Após a construção da sua segunda unidade fabril em Portugal, em 2016, a WEG volta a confiar à Garcia Garcia a sua expansão, com o projeto e construção de uma nova unidade de expansão com a qual a multinacional investe no aumento da sua capacidade produtiva e modernização das operações em Portugal.
A Garcia Garcia, construtora especializada no design and build de edifícios industriais e logísticos, assegura no Parque Empresarial da Ermida, em Santo Tirso, a ampliação da segunda unidade fabril em Portugal da multinacional brasileira WEG, de cuja construção a Garcia tinha sido responsável em 2016. Este projeto irá contribuir para aumentar a capacidade de produção de um dos líderes mundiais no fabrico e comercialização de motores elétricos, com a nova unidade industrial a nascer ao lado da existente, agregando uma área de 26.600 m2, ficando a WEG a dispor de uma área total de cerca de 45.000 m2.
“O nosso investimento na ampliação do Parque Empresarial da Ermida, que construímos e exploramos, ajuda à implementação deste tipo de projetos, em função da disponibilização de terrenos para utilização industrial, devidamente infraestruturados”, refere Miguel Garcia, administrador da construtora.
Atualmente um dos top três players mundiais na área da fabricação e comercialização de motores elétricos e outros componentes, a WEG estabeleceu-se em Portugal em 2002, na Maia. A multinacional prepara-se agora para reforçar a sua presença, entregando à Garcia o projeto e construção da sua nova fábrica de motores, que está a ser construída num terreno adjacente à fábrica que a multinacional já possui no Parque Industrial da Ermida.
A nova unidade implica a deslocalização da unidade da WEG, situada na Maia, para Santo Tirso, com transferência gradual a partir de 2023, ficando todas as atividades da empresa centralizadas no Parque Industrial da Ermida, em Santo Tirso, o que potencia a eficiência das suas operações. O investimento permitirá ainda um aumento estratégico da capacidade produtiva para o mercado europeu e norte de África.
A nova unidade industrial irá contar com uma área de 26.600 m2, ficando a WEG com uma área total de cerca 45.000 m2 no Parque Industrial da Ermida. O projeto está divido em aproximadamente 22.000 m2 de área de produção, 3.200 m2 de área administrativa e 1.400 m2 de bloco social.
O know-how da Garcia Garcia na conceção e execução de edifícios industriais, permitiu-lhe definir soluções que potenciaram a adequabilidade das instalações às elevadas exigências da multinacional brasileira e às especificidades do seu processo produtivo.
Para responder às necessidades da multinacional, um dos desafios assumidos pela construtora, em fase conceptual, foi a maximização da área útil interior e a eliminação de obstáculos físicos estruturais na área de produção. Para o efeito, foi concebida uma malha estrutural alargada, reduzindo o número de pilares no interior da área de produção, favorecendo a liberdade e modularidade na definição e implementação do layout industrial por parte da WEG.
Destacam-se ainda as soluções de isolamento acústico e térmico, desenvolvidas para proporcionar máximo conforto interno e minimizar impactos externos da atividade fabril. Ainda dentro das especificidades da obra, evidencia-se a instalação do laboratório de testes mais avançado da Europa para motores e drives de média e alta voltagem, assim como a construção de uma rede de canais técnicos e maciços de fundação, desenvolvidos de acordo com as especificidades dos equipamentos industriais produtivos únicos da WEG.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício