Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Os participantes terão oportunidade de conhecer as 30 medidas do PACCO

Sustentabilidade do ambiente construído: quais os desafios da twin transition?

13/03/2023

Realiza-se no próximo dia 22 de março, às 18h00, na sede da Ordem dos Engenheiros Região Norte (OERN), a sessão técnica “Sustentabilidade do ambiente construído: desafios da twin transition”, organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Norte, no âmbito do ciclo “Engenheiros Civis + Digitais”, com a participação do BUILT CoLAB.

Imagen

A indústria da construção tem um reconhecido impacto significativo no meio ambiente, o que tem levado a que se lhe exija uma maior responsabilidade em termos da sua organização e processos. Esta quarta sessão técnica do ciclo “Engenheiros Civis + Digitais” organizada pelo Colégio de Engenharia Civil – Nortetécnica irá explorar os conceitos associados a uma Economia Circular (EC), o contexto regulamentar (nacional e europeu) e o papel relevante da digitalização como facilitador da transição.

Será possível compreender os princípios da EC e como estes deverão ser integrados ao longo do ciclo de vida das construções (conceção, construção, operação e fim de vida) pelos diferentes intervenientes ao longo da cadeia de valor.

Além da abordagem à EC, esta sessão irá introduzir o conceito de dupla transição (ecológica e digital) indo ao encontro de um setor menos intensivo em carbono e materiais naturais e reduzindo a geração de resíduos. Serão apresentados os desafios e oportunidades que o setor irá enfrentar nesta dupla transição pretendendo alavancar a sua produtividade. A estratégia para uma construção mais circular foi recentemente apresentada no Plano de Ação para a Circularidade na Construção (PACCO) através de um conjunto de 30 medidas.

Os participantes terão oportunidade de conhecer o PACCO, bem como participar na discussão de ideias e no networking com outros atores do setor. Pretende-se que adquiram uma nova visão de como poderão efetuar um contributo significativo para tornar a indústria da construção (e toda a cadeia de valor) mais responsável e sustentável.

Programa

18h00 – Acolhimento

18h10 – João Poças Martins, BUILT CoLAB/FEUP

18h15 – Marco Pedroso, BUILT CoLAB

18h35 – Vanessa Tavares, BUILT CoLAB

19h00 – Mesa-redonda – Campos e Matos (UM/OERN), Paula Santos (AO), Luísa Magalhães (SmartWaste) e José Carlos Lino (BuildingSmart Portugal)

20h00 – Fim

A sessão é exclusiva para membros da Ordem dos Engenheiros.

A informação completa e link para inscrições aqui.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial