Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
“Todos os nossos processos de produção são orientados para o aumento da eficiência energética”

Entrevista com Juan Carlos Castaño Pérez, diretor-geral da K-Line para Espanha e Portugal

26/12/2023

Desde 1994, a K-Line produz janelas concebidas para a eficiência energética e o conforto. Além disso, a empresa especializa-se no fabrico de janelas e portas para a construção industrializada. Juan Carlos Castaño, diretor-geral da empresa para o mercado ibérico, dá-nos a sua visão da realidade do fabrico de janelas em Espanha.

Como é que o fabrico de janelas da sua empresa evoluiu nos últimos anos?

Desde o início da K-Line em 1994, a nossa filosofia tem-se centrado na melhoria da eficiência energética, durabilidade e desempenho do produto, bem como na oferta de uma vasta gama de designs personalizados e opções tecnológicas avançadas para satisfazer as exigências do mercado e as necessidades dos clientes.

Esta continua a ser a nossa constante, oferecendo ao mercado produtos com um elevado nível tecnológico, sempre com base no nosso próprio design e fabrico nas nossas fábricas.

Instalações de janelas K-Line

Instalações de janelas K-Line.

No que diz respeito à evolução do produto em si, demos os passos necessários para poder incluir as nossas janelas e portas no ambiente doméstico inteligente, com a criação do sistema K-Line Smart Home, a nossa aposta na casa conectada, que oferece uma grande diversidade de aplicações relacionadas com os recintos e outras aplicações que abrangem o setor da energia e da climatização, bem como a integração de outros objetos conectados.

Que melhorias, tanto em termos de desempenho do produto como de processos de fabrico, têm sido introduzidas nas suas janelas e outros fechos?

As janelas e os fechos em geral, e a K-Line em particular, obtiveram melhorias nos seus processos de fabrico; centrar-me-ei na minha própria experiência em produtos pré-fabricados industrializados, produzidos através da utilização de maquinaria e tecnologias avançadas, com sistemas robotizados de corte, pintura e montagem e sistemas de controlo automatizados, que nos permitem produzir de forma mais eficiente, precisa e consistente, reduzindo os tempos de fabrico e aumentando a capacidade de produção para conseguir 2500 janelas e portas personalizadas por dia, totalmente equipadas e acabadas, prontas a serem instaladas. Todos os nossos processos produtivos estão orientados para o aumento da eficiência energética, bem como para a durabilidade dos produtos, procurando oferecer soluções mais eficientes e de elevada qualidade para o setor da construção, que satisfaçam plenamente as necessidades dos clientes e as suas crescentes exigências de sustentabilidade e eficiência energética.

Nos nossos processos de fabrico, implementámos processos de produção mais rigorosos, com controlos de qualidade mais rigorosos e melhores padrões de fabrico, prestando especial atenção à melhoria da eficiência energética através da utilização de materiais de alta qualidade com propriedades isolantes, tais como vidros duplos ou triplos com tecnologia de baixa emissividade, perfis com rutura de ponte térmica e sistemas avançados de vedação, que ajudam a reduzir as perdas de energia e a melhorar o isolamento térmico dos edifícios, contribuindo para um menor consumo de energia e para a poupança nos custos de aquecimento e arrefecimento.

Juan Carlos Castaño, diretor-geral da K-Line Windows em Espanha e Portugal

Juan Carlos Castaño, diretor-geral da K-Line Windows em Espanha e Portugal.

Que procedimentos ou metodologias seguiram para otimizar a produção e a industrialização do processo, quais foram as suas referências?

Nos nossos processos de fabrico, implementámos, tanto quanto possível, métodos de produção industrializados e robotizados, com controlos de qualidade mais rigorosos e padrões de fabrico melhores e mais rigorosos, prestando especial atenção à melhoria da eficiência energética através da utilização de materiais de alta qualidade com propriedades isolantes. A nossa própria experiência no design e fabrico de fachadas e janelas, juntamente com a vontade constante de melhorar que nos caracteriza, foram e são as nossas referências, com soluções próprias que abriram caminho para que outros fabricantes do setor partilhassem o nosso modelo.

Os fornecedores, a maquinaria e a informatização são elementos-chave para uma produção bem sucedida. Como é que estas três variáveis se interrelacionam no seu caso?

Efetivamente, para conseguir uma produção bem sucedida de janelas industrializadas, estes três fatores, fornecedores/máquinas/tecnologia da informação, são o eixo que se interrelacionam para otimizar o processo tanto quanto possível.

Os fornecedores desempenham um papel crucial no fornecimento dos materiais e componentes necessários para o fabrico de janelas e a sua qualidade e fiabilidade são fatores determinantes para garantir a qualidade final do produto. No nosso caso, como temos uma fábrica de extrusão de alumínio no grupo que nos fornece os perfis, asseguramos o seu fornecimento e a máxima qualidade do produto.

As janelas e portas K-Line oferecem soluções mais eficientes e de alta qualidade para o setor da construção...

As janelas e portas K-Line oferecem soluções mais eficientes e de alta qualidade para o setor da construção, que ajudam a reduzir as perdas de energia e a melhorar o isolamento térmico dos edifícios.

A maquinaria que utilizamos no fabrico das nossas janelas industrializadas é, sobretudo, o resultado da colaboração dos nossos departamentos de I&D com os fabricantes de maquinaria, em busca da precisão, bem como da eficiência produtiva, energética e ambiental do processo.

No que diz respeito à informatização, esta desempenha um papel fundamental tanto na produção como na posterior distribuição das nossas janelas. Os sistemas informáticos são utilizados para gerir e controlar os processos de produção, desde o design e o cálculo dos materiais, passando pela programação da maquinaria e pelo controlo de qualidade, até à distribuição das encomendas aos nossos distribuidores. Para a produção das nossas janelas e portas feitas à medida, a integração de software de design assistido por computador com sistemas de gestão da produção é essencial. Prova disso é que a K-Line é pioneira na criação de um configurador BIM em ambiente Autodesk-Revit, que inclui toda a nossa gama de janelas e portas, com todas as suas opções e possibilidades de fabrico, para que arquitetos, engenheiros, empreiteiros e técnicos relacionados com a construção possam contar com esta avançada ferramenta de trabalho.

É sabido que uma boa janela mal instalada será uma má janela. Os profissionais de instalação melhoraram os seus processos em paralelo com a evolução da janela? Que falhas encontram e como é que os fabricantes ajudam a melhorar a sua formação para obter o máximo desempenho das janelas?

É verdade que uma boa instalação é essencial para garantir o desempenho, a durabilidade e a eficácia de uma janela, e ainda mais no caso das janelas industrializadas. É por isso que na K-Line prestamos especial atenção à formação dos profissionais que têm de instalar as nossas janelas e portas, com ciclos de formação rigorosos ministrados nas nossas instalações, que estão atualizadas com os novos produtos que lançamos no mercado e com os que renovamos, ao mesmo tempo que lhes disponibilizamos uma vasta gama de documentação sobre a instalação dos produtos.

A K-Line é especializada no fabrico de janelas industrializadas

A K-Line é especializada no fabrico de janelas industrializadas.

O objetivo da K-LINE é assegurar que a nossa rede de instaladores está altamente treinada e preparada para obter o máximo desempenho e benefícios das nossas janelas, garantindo uma instalação bem sucedida, um ótimo desempenho e a máxima durabilidade do produto.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial