Aumentar o seu portfólio de produtos e soluções para a arquitetura sustentável. O objetivo da Carmo Wood ao apresentar uma nova linha de fachadas em madeira.
Com diversas obras a decorrer no momento em França, onde o negócio de revestimento de fachadas em madeira já representa para a Carmo Wood mais de 2 milhões de euros, a empresa tem vindo a introduzir no mercado nacional estas novas soluções tecnologicamente avançadas, resistentes e com design diferenciador.
João Figueiredo, CEO da Carmo Wood Engineering, explica que a empresa quer expandir “a presença nestes dois mercados estratégicos e provocar os engenheiros e arquitetos portugueses. O uso da madeira em fachadas tem vindo a crescer na Europa, impulsionado pelas suas credenciais ecológicas e pela evolução dos processos de tratamento e acabamento, estando a conquistar as fachadas mais ousadas da Europa”, acrescentando que “a Carmo Wood quer trazer esta revolução estética para Portugal e desafiar estes profissionais a aderirem aos novos materiais. Existem fachadas em madeira que sa~o aute^nticas pec¸as de engenharia estrutural e de design. Estas fachadas na~o sa~o so´ bonitas — sa~o verdadeiras ma´quinas de eficie^ncia energe´tica, design e inovac¸a~o”.
As soluções Carmo Wood incluem paine´is modulares com encaixe de alta precisa~o, sistemas ventilados que respiram com o edifi´cio, soluc¸o~es que combinam madeira com metal e vidro criando contrastes visuais e te´rmicos bem como materiais tecnologicamente modificados para garantir uma resistência superior e baixa manutenção. Estas soluções desempenham um papel essencial tanto na construção como na reabilitação urbana, oferecendo uma alternativa sustentável e inovadora para a renovação de edifícios e espaços urbanos.
Os sistemas de fachadas da Carmo Wood estão disponíveis em diferentes espécies de madeira e acabamentos, incluindo opções personalizadas com qualquer cor RAL e diferentes sistemas de aplicação. Esta flexibilidade permite que arquitetos e engenheiros adaptem as soluções Carmo Wood às necessidades específicas de cada projeto, garantindo um resultado único e autêntico.
A nova linha inclui, por exemplo, opções como a madeira carbonizada, tratada pelo processo japonês Shou Sugi Ban, que lhe confere uma proteção natural contra fogo, insetos e agentes climáticos. Outras soluções incluem a madeira termoamodificada, submetida a altas temperaturas sem aditivos químicos, garantindo uma maior estabilidade dimensional e resistência ao tempo.
Os painéis são desenvolvidos para um encaixe preciso e rápido, adaptando-se tanto a projetos de renovação e reabilitação urbana, como a construções de raiz. Para além da versatilidade arquitetónica, estas fachadas aumentam a eficiência energética dos edifícios, reduzindo o consumo de energia e melhorando o conforto térmico.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício