Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJE
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
A Passive House já não é futuro, é presente - o que pode esperar da próxima conferência

11ª Conferência Passivhaus Portugal arranca a 24 de outubro

18/10/2023

Com um número record de inscrições e marcas presentes, a 11ª Conferência Passivhaus Portugal promete ser a edição mais completa, dinâmica e transversal de sempre sobre NZEB e Passive House, tanto para quem visita pela primeira vez, como para quem já participou em anos anteriores.

Imagen

“Serão cinquenta empresas na exposição, cinco salas em simultâneo num total de mais quarenta workshops a decorrer, com um espaço exclusivo de apresentação de projetos e duas sessões Blower Door Test. No Grande Auditório vamos ter quatro sessões onde falaremos sobre o novo método de certificação para 2024, o Passive House Center, o currículo Passive House na Universidade de Lancaster, moradias Passive House e projetos não residenciais e municipais”, explica João Marcelino, presidente da Passivhaus Portugal.

A edição deste ano traz novas dinâmicas nos workshops, com as empresas agrupadas de forma 'complementar'. Serão workshops práticos e muito focados na solução. Respondendo aos pedidos do último ano, um novo espaço foi criado para apresentação de projetos Passive House e disponibilizados dois horários para assistir ao Blower Door Test, um workshop sempre muito concorrido.

As sessões do Grande Auditório vão percorrer todo o universo Passive House. Terão como foco o novo método de certificação, que entrará em vigor durante o próximo ano, com o objetivo de tornar o processo de certificação mais simples, mais rápido, mais barato e mais ágil, de modo a reduzir o esforço envolvido neste processo e contribuir para a necessária massificação do padrão e da certificação. Um outro destaque será o Passive House Center, um projeto pioneiro a nível mundial, para formação prática de profissionais do setor, que vem colmatar uma área em que o país está tão deficitário como é o caso da mão de obra especializada. O projeto já teve o seu primeiro workshop, no caso de aplicação de cobertura, e estará concluído ainda este ano.

O ensino e as universidades terão uma sessão dedicada, com um caso prático muito concreto. A professora Ana Rute Costa, diretora da licenciatura em arquitetura da Universidade de Lancaster (Reino Unido), explica como a Passive House é parte integrante do currículo dos estudantes de arquitetura, e como o curso está estruturado para que a ligação entre a academia e o mundo do trabalho seja muito próxima. Complementarmente realiza-se um painel de debate com outros professores de universidades portuguesas, sobre a forma como estas abordagens podem ser aplicadas no ensino em Portugal.

As duas sessões finais têm por foco projetos concretos: a arquiteta e Passive House Designer Tânia Martins, da Homestories, desenvolveu o projeto de reabilitação da casa da atriz Ana Varela, e ambas estarão presentes na apresentação do projeto, num painel que terá ainda espaço de conversa com outros donos de obra e moradores sobre os desafios da obra e a vivência duma Passive House. A última sessão está reservada aos projetos de edifícios não residenciais: a reabilitação de uma residência universitária e a construção de uma esquadra de polícia, em que os donos de obra são municípios, e a construção de um edifício administrativo.

A completar este programa, destaque para a exposição de cinquenta parceiros e a oprtunidade de networking para quem quer projetar ou construir NZEB e Passive House.

“Este foi um ano em que o padrão Passive House deu um novo salto, passando a estar cada vez mais entre o público: clientes que conhecem e exigem o padrão. Tivemos, inclusivé, oportunidade de o comprovar na nossa primeira participação na Tektónica, em maio deste ano, num espaço onde estivemos com vários dos nossos parceiros. Temos também cada vez mais projetos de grande escala e a chegar ao âmbito das entidades públicas. Entretanto, e numa perspetiva internacional, este ano a Escócia tornou o padrão Passive House obrigatório na construção nova. Tudo isto já não são só sinais, são a concretização da tomada de consciência de que o padrão Passive House é o presente e o futuro imediato”, concretiza João Marcelino.

O programa em detalhe está disponível em passivhaus.pt. As últimas vagas gratuitas estão disponíveis aqui.

REVISTAS

Siga-nosAssociação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJE

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    29/05/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    22/05/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial