Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Comissão Europeia prevê crescimento de 2,1% do investimento em construção

06/06/2023

As previsões de primavera da Comissão Europeia perspetivam um crescimento do investimento em construção de 2,1%, em 2023, acelerando para 2,8% em 2024, de acordo com dados divulgados pela AICCOPN.

Imagen
Ainda assim, as Contas Nacionais Trimestrais divulgadas pelo INE referentes ao 1º trimestre do ano revelam um fraco arranque dos indicadores referentes ao Setor da Construção e do Imobiliário, apurando-se um decréscimo, em termos homólogos, de 6,5% do Investimento em Construção e de 3,7% do VAB do Setor.

No mercado imobiliário, o número de fogos em construções novas licenciados pelas Câmaras Municipais nos primeiros três meses de 2023 totalizou 8.742, o que corresponde a um aumento de 7,1%, face aos 8.175 alojamentos licenciados no mesmo período do ano anterior.

Este aumento do número de fogos licenciados em construções novas revela uma maior aposta dos investidores pela construção de edifícios multifamiliares, uma vez que o número de licenças para construção de edifícios de habitação nova regista uma quebra de 13%, neste período.

Quanto ao montante dos novos empréstimos concedidos pelas instituições financeiras a particulares para aquisição de habitação, regista-se um aumento de 9% em termos homólogos, até março, totalizando 4.531 milhões de euros.

Até ao final do mês de abril de 2023, o consumo de cimento no mercado nacional totalizou 1.246 milhares de toneladas, o que traduz uma redução de 4,1%, face ao mesmo período de 2022.

No segmento da engenharia civil, nos primeiros quatro meses de 2023 observa-se uma evolução favorável nos principais indicadores. O volume total de concursos de empreitadas de obras públicas promovidos registou uma variação de 43,6%, em termos homólogos.

Quanto ao volume total dos contratos de empreitadas de obras públicas celebrados neste período e objeto de reporte no Portal Base até ao passado dia 15 de maio, verifica-se um acréscimo de 54,7%, em termos de variação homologa temporalmente comparável.

REVISTAS

Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)A-OK Motors®Siga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial