Um dos melhores exemplos deste facto pode ser apreciado numa solução tão comum e, no entanto, tão importante como as persianas. Para além da sua função primordial de isolar o interior dos edifícios da radiação solar nos momentos do ano e do dia em que esta incide com maior intensidade, para os arquitetos sempre foram um elemento decorativo fundamental aquando da idealização dos seus projetos.
Uma importância que, como dizíamos, atualmente não tem parado de crescer, juntamente com o seu potencial tanto para maximizar a iluminação natural como para regular a temperatura em espaços interiores sem a necessidade de fontes externas que requerem um consumo contínuo de eletricidade (estima-se que até 30% do calor acumulado provém das janelas, pelo que a utilização de persianas, cortinas ou toldos pode baixar a temperatura interior em cerca de 6 °C e poupar até 7% na fatura de eletricidade), o que é cada vez mais dispendioso em termos económicos e ambientais.
A este respeito, as persianas de lâminas de alumínio tornaram-se uma das opções preferidas dos arquitetos quando se trata de conceber edifícios solares passivos. Esta abordagem de conceção arquitetónica baseia-se numa série de princípios e estratégias que incluem a orientação do edifício, a conceção de janelas e aberturas, a seleção de materiais de construção e a utilização de elementos de proteção solar, como beirais, persianas e toldos, para maximizar os ganhos solares durante os meses frios e minimizá-los durante os meses quentes, mantendo assim uma temperatura interior confortável de forma natural.
Com a sua capacidade de combinar funcionalidade, estilo e sustentabilidade para uma arquitetura sustentável, as persianas de lâminas de alumínio são ideais para aproveitar o calor e a luz do sol de forma natural, otimizando assim o conforto térmico e a iluminação nos edifícios, e reduzindo a dependência dos sistemas de aquecimento e arrefecimento convencionais.
Concebidas para maximizar estes princípios, as persianas de lâminas de alumínio são uma das soluções que mais ajudam a aumentar a eficiência energética dos edifícios. A sua grande versatilidade de aplicação, podendo ser adaptadas a diferentes tipos de janelas e espaços, seja em habitações, escritórios ou espaços comerciais, juntamente com um design moderno, elegante e flexível, torna-as num elemento decorativo que realça a estética de qualquer ambiente.
Mas, além disso, há anos que os principais fabricantes trabalham para que as suas soluções não sejam apenas tão funcionais quanto possível e incluam a tecnologia mais vanguardista do momento, mas também para que os seus designs se adaptem às tendências mais em voga na arquitetura moderna. A este respeito, a Durmi, uma empresa com mais de 50 anos de experiência no mundo da proteção solar, oferece uma vasta gama de opções em termos de cores e materiais para as suas persianas de lâminas de alumínio, permitindo assim uma integração perfeita com qualquer estilo de decoração.
Desde tons neutros e elegantes até cores mais vibrantes e chamativas, existe uma opção para satisfazer os gostos e as necessidades de cada cliente. A Durmi proporciona experiência, seriedade e atendimento personalizado, valores que só podem ser alcançados quando se trabalha lado a lado com os profissionais da arquitetura para conceber e criar qualquer tipo de projeto.
Quando se trata de criar as suas soluções, a Durmi oferece uma grande variedade de cores. Embora a cor tradicionalmente associada a este tipo de produto seja o branco, nas novas construções de habitações, a caixilharia de alumínio vai sendo instalada com outras cores, como o RAL 7011, o que faz com que as persianas sejam normalmente instaladas com a mesma cor que a caixilharia de alumínio.
No entanto, dependendo do tipo de projeto, podem ser observadas tendências muito marcadas em termos de cor, entre as quais se destacam as seguintes:
Para divisões como a sala de estar ou a sala de jantar predomina a utilização de cores terra, pois são cores que combinam muito bem com o mobiliário da zona de estar.
Para os quartos de jovens ou crianças, as cores mais vivas são as mais escolhidas, para a sua integração na decoração própria deste tipo de espaços.
Para as zonas de trabalho, como os gabinetes ou escritórios, há uma certa preferência por cores mais escuras ou suaves.
Em termos de materiais, a Durmi não garante apenas que todos os componentes, o fabrico e a instalação dos seus produtos estão sujeitos aos controlos de qualidade exigidos em cada país em que trabalha, como também aposta na utilização de materiais duradouros e sustentáveis que respondam também às principais exigências do mercado. Um aspeto em relação ao qual o alumínio se apresenta como o material perfeito quando se trata de conjugar todos estes fatores.
O alumínio, um material com grande capacidade de reciclabilidade e de isolamento, pode ser adaptado a qualquer tipo de design e cor.
Assim, as persianas de lâminas de alumínio Durmi são muito mais do que um simples elemento de decoração. São uma solução inteligente e sustentável para a arquitetura solar passiva, combinando funcionalidade, estilo e eficiência energética num único produto. Com a possibilidade de motorização e de domotização, oferecem um nível suplementar de conforto e de controlo para criar espaços interiores que se adaptem perfeitamente às necessidades dos seus utilizadores.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício