Elementos de proteção solar
Stephanie Priou
Manager EWFA (European Window Film Association)
Carlos Miguel
General Director Impersol
15/06/2023O Sol produz uma grande quantidade de energia radiante, que é transmitida à Terra sob forma de luz. Enquanto o olho humano consegue ver as radiações de luz visível, o mesmo não acontece quando se fala de radiações, embora o seu efeito possa ser desastroso para os corpos humanos, edifícios ou objetos.
Em média, os europeus passam mais de 90% do seu tempo em espaços interiores, pelo que é importante oferecer-lhes uma elevada proteção e qualidade de vida nas suas casas ou escritórios, nomeadamente a nível do conforto térmico e visual, evitar o encandeamento ou proteger os objetos circundantes da deterioração (desbotamento/descoloração, secagem).
Enquanto as paredes e os tetos absorvem a energia solar, as janelas deixam entrar a luz natural e todas as radiações indesejáveis, sem discriminação. É por isso que os sistemas tecnológicos, como as películas de controlo solar para janelas (ou espectralmente seletivas), podem contribuir para um maior conforto interior dos ocupantes, mantendo um elevado nível de luminosidade e ajudando a arrefecer a atmosfera, mas impedindo as radiações nefastas.
Graças ao seu complexo processo de laminagem e revestimento, as películas para janelas de controlo solar podem rejeitar até 99% das radiações UV provenientes do exterior, transmitindo simultaneamente mais de 70% da luminosidade. Também apoiam os esforços de arrefecimento de interiores, uma vez que se estima que cerca de 40% da carga acumulada nas unidades de ar condicionado provém do facto de contrariar o ganho de calor do sol que brilha através da janela*.