Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Kongjian Yu pela primeira vez em Portugal no NBS Summit Urban Edition

O epicentro da inovação sustentável em arquitetura urbana

20/03/2024

A Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV) destaca a presença do renomado arquiteto paisagista Kongjian Yu como convidado especial no NBS Summit Urban Edition, evento de referência na área da sustentabilidade urbana que se realiza a 23 e 24 de maio, na Super Bock Arena (Porto).

O arquiteto paisagista Kongjian Yu é o convidado especial do evento
O arquiteto paisagista Kongjian Yu é o convidado especial do evento.

Sponge City e Nature Based Solutions

Yu é reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho inovador na criação de espaços urbanos que harmonizam de forma única a natureza e a função humana, nomeadamente pelo conceito Sponge Cities, que visa enfrentar os desafios de inundações urbanas e escassez de água por meio de infraestruturas naturais e sustentáveis.

As suas investigações sobre Ecological Security Patterns (1995) e Ecological Infrastructure, Negative Planning and Sponge Cities (2003) foram adotadas pelo governo chinês (2013) como diretrizes para as campanhas de proteção e restauração ecológica, tendo ajudado na transição das políticas ecológicas chinesas a nível nacional e tendo sido implementadas em mais de 200 cidades. Esta passagem de um urbanismo centrado no desenvolvimento económico para um urbanismo ecologicamente prudente deveu-se às mais de 600 palestras que Yu dirigiu a ministros, presidentes de câmara e técnicos, assim como às numerosas cartas dirigidas aos principais dirigentes chineses.

O conceito de Sponge Cities centra-se na problemática das inundações urbanas aceleradas pelas alterações climáticas, introduzindo zonas infraestruturais em grande escala — como zonas húmidas construídas, vias verdes, parques, coberturas ajardinadas, entre outras — que atuem como dispositivos “esponja”, retendo a água em vez de drená-la. Através desta metodologia de Yu, é expectável que até 2030, 80% das cidades onde a estratégia foi implementada sejam capazes de absorver 70% da sua precipitação.

Ao longo de sua carreira, Kongjian Yu tem sido um defensor incansável das soluções baseadas na natureza, acreditando firmemente no poder transformador que têm para criar cidades mais sustentáveis, resilientes e habitáveis.

Doutorado pela Harvard GSD (1995), decano da College of Architecture and Landscape Architecture Peking University e fundador da Turenscape — um dos mais proeminentes estúdios de arquitetura paisagista da China, com mais de 500 colaboradores — Yu tornou-se numa das mais importantes e visionárias figuras da transformação urbana das cidades contemporâneas. A par da sua vasta prática projetual que procura integrar soluções conjuntas entre elementos tradicionais e contemporâneos chineses, Yu é igualmente reconhecido por ter desenvolvido o conceito de design ecológico Sponge City. Por essas razões, ao longo de sua carreira, Yu foi galardoado com inúmeras distinções, das quais se destacam o IFLA Sir Geffrey Jellico Award (2020) — o mais alto reconhecimento da Federação Internacional de Arquitetos Paisagistas —, e Oberlander International Landscape Architecture Prize (2023) — uma distinção bienal concebida para comemorar a famosa arquiteta paisagista canadiana Cornelia Hahn Oberlander, que morreu em 2021. Até à data, Yu desenvolveu mais de 600 projetos construídos em mais de 200 cidades, principalmente no continente Asiático.

Imagen

Na vanguarda do urbanismo sustentável

Ao unir a experiência de Kongjian Yu com a diversidade de perspetivas representadas no NBS Summit Urban Edition, este evento promete ser um catalisador para ideias inovadoras e colaborações significativas. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as últimas tendências e tecnologias, mas também de explorar o impacto transformador das soluções baseadas na natureza na construção de cidades mais sustentáveis e resilientes. Com o apoio do município do Porto através da Águas e Energia do Porto, este evento pioneiro vai reunir nos dias 23 e 24 de maio, na Super Bock Arena, líderes, especialistas, investigadores e profissionais comprometidos com o avanço das Soluções Baseadas na Natureza (NBS) e do desenvolvimento urbano sustentável.
A revista Novoperfil é Media Partner do NBS Summit Urban Edition.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial