Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Janelas ainda mais eficientes

Um contributo indispensável para a sustentabilidade e qualidade da construção

João Ferreira Gomes, presidente da ANFAJE

30/04/2024
Novos perfis de caixilharia dos mais diversos materiais têm vindo a ser desenvolvidos, tendo em linha de conta as crescentes exigências e requisitos ambientais.
Imagen

A indústria do setor das janelas, portas e fachadas tem vindo a encetar um forte investimento na inovação dos seus produtos, com o objetivo de dar resposta a projetos de arquitetura cada vez mais arrojados, a novas regulamentações técnicas e ambientais mais exigentes e à introdução de tecnologias de produção mais avançadas.

Neste quadro, novos perfis de caixilharia dos mais diversos materiais (alumínio, alumínio-madeira, madeira, madeira-alumínio, PVC, etc.) têm vindo a ser desenvolvidos, tendo em linha de conta as crescentes exigências e requisitos ambientais.

Por esse motivo, a Declaração Ambiental de Produto (DAP) é, cada vez mais, uma ferramenta que as empresas começam a ter e a divulgar, sendo indispensável para demonstrar o desempenho ambiental do produto, assente em estudo de Avaliação do Ciclo de Vida (ACV). A utilização crescente da DAP de cada produto permite, assim, a comparação entre diferentes soluções e materiais para que projetistas e promotores possam incorporar nos seus projetos as opções mais eficazes em termos de sustentabilidade ambiental. Elevados padrões de sustentabilidade ambiental dos produtos (neste caso, perfis de caixilharia e vidros), devem ir a par com o reforço da necessidade de melhorar o isolamento térmico e acústico para obter excelente desempenho do conforto e eficiência energética dos edifícios.

Neste contexto, é indispensável estarmos focados no impacto que as empresas e os seus produtos têm no desenvolvimento sustentável e os resultados da sua atividade quanto à responsabilidade social, económica e ambiental. É igualmente importante entender os três vetores do desenvolvimento sustentável e os enormes desafios de cada área, entendidos de forma holística. Caso contrário, podemos correr o risco de analisar pequenas partes do desafio e confundir o mercado com conceitos mais próximos de estratégias de greenwashing, uma prática que começa a ser bastante utilizada em termos de marketing para que uma empresa ou produto pareçam mais ecológicos, mais respeitosos com o meio ambiente e, portanto, mais sustentáveis.

João Ferreira Gomes, presidente da ANFAJE
João Ferreira Gomes, presidente da ANFAJE
Deste modo, importa distinguir o ‘trigo do joio’, aprofundando o conhecimento e a utilização de ferramentas que possam demonstrar tecnicamente quais os produtos comprometidos com o desenvolvimento sustentável (no conjunto dos seus três desafios) para que possamos tomar decisões mais informadas e conscientes. No que respeita ao setor das janelas, portas e fachadas leves, a grande maioria das empresas que produzem os componentes principais cumprem os mais elevados requisitos e exigências quanto à sustentabilidade dos seus produtos. Por esse motivo, importa ir mais longe e começar a construir o futuro do setor.

Para construir o novo caminho, é necessário dar a conhecer alguns dos principais desafios de hoje: o quadro legal e regulamentar nacional e europeu existente, os desafios relativos à descarbonização da economia europeia, a revisão da Diretiva do Desempenho Energético dos Edifícios, as novas exigências da construção de edifícios ZEB (consumo zero) e os desafios da reciclagem e da economia circular. Todos estes grandes desafios têm de ser encarados, conjuntamente com as oportunidades que se abrem, com os continuados avanços tecnológicos da denominada ‘Economia 4.0’: a integração da tecnologia digital e automatização dos processos, a incorporação crescente da inteligência artificial (IA), a “Internet das coisas” (IoT), a robótica avançada, a realidade virtual e aumentada.

REVISTAS

Aluval, S.L. - Picanya (València)Pervedant - Perfis e Vedantes, Lda.Associação Nacional dos Fabricantes de Janelas Eficientes - ANFAJESiga-nos

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    17/07/2024

  • Newsletter NovoPerfil PT

    10/07/2024

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial