Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Os projetos vencedores serão anunciados no congresso APEGAC em 2024

Prémio Condomínio Verde prolonga prazo de candidaturas

28/12/2023

A APEGAC – Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios prolonga até 30 de junho de 2024 o prazo de apresentação das candidaturas ao Prémio Condomínio Verde, que tem como finalidade última a sensibilização dos portugueses para as boas práticas de sustentabilidade dos edifícios. Este prolongamento pretende abranger o maior número de condomínios, incluindo aqueles que preparam também candidaturas ao Aviso do Fundo Ambiental.

Imagen

Existem cerca de 300.000 edifícios em propriedade horizontal, tendo a maioria décadas de existência sem qualquer preocupação​ com o meio ambiente, com os edifícios a serem responsáveis por 40% das emissões de gases com efeito de estufa – o que revela uma maior pegada carbónica. Para além disso, estes edifícios não proporcionam a melhor qualidade de vida aos cerca de cinco milhões de portugueses que neles residem, por não terem qualidade térmica, nem acústica, entre outros. Deste modo, a APEGAC decidiu lançar a iniciativa Prémio Condomínio Verde.

Com o apoio da secretaria de Estado do Ambiente, esta iniciativa pretende sensibilizar quem vive em condomínio para a necessidade de investir na manutenção dos edifícios tendo em conta o seu ganho energético, qualidade de vida e redução de custos. O objetivo é ainda promover as boas práticas associadas à sustentabilidade e circularidade no edificado, sendo ainda possível a valorização do imóvel através deste reconhecimento.

O Prémio Condomínio Verde irá distinguir o condomínio que realize a melhor ação de interesse e de valorização nas áreas da gestão ambiental. De modo a reconhecer todos os participantes e não apenas o vencedor, os condomínios candidatos passarão a fazer parte do Ranking Nacional dos Condomínios Verdes, o que valorizará o património dos condóminos desses edifícios.

Os condomínios que concorram aos apoios do Fundo Ambiental, pelas características do regulamento do respetivo aviso, poderão enquadrar-se no Prémio Condomínio Verde. Bastará, para isso, efetuarem a respetiva candidatura. A iniciativa destina-se a todos os condomínios e as candidaturas serão avaliadas tendo em conta o impacto no tecido urbano, a qualidade da intervenção do ponto de vista arquitetónico, a capacidade da intervenção no edifício servir como modelo e a evidência de sustentabilidade da intervenção.

“A APEGAC entende que o administrador do condomínio tem um papel fundamental na manutenção dos edifícios, bem como nas questões ambientais, pelo que entende que as pessoas que vivem em prédios mais antigos, construídos numa altura em que a tipologia de construção e os materiais construtivos eram diferentes, têm igual direito à qualidade de vida que os prédios mais recentes já proporcionam. Este prémio deverá ser impulsionador para uma boa conservação do nosso edificado”, apela Vítor Amaral, presidente da APEGAC.

Os condomínios poderão apresentar os seus projetos a concurso até 30 de junho de 2024. A primeira edição do prémio contemplará, excecionalmente, obras comprovadamente executadas durante os anos 2022 e 2023. O Prémio Condomínio Verde conta ainda com o patrocínio do banco União de Créditos Imobiliários.

REVISTAS

Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)Siga-nosIndalsu, S.L.A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial