Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Swisspacer no edifício Platinum

Resplendor em termos de sustentabilidade

06/02/2024

A Swisspacer colaborou com os seus perfis intercalares no edifício Platinum, em Wiesbaden (Alemanha), uma construção que brilha, que foi erigida seguindo um procedimento de construção pioneiro e com vidro altamente transparente da Saint-Gobain Glass.

Estabelecer impulsos positivos em termos de sustentabilidade era o objetivo declarado do novo edifício da Hessen Agentur, em Wiesbaden (Alemanha). Por isso, todos os materiais utilizados neste novo edifício híbrido de madeira tinham de cumprir as normas de sustentabilidade mais rigorosas. Os elementos de vidro de controlo solar Cool-Lite SKN 183 da Saint-Gobain foram fornecidos pelo parceiro da rede CLIMAplusSecurit, Glas Herzog, de Waghäusel. Os perfis intercalares Swisspacer garantem uma ótima eficiência energética na selagem dos bordos.

Edifício 'Platinum', em Wiesbaden, Alemanha

Edifício 'Platinum', em Wiesbaden, Alemanha.

O “Platinum”, em Wiesbaden, já é considerado um projeto emblemático para os edifícios de escritórios sustentáveis do setor público. Uma amostra visível disso é a pré-certificação de platina do Conselho Alemão de Construção Sustentável (DGNB), garantida pela utilização de matérias-primas naturais desde a envolvente do edifício até ao interior, bem como por um conceito energético inteligente que abrange desde a geração de energia renovável até à mobilidade com respeito pelo clima. A arquitetura combina um método de construção híbrido em madeira que poupa CO2 com materiais de construção recicláveis. Houve um especial cuidado em mobilar os escritórios com superfícies naturais e de fácil utilização.

Um modelo para os edifícios públicos da Hessen

Com este método de construção híbrido em madeira, a Neumann Architekten Frankfurt aproveitou ao máximo a resistência estrutural da madeira, do betão e do aço na estrutura portante. Só os tetos compostos de madeira e betão necessitaram cerca de 50% menos de betão e cerca de 35% menos de aço do que os tetos de betão armado. O baixo peso de toda a construção em madeira permitiu reduzir as dimensões da laje em 25% em comparação com a construção em betão armado. Graças a este método de construção, os projetistas conseguiram poupar mais de 1160 toneladas equivalentes de CO2.

Neste edifício foi seguido um procedimento de trabalho híbrido de madeira

Neste edifício foi seguido um procedimento de trabalho híbrido de madeira.

Primeiro edifício de escritórios híbrido de madeira em Wiesbaden

Um aspeto fundamental na escolha dos materiais de construção utilizados foi a sua reciclabilidade. A madeira, o vidro e o alumínio são materiais de construção que podem ser reutilizados quando o edifício é posteriormente desmantelado ou reciclados num novo ciclo de vida.

O Platinum também cumpre a sua função de edifício de funcionamento neutro em termos de climatização. Disso se encarregam um sistema de armazenamento de gelo para aquecimento e arrefecimento e 1300 metros quadrados de módulos solares na fachada e no telhado. O sistema produz cerca de 150 000 quilowatts de eletricidade por ano, mais do que o necessário para o funcionamento do edifício de escritórios. Na fachada, foram utilizados avanços inovadores no domínio da energia fotovoltaica, que produzem energia solar de forma eficiente, apesar da cor clara dos módulos.

Conforto visual com as melhores propriedades

Foram também impostas elevadas exigências quanto à utilização dos elementos de vidro: Os utilizadores do edifício de escritórios de seis andares deviam desfrutar em simultâneo de um elevado nível de conforto térmico e da melhor luz natural. Outro requisito para a utilização de vidro de triplo controlo solar eram uns valores de proteção contra quedas e de isolamento acústico de 46 e 41 dB, respetivamente, ao passo que a reflexão exterior não podia superar os 14%. O parceiro da CLIMAplusSecurit, Glas Herzog, de Waghäusel optou por um design com vidro de controlo solar Cool-Lite SKN 183, de acordo com o catálogo de requisitos. O vidro de elevada transparência não só garante os melhores valores de desempenho em termos de luz natural, como também abre novas possibilidades de gestão energética. Com os seus valores ideais de controlo solar e uma transmitância energética de 36%, minimizará significativamente as cargas de arrefecimento no edifício de escritórios.

Detalhe da fachada do edifício

Detalhe da fachada do edifício.

Para a estrutura de vidro, o Cool-Lite SKN 183 foi combinado com vidro de segurança laminado Stadip para a proteção contra quedas. O Stadip Silence assegura isolamento acústico e o Planitherm XN isolamento térmico. O espaçador de alta qualidade Swisspacer Advance representa uma excelente eficiência energética no bordo do vidro e apoia a construção sustentável de janelas e fachadas com o seu excelente equilíbrio de CO2. A empresa suíça é um dos poucos fabricantes de perfis intercalares que oferece uma Declaração Ambiental de Produto (DAP) para todas as larguras de perfis intercalares. No total, foram fornecidos mais de 1000 metros quadrados de elementos de vidro.

“Frequentemente, recebemos pedidos de utilização de vidro para fachadas de grandes dimensões, mas esta era a primeira vez que utilizávamos o Cool-Lite SKN 183. Máximo isolamento térmico, proteção antiqueda e isolamento acústico eficaz: isso é exatamente o que queremos vender”, recorda Andreas Herzog, diretor-geral da Glas Herzog GmbH: "É um prazer poder utilizar o vidro de alta qualidade com as suas propriedades superiores, especialmente num projeto tão ambicioso".

Dados da obra:

Projeto: Platinum

Utilizador: Escritório central da Hessen Agentur

Proprietário: OFB Projektentwicklung GmbH, Frankfurt a. M.

Localização: Mainzer Straße 18, Wiesbaden

Arquitetos: Neumann Architekten GmbH, Frankfurt am Main

Vidros: Climatop Cool-Lite SKN 183 com perfil intercalar

Swisspacer Advance, Stadip Silence, Planitherm XN

Fornecedor de vidros: CLIMAplusSecurit Partner, Glas Herzog GmbH, Waghäusel

Finalização: Outono de 2023

Certificação: Pré-certificação Platina DGNB

REVISTAS

Siga-nosA-OK Motors®Indalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial