A experiência acumulada durante décadas pelas empresas belgas Helioscreen e Copaco, a empresa francesa Mermet e o distribuidor espanhol Screen Protectors será unida numa única coleção. As capacidades de produção e logística na Bélgica, França e Espanha serão interligadas. “Esta é uma declaração para o mercado”, observa John Risman, CEO recém-nomeado da Hunter Douglas Europe. “Ao unir os nossos conhecimentos, somos, mais do que nunca, a referência no que diz respeito aos tecidos de proteção solar”. Hunter Douglas investiu 20 milhões de euros na sua nova marca.
A renovada e reforçada Mermet criará soluções infinitas com o objetivo de oferecer o máximo conforto a todos os níveis através do desenvolvimento de tecidos para proteção solar de qualidade que proporcionem conforto térmico e ótico e otimização do consumo de energia.
O nome Mermet foi preservado como a marca de referência europeia, após uma extensa pesquisa de mercado sobre o conhecimento da marca, devido ao seu forte valor na Europa, bem como noutros continentes. No entanto, a empresa recebeu um redesenho completo, sublinhando as suas ambições.
O lema da renovada Mermet é “o tecido original para proteção solar”. Desde 1951, a equipa de especialistas da Mermet, ao lado da qual agora se constitui a marca renovada, tem a missão de ajudar a criar locais de trabalho e de vida tranquilos, íntimos e serenos. “Unir forças significa mudar para outra marcha para potenciar essa ambição”, diz a Hunter Douglas Europe.
Agora que Aad Kuiper iniciou o seu novo cargo de presidente e John Risman assumiu o cargo de CEO da Hunter Douglas Europe, a empresa está pronta para impulsionar o negócio.
“Reunir todas as coleções numa só encaixa-se na ambição de crescimento da Hunter Douglas”, diz John Risman, CEO da Hunter Douglas Europe. “Ao alinhar o portfólio de produtos, otimizar a produção e a distribuição, unir recursos de marketing e P&D, vincular todo o conhecimento e experiência, a Mermet quer elevar a satisfação do cliente, tornando-a mais fácil e clara para eles”.
Impulsionado pelo seu acionista majoritário 3G, Hunter Douglas investiu 20 milhões de euros no negócio sob a marca renovada Mermet: investimentos num novo armazém central em Bavikhove (Bélgica) de 8000 metros quadrados, novo software e novas linhas de produção (para otimizar e aumentar a produção) nas diferentes instalações de produção na Bélgica e na França.
A nova coleção de tecidos de tela para interiores da Mermet foi apresentada pela primeira vez na feira R+T de Stuttgart, realizada em fevereiro. No final de 2024, o mais tardar no início de 2025, uma coleção totalmente nova de tecidos de tela para exterior também será lançada sob a marca Mermet. Os mosquiteiros continuarão a ser vendidos sob a marca Copaco.
Os tecidos da renovada Mermet serão produzidos e distribuídos nos centros da Bélgica (Bavikhove e Lokeren) e de França (Les Avenières Veyrins-Thuellin). Igualada (Barcelona) irá converter-se num centro de distribuição adicional para a marca Mermet.
François Lacquemanne assumirá a liderança como CEO da renovada Mermet. Com mais de 35 anos de experiência em tecidos técnicos e desenvolvimento de negócios, em empresas como Porcher Industries, Protection One e Saint Gobain Adfors/Vetrotex, foi nomeado CEO do fabricante francês de tecidos de proteção solar no final de 2009. A Mermet foi adquirida quatro anos antes (em 2005) por Hunter Douglas, que já havia adquirido a Helioscreen com sede na Bélgica em 1997. A Copaco juntou-se ao grupo em 2019.
“As nossas equipas de especialistas europeus contam com a confiança dos maiores produtores de persianas solares do mundo”, diz Lacquemanne. “Com os seus anos de experiência, eles desenvolvem continuamente tecidos de proteção solar de qualidade que duram toda a vida e são fáceis de manter. Cada tecido que criamos, cada nova inovação e cada decisão que tomamos, grande ou pequena, tem um objetivo final: criar o máximo conforto em todos os níveis. Criamos tecidos para tela direcionados para pessoas, não para edifícios. Temos sempre em conta as necessidades e desejos do usuário final. O seu conforto e felicidade é o nosso principal foco. Em todos os momentos”.
François Lacquemanne assumirá uma equipa de gestão rotativa, com diversos conhecimentos e representantes dos centros nos três países diferentes. Contará com o apoio de Luc Janvier, que começou a sua carreira como gerente de vendas da Helioscreen em 1992 e atualmente é diretor-gerente da Helioscreen e Copaco. Com um amplo conhecimento empresarial e uma rede sólida, Luc é a pessoa ideal para alinhar o portfólio e vincular a experiência nas diferentes entidades.
“Há muitos no mercado que nos olham com inveja”, observa Luc Janvier, managing director. “A experiência que temos, a união dos nossos pontos fortes, geralmente não é vista neste setor. Quando a concorrência se aproxima, a nossa resposta é a nossa equipa, os nossos especialistas. Uma equipa de especialistas em que os maiores produtores de persianas solares do mundo confiam para desenvolver continuamente tecidos de proteção solar de alta qualidade”.
Um total de cerca de 450 funcionários trabalharão para a renovada marca Mermet no futuro, mais da metade deles (250) nos centros belgas. O volume de negócios agregado das quatro empresas combinadas foi superior a 100 milhões de euros em 2023.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício