Os pavilhões industriais têm exigências diferentes, mas a maior parte caracteriza-se por um denominador comum. As portas automáticas satisfazem plenamente os requisitos de acesso a partir de três perspetivas: segurança, setorização e um elevado grau de resistência e durabilidade. A Associação Empresarial de Portas Manuais e Automáticas (Aepa), analisa estes aspetos para tomar a melhor decisão.
A escolha correta da porta industrial irá determinar a sua vida útil mais longa ou mais curta.
As empresas do setor industrial dão prioridade à segurança. Esta lógica vai ao encontro das últimas regulamentações sobre acionamentos de portas, que visam garantir a segurança das pessoas. Embora o sector esteja preso no dilema do prisioneiro, está a avançar progressivamente.
Neste sentido, um dos acessos preferidos no sector é a porta seccionada. A sua abertura e fecho verticais poupam uma quantidade significativa de espaço interior útil. Além disso, está equipada com sistemas de segurança certificados para impedir qualquer roubo. Estas são as duas principais razões pelas quais as empresas apostam no modelo seccionado.
Outra das chaves para a escolha de portas automáticas para um edifício industrial é uma setorização eficaz. É fundamental separar as zonas industriais de grande tráfego e as zonas com diferentes fluxos de produção. Além disso, dispor de espaços devidamente isolados e protegidos do exterior é ainda mais essencial em casos como o da indústria agroalimentar ou farmacêutica, por exemplo.
Vale a pena destacar dois ramos que também se enquadram no contexto da sectorização. Por um lado, uma das principais preocupações em certos edifícios industriais é a propagação do fogo. Por conseguinte, recomenda-se que se recorra a portas de batente, de guilhotina ou de correr com um desempenho corta-fogo correto. De facto, a AEPA realizou um estudo de mercado sobre portas corta-fogo de correr:
60 minutos, o desempenho mais exigido nas portas corta-fogo de correr.
O segundo fator relacionado com o isolamento é a poupança de energia e de custos das portas automáticas.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício