Vekaplast: SoftLine
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Entrevista a Ana Mesquita, membro da Direção da ANCV

“O NBS Summit impulsiona a inovação, orientando as decisões urbanísticas futuras”

Gabriela Costa15/04/2024
A experiência e conhecimento de Kongjian Yu em Sponge Cities é um dos momentos mais aguardados do evento
Os edifícios que projetamos e construímos hoje irão ser os que estarão nas cidades nos próximos 40 anos
As cidades terão de incorporar as soluções de base natural para se tornarem resilientes às mudanças no clima

O NBS Summit Urban Edition trará à Super Bock Arena, no Porto, nos dias 23 e 24 de maio, “as últimas tendências, avanços tecnológicos e soluções práticas” para o desenvolvimento urbano sustentável. A Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV), que organiza o evento, defende que “é essencial integrar as Soluções Baseadas na Natureza nas estratégias de construção” em Portugal.

Imagen

O NBS Summit Urban Edition afirma-se como “o evento de referência na área da sustentabilidade urbana”. Em que medida esta plataforma interdisciplinar dirigida a Nature Based Solutions (NBS) permitirá revelar as últimas tendências, avanços tecnológicos e soluções práticas que moldam o desenvolvimento urbano sustentável e as perspetivas do mercado global?

O NBS Summit irá trazer ao Porto os grandes nomes ligados à sustentabilidade urbana. Será um espaço crucial para a troca de ideias e conhecimento entre diferentes áreas que intervêm no espaço urbano, incluindo profissionais e entusiastas de áreas como construção, arquitetura, design, engenharia e também todos os interessados em sustentabilidade. Ao reunir especialistas de diversas áreas, o evento proporciona uma visão abrangente das últimas tendências, avanços tecnológicos e soluções práticas para o desenvolvimento urbano sustentável em todo o mundo. Adicionalmente, ao incentivar a exploração de novos materiais e abordagens, o evento impulsiona a inovação, orientando as decisões urbanísticas futuras.

Na sua primeira edição, o evento vai reunir líderes, especialistas, investigadores e profissionais para partilhar investigação de vanguarda e inovações no âmbito das NBS. Em que consistem estas soluções baseadas na natureza aplicadas ao território urbano? Que tipo de obras NBS serão partilhadas no Encontro?

As soluções baseadas na natureza são soluções inspiradas e apoiadas pela natureza e usam, ou simulam, processos naturais e que buscam integrar elementos naturais, como a vegetação, a água e o solo, no ambiente urbano. Exemplos de soluções baseadas na natureza no contexto urbano são: coberturas verdes, jardins verticais, áreas permeáveis, parques urbanos e sistemas de drenagem natural, entre outras intervenções, com o objetivo de mitigar os efeitos das mudanças climáticas, melhorar a qualidade do ar e da água, reduzir o risco de cheias e promover o bem-estar da população.

Serão apresentados no NBS Summit exemplos de referência mundial, como o Bosco Verticale, em Milão. Esta obra, co-projetada pela arquiteta paisagista Laura Gatti, é um projeto emblemático, que demonstrou que é possível integrar a natureza na escala urbana, inspirando outros projetos com vegetação no futuro. Outro exemplo notável apresentado no NBS Summit, é o Copenhill, em Copenhaga. O seu construtor, o arquiteto paisagista Per Malmos, irá mostrar as questões técnicas por trás da cobertura verde inclinada que também é uma pista de ski e que altera a visão coletiva sobre as centrais de energia. A nível nacional, será apresentado, entre outros, o projeto do Terminal Intermodal de Campanhã, no Porto, que conta com uma cobertura verde com 12 000m2, sendo da autoria do arquiteto Nuno Brandão Costa, orador no NBS Summit.

Ana Mesquita, membro da Direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV)
Ana Mesquita, membro da Direção da Associação Nacional de Coberturas Verdes (ANCV)

De que forma a arquitetura, a engenharia e outras especialidades podem desempenhar papéis cruciais na realização das metas europeias de desenvolvimento sustentável em contexto urbano?

A forma como pensamos as cidades e projetamos os edifícios terá de se alterar, pois as alterações climáticas assim o vão exigir. As cidades irão necessitar de incorporar as soluções de base natural para se tornarem resilientes às mudanças no clima das próximas décadas. Os edifícios que projetamos e construímos hoje irão ser os edifícios que estarão nas cidades nos próximos 40 anos, daí a urgência na ação nos projetos atuais. Nessa medida, as áreas do conhecimento ligadas à arquitetura e engenharia têm um papel fundamental para que as cidades se tornem resilientes às alterações climáticas.

Face à emergência do desenvolvimento urbano sustentável, de que modo as NBS devem ser consideradas nas estratégias para acelerar o progresso do setor da construção em Portugal rumo a essas metas?

Para impulsionar o desenvolvimento urbano sustentável em Portugal, é essencial integrar as Soluções Baseadas na Natureza (NBS) nas estratégias de construção. Isso envolve promover a adoção de infraestruturas verdes, estabelecer incentivos financeiros para práticas sustentáveis nas cidades, capacitar profissionais da construção e fomentar parcerias público-privadas. Ao priorizar as soluções de base natural, Portugal pode fazer a transição para cidades sustentáveis e resilientes.

O evento traz pela primeira vez a Portugal o arquiteto paisagista Kongjian Yu, reconhecido internacionalmente. No atual contexto de alterações climáticas que relevância assume o conceito Sponge Cities, que visa enfrentar os desafios de inundações urbanas e escassez de água por meio de infraestruturas naturais e sustentáveis?

A participação do renomado arquiteto paisagista Kongjian Yu no evento é de grande importância, especialmente no contexto das mudanças climáticas. O conceito de Sponge Cities, promovido por Kongjian Yu, destaca-se como uma abordagem inovadora e vital para lidar com os desafios das inundações urbanas e da escassez de água. Por meio da integração de infraestruturas naturais e sustentáveis, como parques e espaços verdes permeáveis, as Sponge Cities buscam reverter o impacto das alterações climáticas, absorvendo e filtrando a água da chuva, reduzindo o risco de inundações e ajudando a abastecer os lençóis freáticos. A experiência e conhecimento de Kongjian Yu nesse campo oferecem perspetivas valiosas sobre como criar espaços urbanos que não apenas se adaptam às mudanças climáticas, mas também promovem a resiliência e a harmonia entre a natureza e as comunidades humanas.

Entre os demais oradores e especialistas convidados a participar no NBS Summit Urban Edition, quem destaca, e porquê?

Destacamos a presença do Arquiteto Kongjian Yu devido à sua experiência e influência global no campo da arquitetura paisagística e do design sustentável, sendo pioneiro no conceito revolucionário de “Cidade-Esponja”.

Imagen

O evento contará com um call for papers que potencia a partilha de inovações científicas. Na opinião da ANCV, de que importância se reveste o meio académico no avanço tecnológico do setor da construção?

A colaboração entre a academia e a indústria permite a troca de conhecimentos e experiências, impulsionando a inovação e o desenvolvimento de novas tecnologias, materiais e métodos construtivos. O call for papers no evento facilita a apresentação e a partilha de inovações científicas, promovendo a colaboração e o avanço do conhecimento em prol de uma construção mais sustentável e eficiente.

Em que vai consistir o mapa online NBS Porto, que será lançado no evento?

Em parceria com o Município do Porto, vamos apresentar este mapa online interativo que permitirá conhecer os projetos de Nature-Based Solutions (NBS) na cidade do Porto. A ideia foi inspirada no mapa existente no website da ANCV, que contém políticas e projetos de Coberturas Verdes e Jardins Verticais a nível global. O mapa online NBS Porto será uma ferramenta valiosa para promover a consciencialização e a partilha de boas práticas urbanas.

A revista Novoperfil é media partner do NBS Summit Urban Edition.

REVISTAS

A-OK Motors®Siga-nosIndalsu, S.L.Lisboa Feiras, Congressos e Eventos / Associação Empresarial (Smart Cities Summit - Fil - Tektónica)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    24/04/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/04/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial