AGC Flat Glass Ibérica, S.A.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

APEGAC cria Prémio Condomínio Verde

Alexandra Costa30/03/2023
Iniciativa pretende sensibilizar as pessoas para a necessidade de investir na manutenção dos edifícios, tendo em vista o seu ganho energético, qualidade de vida e redução de custos.
Imagen

Foi ontem apresentada, durante a X Semana da Reabilitação Urbana – evento que decorre até amanhã na LX Factory, em Lisboa – a mais recente iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC): o Prémio Condomínio Verde.

Vítor Amaral, presidente da associação, começou por lembrar que, em Portugal, existem mais de 600 mil edifícios em propriedade horizontal, sendo que a sua maioria foram construídos nas décadas 70 a 90. Segundo o executivo, trata-se de edifícios sem qualquer preocupação de redução de impacto no meio ambiente. É certo, acrescenta, que há 20 anos não existia a preocupação que há hoje com o meio ambiente, com a redução dos consumos de energia, com a pegada ecológica ou mesmo com a aplicação de materiais e equipamentos que contribuam para a redução do impacto carbónico.

Este é o cenário real do edificado português. E que leva a APEGAC a considerar que os edifícios mais antigos não estão preparados para proporcionar melhor qualidade de vida aos seus condóminos. E por várias razões, nomeadamente em termos de qualidade térmica, inexistência de qualidade acústica e ainda uma total ausência de materiais de construção ecologicamente limpos.

No entanto, esta é uma situação que pode ser alterada. E é aí que entra o Prémio Condomínio Verde. Pretende-se “sensibilizar a população – diga-se os condóminos – para a necessidade de investir na manutenção dos edifícios, tendo em vista o seu ganho energético, qualidade de vida e redução de custos”.

Na primeira edição, e tendo em conta, como referiu Vítor Amaral, que o prémio é anunciado já com o ano em andamento, excecionalmente incluirá candidaturas de projetos de 2022 e 2023. A partir daí, a ideia é que o prémio apenas aborde projetos do ano anterior.

Há uma outra particularidade. O prémio não inclui nenhum valor monetário e só será atribuído com a implementação do projeto. Ou seja, é possível candidatar-se um projeto que ainda não foi implementado. No entanto, se por algum motivo, este não for implementado o Prémio não será concedido (ou será retirado). Na prática significa que o prémio irá distinguir o condomínio que realize a melhor ação ou projeto de interesse e valorização nas áreas de gestão ambiental.

No futuro a ideia é criar um ranking nacional de condomínios verdes.

As candidaturas podem ser apresentadas até dezembro deste ano, estando a entrega do Prémio prevista para março de 2024.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/03/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    20/03/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial