Há cinco anos, a Unesco decidiu criar o Dia Internacional da Luz, celebrado desde então a cada 16 de maio, para realçar o papel central que esta fonte de energia, uma das mais poderosas do mundo, desempenha em vários aspetos da nossa vida e na nossa saúde e bem-estar, desde que sejam tomadas as devidas precauções.
Trata-se, por isso, de uma data especial, cujo enquadramento não só estimula sinergias positivas entre os líderes do setor tecnológico e científico da luz, como também destaca as soluções que, como as da Guardian Glass (um dos maiores fabricantes mundiais de vidro float e vidro de camada), tornam possível que a luz natural esteja mais presente no dia a dia.
Numerosos estudos científicos atestam os benefícios da luz solar para o sistema imunitário e para a regulação dos ritmos circadianos, indicando ao corpo quando deve aumentar ou diminuir os níveis de melatonina, uma substância que ajuda a conciliar o sono ou a reduzir o stress. Em casa, a luz natural tem um impacto direto no bem-estar físico e mental, melhorando a capacidade de aprendizagem e de concentração.
No entanto, na maior parte das casas, a luz do sol também traz calor, o que nos faz baixar os estores e fechar as cortinas ou persianas, procurando a escuridão para baixar a temperatura interior em alguns graus.
A maior superfície de uma janela é o vidro (80 %), um material que desempenha um papel fundamental na obtenção de conforto em casa. Por ocasião do Dia Internacional da Luz, a Guardian Glass chama a atenção para esta realidade e disponibiliza soluções de vidro com controlo solar que ajudam a melhorar o isolamento térmico da casa no inverno e no verão, ao mesmo tempo que permitem a entrada de luz natural e o usufruto das vistas do exterior.
Para além de ajudar a resolver o problema do sobreaquecimento dos interiores dos edifícios, evitando assim a utilização intensiva de ar condicionado (que aumenta a fatura da luz e tem um impacto negativo na eficiência energética), o vidro de baixa emissividade com controlo solar Guardian Sun minimiza a perda de cor dos móveis e das cortinas devido ao sol.
O Guardian Sun é um vidro que permite a entrada de apenas 43% da radiação solar, permitindo em simultâneo a passagem de 70% da luz natural. É um vidro inteligente de alta tecnologia ao qual se aplica uma camada magnetrónica permanente que lhe proporciona propriedades de isolamento térmico1 e de controlo solar. Tudo isto mantendo também uma bonita aparência neutra.
Com este vidro nas janelas de casa, a eficiência energética das mesmas melhora, permitindo poupar até 38% nos gastos com ar condicionado e até 14%, em média, nas faturas de eletricidade e gás, graças ao perfeito isolamento2 que proporciona. Além disso, ajuda a proteger as cores dos móveis e dos pavimentos, visto que filtra até 80,6 % dos raios UV, que são a causa dos danos sofridos pelos materiais e pelas superfícies.
1. Com um valor U muito baixo de até 1,1 W/(m² · K) a 4/16 Ar/4 para se conseguir um isolamento térmico adequado.
2. Resultados obtidos num estudo realizado pela Tecnalia para uma moradia de 100 m2, em Madrid, com orientação noroeste, construída antes de 2006, onde se substituíram os vidros duplos 4/6/4 com caixilharia de alumínio sem rutura de ponte térmica por vidros duplos Guardian Sun, com rutura de ponte térmica e árgon. Aquecimento e ar condicionado por sistema de bomba de calor.
Mais informações: https://www.guardiansun.es/nuestros-cristales/guardian-sun
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício