Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

A inovação e a garantia de qualidade de dispositivos de sombreamento exigem testes

António Vieira
Responsável pela Secção de Caixilharias e Revestimentos Exteriores do Itecons

31/05/2023
Na era moderna, a preocupação com a eficiência energética e a sustentabilidade tem impulsionado o desenvolvimento de tecnologias e soluções inovadoras. Entre essas soluções, os dispositivos de sombreamento têm ganho destaque, sendo utilizados tanto em edifícios residenciais, como de serviços. A sua escolha deve ser feita de forma ponderada, com uma caracterização técnica detalhada do produto.

Os dispositivos de sombreamento são elementos que se deviam considerar (praticamente) imprescindíveis. Como a sua eficácia é melhor quando são aplicados no exterior, a opção por estes traz um conjunto de preocupações adicionais. Deste modo, para garantir que esses dispositivos desempenham a sua função de forma eficaz, é fundamental realizar uma caracterização técnica adequada.

Antes de discutir a importância da caracterização técnica dos dispositivos de sombreamento, é importante entender os dois principais benefícios que estes oferecem: eficiência energética e conforto dos utilizadores.

A eficiência energética é um fator crucial na busca por edifícios sustentáveis. Os dispositivos de sombreamento têm o potencial de controlar os ganhos solares, diminuindo assim a necessidade de climatização do ambiente interior, como o uso de ar condicionado. Isso resulta numa redução significativa no consumo de energia e nas emissões de gases de efeito estufa.

Adicionalmente, os dispositivos de sombreamento também desempenham um papel importante no conforto dos utilizadores. Estes podem controlar a entrada de luz natural, minimizando o risco de encadeamento e o brilho excessivo, criando um ambiente mais agradável para os ocupantes. Além disso, estes dispositivos ajudam a reduzir a variação térmica dos espaços interiores, garantindo uma temperatura mais estável e confortável ao longo do dia.

Ilustração de dispositivos de sombreamento
Ilustração de dispositivos de sombreamento

Note-se que, à semelhança do que se verifica com as janelas, o processo de marcação CE de dispositivos de sombreamento é obrigatório, permitindo assim aos fabricantes evidenciar que os seus produtos cumprem a legislação comunitária de harmonização, podendo desta forma circular livremente no Mercado Interno da União Europeia.

A título de exemplo, identificam se as normas europeias harmonizadas EN 13561 e EN 13659 relativas a persianas exteriores e portadas, respetivamente. Destaca-se que a marcação CE destes produtos é obrigatória desde 2006. A plataforma ACCEPT CE MARKING, desenvolvida pelo Itecons e disponível em www.accept.uc.pt, reúne informação útil sobre o processo de marcação CE e informação sobre os produtos que já têm marcação CE e estão disponíveis no mercado.

Caracterização técnica de dispositivos de sombreamento

Este é um processo que envolve a análise e medição de diversos parâmetros relacionados com o seu desempenho. O Itecons, enquanto laboratório de ensaio de materiais e produtos de construção, apesar de ensaiar janelas no seu dia a dia, partilha que as solicitações para levar a cabo ensaios a dispositivos de sombreamento são reduzidas.

As razões para tal suceder prendem se com uma menor pressão sobre os fabricantes para apresentar informação técnica resultante de ensaios em entidades idóneas, e pelo facto de termos produtos importados que podem ter sido caraterizados fora do país. A verdade é que o Itecons reconhece que os ensaios previstos para estes produtos são uma mais valia para se garantir a qualidade, adequação ao uso e durabilidade do produto.

A importância da caracterização técnica dos dispositivos de sombreamento pode resumir-se nos seguintes pontos:

• Seleção adequada dos dispositivos: A caracterização técnica permite avaliar o desempenho real dos dispositivos de sombreamento antes da sua instalação em obra, permitindo assim uma seleção consciente do dispositivo mais adequado para atender às necessidades específicas de um determinado ambiente, considerando fatores como a localização geográfica, orientação do edifício e requisitos de eficiência energética;

• Estimativa precisa dos benefícios: Através da caracterização técnica é possível estimar, de forma mais precisa, os benefícios proporcionados pelos dispositivos de sombreamento, como a redução dos ganhos solares e consequente economia de energia e a melhoria do conforto térmico e visual dos ocupantes. Estes dados técnicos são fundamentais para a tomada de decisões e para justificar o investimento em tais soluções;

• Garantia de desempenho: A caracterização técnica de dispositivos de sombreamento aliada a um controlo de produção em fábrica adequado permite ao fabricante garantir a exatidão e fiabilidade da declaração de desempenho.

De todas as características de desempenho dos dispositivos de sombreamento que podem ser avaliadas em contexto laboratorial destacam-se a resistência ao vento, forças de manobra, resistência mecânica (ciclos de abertura e fecho repetidos), resistência à intrusão, resistência ao impacto, resistência térmica adicional, transmissão total de energia solar e a transmissão luminosa. Adicionalmente, considera-se relevante a avaliação da capacidade dos materiais constituintes destes dispositivos de resistirem às cada vez mais agressivas condições ambientais, através de ensaios de determinação da variação de cor, resistência à corrosão, estabilidade dimensional, entre outros.
A transmissão total de energia solar através do dispositivo de sombreamento influencia diretamente o fator solar do vão envidraçado. Quanto menor for a transmissão total de energia através do dispositivo, menor será o fator solar do vão envidraçado e maior será a capacidade de sombreamento do dispositivo. Este parâmetro é crucial no controlo de ganhos solares, contribuindo para a redução do consumo de energia com ar condicionado e para o aumento do conforto térmico dos utilizadores na medida em que diminui o risco de sobreaquecimento. Os projetistas de térmica continuam a utilizar os fatores solares tabelados por defeito para os diferentes tipos de dispositivos de sombreamento. Isso é revelador em como o mercado deste tipo de produto ainda pode evoluir muito. Uma maior caraterização de produtos por parte dos fabricantes é tipicamente um sinal de diferenciação positiva em relação à concorrência.
Ilustração de dispositivos de sombreamento
Ilustração de dispositivos de sombreamento

Transmissão luminosa

Outra característica importante é a transmissão luminosa. Dispositivos de sombreamento que possuem uma transmissão luminosa elevada permitem a entrada de luz natural nos edifícios, o que é benéfico para a saúde e o bem-estar dos usuários. Além disso, a luz natural pode reduzir a necessidade de iluminação artificial, contribuindo para a eficiência energética do edifício. Por outro lado, dispositivos de sombreamento com uma transmissão luminosa reduzida poderão ser adequados para ambientes onde se pretenda minimizar o risco de encadeamento e brilho excessivo.
A instalação de um dispositivo de sombreamento na posição estendido e fechado em frente a um vão envidraçado produz ainda uma resistência térmica adicional resultante não só da camada de ar existente entre o dispositivo e o vão como também do próprio dispositivo. Nesse sentido, a capacidade de isolamento térmico é outra característica importante a ser considerada na escolha de dispositivos de sombreamento. Dispositivos que oferecem uma resistência térmica adicional elevada ajudam a manter a temperatura interior do edifício estável, reduzindo as necessidades de climatização dos espaços.
Por fim, e não menos importante, devemos dar o devido destaque à resistência ao vento dos dispositivos de sombreamento. Esta é caracterizada pela sua capacidade de suportar cargas específicas que simulam a ação do vento em pressão positiva ou negativa. Em pisos superiores, onde as ações de vento são mais severas, deverá ter-se especial atenção às pressões de vento que o dispositivo de sombreamento consegue suportar. No caso de dispositivos retráteis, o fabricante deve definir uma velocidade máxima de vento acima da qual o dispositivo deve ser retraído.
Ilustração da deformação sofrida por um estore durante o ensaio de resistência ao vento
Ilustração da deformação sofrida por um estore durante o ensaio de resistência ao vento
Para concluir, a escolha do dispositivo de sombreamento adequado para cada utilização específica é fundamental para garantir conforto térmico e eficiência energética. Para que tal escolha seja feita de forma ponderada, é crucial ter à disposição uma caracterização técnica detalhada do produto. A utilização de dispositivos de sombreamento inadequados pode resultar em sobreaquecimento ou falta de iluminação natural, prejudicando a qualidade ambiental dos espaços e aumentando os custos energéticos.

Além disso, a caracterização técnica de dispositivos de sombreamento é importante para garantir a segurança dos usuários. Dispositivos mal projetados ou instalados podem representar riscos à integridade física das pessoas, como a queda de objetos ou a quebra de vidros.

Face ao exposto é essencial que arquitetos, engenheiros e demais profissionais envolvidos no projeto de edificações considerem a caracterização técnica de dispositivos de sombreamento como uma etapa fundamental no processo de projeto e implantação de soluções eficientes de sombreamento.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    03/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial