Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Janelas eficientes: por um futuro mais sustentável

Bruna Morais, técnica especialista do Sistema de Etiquetagem Energética CLASSE+ da ADENE12/02/2024
Com 2024 surgem novos desafios, mas também oportunidades, para o setor das janelas e da construção. Prevê-se uma intensa atividade quer nas novas construções quer na reabilitação, fruto da abertura de novos apoios financeiros, que certamente tornará os consumidores mais exigentes. Esta situação irá contribuir para uma melhoria na qualidade dos trabalhos a realizar pelas empresas do setor.
Imagen

Balanço do setor em 2023

A cada ano que passa o aumento de pedidos de renovação é impulsionado não só pela procura por parte do consumidor, que cada vez se preocupa mais com a importância do conforto e do consumo de energia, mas também pelas oportunidades de financiamento trazidas pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) durante 2023.

O aviso da 3.ª edição do Programa de Apoio a Edifícios Mais Sustentáveis (PAE+S II) do Fundo Ambiental, continuou a ter um impacto positivo para as empresas ao proporcionar aos cidadãos financiamento para melhorar as suas habitações. Este programa terminou com uma dotação global de 135 milhões de euros, decorrente dos vários reforços que foram efetuados ao longo da execução do mesmo. No total foram submetidas mais de 78 mil candidaturas, parte delas com incidência na substituição de janelas, pois a etiqueta energética CLASSE+ da Agência para a Energia (ADENE), considerada como uma referência para as empresas e consumidores, manteve-se como um dos requisitos obrigatórios.

O setor continua a apostar na distinção das suas soluções energeticamente eficientes, por via da etiquetagem CLASSE+, com mais de mil aderentes responsáveis pela emissão de aproximadamente 590 mil etiquetas, desde a sua criação em 2018, das quais 169 mil foram emitidas em 2023.

A aproximação do CLASSE+ às exigências e necessidades do mercado levou ao desenvolvimento de um ciclo de sessões informativas para abordar temas vitais para a atividade do setor (marcação CE, exigências legislativas, emissão de etiquetas, etc.), efetuado ao longo do ano e contando com a presença de mais de 100 participantes em cada sessão.

Ainda em 2023, foram realizadas 32 visitas técnicas a empresas aderentes, numa perspetiva de valorizar ainda mais as mesmas, existindo uma atualização dos planos de adesão ao CLASSE+, de forma a garantir a inclusão de todo o tipo de empresas, de acordo com a sua produção.

A etiquetagem energética de janelas apostou ainda mais na monitorização da qualidade documental das empresas aderentes e do cumprimento das normas de adesão, através de ações de controlo de qualidade que decorreram ao longo do ano.

De destacar que o CLASSE+ foi o vencedor da categoria ‘Apoio à Transição Sustentável’ dos prémios European Enterprise Promotion Awards (EEPA), que distinguem iniciativas consideradas como boas práticas de promoção empresarial em várias áreas, em função da especificidade do seu contributo para o desenvolvimento económico e o emprego das regiões.

Paralelamente, esteve também presente noutros 2 grandes eventos do setor, a Conferência Internacional da Construção, Energia, Ambiente e Sustentabilidade (CEES 2023) e o Congresso internacional de janelas, fachadas e proteção solar, realizado pela Associação Espanhola de Fabricantes de Fachadas Ligeiras e Janelas (ASEFAVE).

Bruna Morais, técnica especialista do Sistema de Etiquetagem Energética CLASSE+ da ADENE
Bruna Morais, técnica especialista do Sistema de Etiquetagem Energética CLASSE+ da ADENE

Perspetivas para 2024

O ano 2024 traz otimismo para um setor que continua dinâmico e resiliente, com novas oportunidades, mas também com vários desafios. O CLASSE+ mantém-se ativo no apoio às empresas e cidadãos, prevendo dar continuidade ao ciclo de sessões informativas, abordando temas essenciais para a atividade do setor e garantindo a disseminação de informação relevante a nível das janelas e seus componentes.

Com o aumento de aderentes e respetiva emissão de etiquetas, existe uma responsabilidade acrescida de garantir um processo constante de qualidade e rigor. Assim, pretendemos investir ainda mais na verificação da qualidade das etiquetas emitidas por parte das empresas, através de ações de controlo de qualidade.

Da mesma forma, queremos dar a palavra aos nossos aderentes para que possam partilhar as suas boas práticas e refletir como é que a etiqueta os ajuda na melhoria da sua atividade, através dos ‘Testemunhos CLASSE+’, disponíveis no portal CLASSE+.

A nível do setor, contamos com a crescente preocupação das empresas com temas como a economia circular, a sustentabilidade e o objetivo europeu de atingir a neutralidade carbónica em 2050. Verifica-se um aumento do número de fornecedores que desenvolvem sistemas circulares ao dar nova vida aos materiais excedentes, o que irá permitir diminuir os seus custos e, ao mesmo tempo, a sua pegada de carbono. A etiqueta CLASSE+ será atualizada para incluir esta e outras preocupações, adaptando-se aos requisitos da ação climática e à exigência dos consumidores.

À semelhança dos anos anteriores, acreditamos que será igualmente um ano intenso, mas o setor está preparado para dar respostas positivas a questões cada vez mais exigentes. As empresas continuam a apostar fortemente no aumento da qualidade e inovação e vão certamente continuar a progredir para dar resposta às exigências das políticas públicas e para mitigar os efeitos das alterações climáticas.

Existe ainda um percurso até atingirmos um parque edificado eficiente. A mudança é contínua e ainda vai exigir muito de todos, mas ao mesmo tempo nunca estivemos tão perto.

A ADENE e a sua iniciativa CLASSE+ permanecem empenhadas na sua missão de facilitar a interpretação da etiqueta energética por parte dos consumidores para facilitar a escolha de soluções mais eficientes porque, com 2024, chegam também janelas novas, mais eficientes e com vista para um futuro mais sustentável.

foto

REVISTAS

Siga-nosIndalsu, S.L.A-OK Motors®Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial