A Goldbreak está a trazer para Portugal as primeiras baterias de longa duração de fluxo de ferro para aplicações à escala industrial e de serviços públicos da Península Ibérica. A carga chegará ao Porto de Leixões esta quinta-feira, 11 de abril.
A empresa de Famalicão especializada no armazenamento e produção de energia explica que esta tecnologia se destina a grandes consumidores de energia e pretende ser uma solução alternativa às baterias de lítio, “afigurando-se mais segura, sem impacto ambiental, mais económica a médio-longo prazo e possibilitando uma autonomia energética muito próxima dos 100%”.
Este tipo de baterias destina-se a grandes consumidores energia como a metalomecânica, plásticos, tinturarias, fiações, tecelagens, indústrias que trabalham por turnos, entre outras.
As baterias chegam no âmbito de uma parceria entre a Goldbreak e a norte-americana ESS TEch, fabricantes de sistemas de armazenamento de energia de longa duração e têm como destino a unidade industrial Falual Metalomecânica, na Trofa, onde será simultaneamente instalada, também pela Goldbreak, uma central de produção fotovoltaica. A instalação decorrerá durante o mês de maio.
As baterias de longa duração de fluxo de ferro possibilitam o armazenamento de energia elétrica em segurança, disponibilizando-a por longos períodos, sem limite de ciclos e a baixo custo. Garantem a disponibilidade de energia por até 12 horas, permitindo a otimização dos investimentos em produção de energia de fontes renováveis, uma vez que permitem estabilizar o abastecimento de energia elétrica, reduzindo a perda de excedente e transferindo a energia verde dos períodos em que as fontes renováveis e intermitentes estão disponíveis para fases do dia sem produção.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício