Sergio González
Diretor de vendas para Espanha e Portugal da Roto Frank
Entre os benefícios da construção industrializada encontram-se a redução dos prazos de execução da obra, a melhoria da qualidade dos acabamentos, a redução dos custos e a diminuição do impacto ambiental da construção.
Naquilo que à Roto Frank diz respeito, ferragens para sistemas de alumínio, PVC e madeira, já há muitos anos que somos parceiros de numerosas fábricas de janelas onde a automatização e a produção em série é o seu dia a dia. Na sua maioria trata-se de fábricas de PVC, mas de há uns anos a esta parte, cada vez mais fábricas de janelas de alumínio se juntaram a esta industrialização, graças ao desenvolvimento de novos sistemas com juntas pré- montadas (como no caso do PVC) e, sobretudo, ao aparecimento de sistemas de calha de 16 mm, sendo possível automatizar praticamente todo o processo de fabrico, tal como se faz nas fábricas de janelas de PVC.
Não obstante, também existem alguns desafios que a construção industrializada em Espanha enfrenta, como a necessidade de formação e capacitação na utilização destas técnicas, a falta de padrões e normas específicas para a construção industrializada e a resistência à mudança por parte de alguns intervenientes do setor. No entanto, esta falta de padrões, por exemplo, quanto à uniformização das medidas das janelas também protegeu o nosso setor quanto à interferência de fabricantes de países terceiros. Esta falta de uniformidade fez com que as grandes fábricas em Espanha se tenham podido especializar, tanto em obra nova de grandes volumes, como em pequenas obras mais singulares, abrangendo um amplo campo do nosso setor na construção.
Assim, embora a construção industrializada em Espanha esteja ainda em processo de consolidação, espera-se que a utilização da mesma continue a crescer no futuro devido às vantagens que oferece em termos de eficiência, sustentabilidade e custos.
Aprofundando o que foi descrito até agora, as novas fábricas de janelas de alumínio com calha de 16 mm poderão ser definidas como casos de sucesso, devido à inovação que representaram para o setor. Estas fábricas estão a permitir a criação de projetos de obra nova de grande volume, como é o caso do Hospital Universitário 12 de outubro, em Madrid, obra na qual participa a Tvitec.
Para esta obra, optou-se por uma solução em ferragem oculta Designo, combinada com abertura lógica, imprescindível em edifícios públicos. Este sistema permite ventilar em posição oscilante e evita que alguém possa abrir a janela e precipitar-se no vazio.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício