Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJE
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Nada é permanente, exceto a mudança!*

João Ferreira Gomes, Presidente da ANFAJE14/07/2023
Imagen

Atualmente, perante a ambição de tornar a Europa no primeiro continente neutro em carbono até 2050 e a consciencialização de que todos temos de agir para combater as alterações climáticas e deixar um “planeta melhor e mais verde” para as gerações futuras, o tema da sustentabilidade é muito importante e coloca novos desafios ao setor das janelas, portas e fachadas eficientes. Neste quadro, continuamos a debater-nos com os impactos de decisões pouco ponderadas, tomadas no passado, as quais continuam a ter um forte impacto no uso de recursos. Por isso, é urgente otimizar os produtos, analisar o seu ciclo de vida e a sua sustentabilidade, salvaguardando o conforto e o bem-estar do planeta.

No setor das janelas, portas e fachadas eficientes, a sustentabilidade está relacionada com a utilização de materiais e modos de produção que tenham baixo impacto ambiental e que contribuam para a preservação dos recursos naturais. Isso inclui o uso de materiais com componentes recicladas e que sejam recicláveis, a redução do consumo de energia no processo de fabricação e o uso de tecnologias que contribuam para a diminuição das emissões de CO2. Além disso, as janelas, portas e fachadas sustentáveis devem ser projetadas para maximizar a eficiência energética do edifício e contribuir decisivamente para a redução do consumo de energia no aquecimento e arrefecimento dos edifícios.

O setor está, assim, a ser desafiado a oferecer produtos cada vez mais eficientes, inteligentes e sustentáveis. Neste âmbito, o setor já tem vindo a registar um permanente avanço tecnológico e inovação ao nível dos produtos, sendo de destacar o desenvolvimento e lançamento de novos perfis de caixilharia (nos mais diversos materiais: aço, ferro, alumínio, madeira e PVC), novas soluções e caraterísticas para os vidros, novos tipos e soluções de ferragem, de dispositivos de ventilação, de elementos de sombreamento, bem como de soluções de domótica. Produtos que respondem, cada vez mais e melhor, a múltiplos requisitos técnico-funcionais, atestados em certificações de sustentabilidade e normas de produto (nacionais e europeias) mais exigentes e detalhadas, as quais permitem elevar os padrões da Qualidade na produção, na instalação e no após-venda.

Algumas técnicas de produção de janelas sustentáveis incluem crescentemente o uso de materiais mais ecológicos, renováveis e reciclados. Estes ajudam a reduzir o impacto ambiental, enquanto permitem o aumento da eficiência energética dos edifícios. O uso de soluções de vidros duplos e triplos, dotados de elevado desempenho ao nível energético, permitem melhorar ainda mais a eficiência energética das janelas, contribuindo para que estas obtenham as classes de desempenho energético mais elevadas (classe A+).

Perante estes desafios, é fundamental que as empresas do setor incorporarem, cada vez mais nos seus produtos, as Declarações Ambientais de Produto (DAP). Um documento que identifica os impactos ambientais e fornece informações, com base na análise do ciclo de vida e requisitos da Economia Circular. No caso das janelas, uma DAP deve ter em conta os seus componentes e materiais, as informações sobre a sua produção, sobre a instalação em obra e o processo de fim de vida (reciclabilidade dos materiais) e o cálculo do ciclo de vida.

A ANFAJE está comprometida com todos os temas relacionados com a sustentabilidade. Por esse motivo, é motivo de satisfação que a maioria das empresas do setor começam a ter mais consciência sobre a sustentabilidade dos seus produtos, adotando estratégias e certificações que obrigam à aquisição de matérias-primas com certificações ambientais, a ciclos fechados de material e reciclagem e a processos produtivos que têm menores consumos energéticos.

O setor das janelas, portas e fachadas está preparado fornecer e instalar produtos cada vez mais sustentáveis. Parafraseando o filósofo grego Heraclito, "nada é permanente exceto a mudança". As empresas têm, assim, de continuar a estar cada vez mais preparadas para aceitar e fazer a mudança que pretendemos para a inovação do setor e para o futuro das próximas gerações. Como sempre, podem continuar com a ANFAJE para acompanhar as mudanças necessárias.

*Heraclito de Éfeso, aproximadamente 500 a.C. - 450 a.C., foi um filósofo pré-socrático considerado o ‘Pai da dialética’.

REVISTAS

Siga-nosAssociação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJE

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    15/05/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    08/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial