Transformar uma economia linear numa economia circular
Numa apresentação à imprensa, que incluiu uma visita oficial ao novo showroom, a empresa demonstrou como este é o primeiro simulador de janelas que “oferece uma experiência verdadeiramente sensorial” e ‘for real’, que testa a proteção das janelas perante os quatro elementos da natureza.
Assinalando 50 anos de atividade como especialista em sistemas de construção em alumínio para janelas, portas, portas de correr, fachadas, pérgulas, jardins de inverno e proteção solar, a Technal inaugurou o primeiro showroom multissensorial da marca a nível mundial, desenvolvido por uma equipa portuguesa, e onde se pode criar o espaço ideal para aproveitar as caraterísticas e qualidades do alumínio.
O novo espaço, que visa ser um centro de negócios impulsionador no setor da construção, foi apresentado a 27 de setembro por José Dias, strategic unit director da Hydro em Portugal, na presença de Henri Gomez, SVP da Hydro Building Systems.
O showroom, na sede da Hydro, em Lisboa, inclui o simulador Technal ‘4 Real’ através do qual é possível experienciar estímulos multissensoriais, graças a uma componente digital, permitindo ao utilizador assistir à simulação da proteção de uma janela exposta às Intempéries das estações do ano. A experiência sensorial Technal ‘4 Real’ recorre a novas tecnologias para assistir ao comportamento da janela quando exposta a diferentes condições climatéricas (calor, vento/ruido, frio e chuva). Além desta experiência, o cliente também pode aceder, de forma intuitiva, às diferentes plataformas digitais da marca e visualizar os distintos parâmetros da sua janela, testando a que proporciona maior segurança.
O novo espaço de exposição, que resulta de uma parceria com a Saint-Gobain Glass, está aberto ao público e inclui também uma zona que representa o processo do ciclo de vida do alumínio e a circularidade aplicada à caixilharia de alumínio, com produtos da marca e onde é possível ter uma experiência tátil, que permite uma melhor compreensão da textura, qualidade e funcionalidade dos produtos.
De acordo com o Strategic Unit Director da Hydro em Portugal, José Dias, “através deste novo espaço com diferentes sistemas expostos a Technal pretende ser pioneira e inovadora para transformar, durante os próximos anos, uma economia linear numa economia circular. O novo showroom não surge apenas com o objetivo de o utilizador final escolher uma janela, mas pretende, também, ser um centro de negócios impulsionador no setor da construção, como espaço para proporcionar oportunidades de debate e formação nesta área, em conjunto com os nossos parceiros”.
Como explicou Henri Gomez, SVP da Hydro Building Systems, “as soluções que estamos a ver aqui representam o trabalho de cerca de 120 pessoas durante quatro anos, para obter o produto a um nível que o mercado precisa para o futuro. No entanto, o mais importante é o facto de as janelas serem feitas com alumínio reciclado através de portas e janelas antigas. Temos a responsabilidade de dizer que o mundo tem de descarbonizar e vamos fazer o nosso papel, sendo que todos os produtos que temos aqui - alumínio e vidro -, correspondem a metade da média do mesmo produto comercializado na Europa. Isto é fundamental para o futuro. Temos de trabalhar todos em conjunto”.
O novo showroom da Technal está, pois, tecnologicamente preparado para mostrar soluções aos utilizadores finais, mas também para se transformar num centro de negócios sustentável, com o objetivo de proporcionar oportunidades para a realização de eventos, formações e workshops do setor.
A inauguração reuniu vários colaboradores que integraram a empresa, como forma de celebrar o trabalho desenvolvido ao longo dos 50 anos de existência.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício