroporto de Orly, Aeroporto Internacional de Ivato – Madagáscar, Centro de Exposições La Coruña, Arena Futuroscope, uma inovadora instalação de recuperação de energia em Dunbar, na Escócia, e outros projetos entram no portefólio da Blocotelha a nível internacional.
A nível nacional, executou empreitadas relevantes, nomeadamente a construção metálica e revestimento das coberturas do Terminal Norte do Aeroporto de Lisboa e Terminal de carga, além do Autódromo Internacional do Algarve, Santuário de Fátima, Parque tecnológico Obitec, Unidade Industrial da Sakthi Portugal, assim como a da Embraer. Atualmente, encontra-se com vários projetos em curso, com destaque para o Aeroporto de Faro.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício