O projeto, que se encontra na fase final de construção e cuja entrega está prevista para o verão de 2025, foi concebido tendo em conta dois pilares fundamentais: a sustentabilidade, que o converteu no projeto residencial com a maior pontuação histórica BREEAM em Espanha, e a saúde, com elevados critérios de conceção WELL, a certificação de arquitetura saudável mais reconhecida no mundo. Além disso, este projeto foi finalista dos Prémios de Arquitetura Avançada do Rebuild 2025, além de ter ganho o prémio BREEAM Vivienda 2024.
A Villa Ayantam reduz o impacto ambiental através da sua conceção bioclimática, que contribui para a sustentabilidade, a eficiência energética e o conforto dos utilizadores. A eficiência energética é abordada através de uma estratégia de conceção e de tecnologias que reduzem o consumo de energia do edifício, tanto em termos de aquecimento, arrefecimento, iluminação e outros sistemas, como durante a sua fase de utilização operacional. Relativamente à gestão da água, foram implementadas medidas para minimizar o consumo e reduzir a poluição da água, por exemplo, através de um tanque sob a piscina que permite a rega durante todo o ano com água da chuva, sem necessidade de abastecimento de água.
Na procura do máximo conforto para os utilizadores desta casa, foram instalados 282 m2 de Climaver 360 Plus R, condutas autoportantes em lã mineral da Saint-Gobain Isover, uma solução líder no mercado da climatização e refrigeração. Estas condutas destacam-se por terem a classificação mais elevada de estanquidade ATC 1, reduzindo em 97% as fugas de ar permitidas pelo RITE. São fabricadas com mais de 55% de material reciclado e são 100% recicláveis.
As soluções de isolamento Isover também foram instaladas nas paredes divisórias e nos revestimentos de paredes, nomeadamente 1.850 m2 de areia APTA, enquanto 950 m2 foram instalados em tetos falsos. Esta lã mineral oferece um Alto Rendimento Térmico e Acústico (APTA), isolando o edifício de forma ótima para garantir um excelente nível de conforto aos seus residentes.
Para melhorar a eficiência energética deste edifício, foram também efetuados trabalhos na envolvente do edifício. Concretamente, foram instalados 1.169 m2 de SATE (Sistema de Isolamento Térmico Exterior) com acabamento orgânico webertherm acustic LIGHT da Saint-Gobain Weber. Graças a esta solução, foi melhorado tanto o isolamento térmico da fachada, reduzindo as perdas de energia através das paredes, como o isolamento acústico, com uma elevada classificação ao fogo. Para o revestimento, foi escolhido o acabamento orgânico de grão fino webertene advance xs.
Outro destaque deste espaço é a iluminação natural, as vistas para o exterior e a qualidade do ar interior graças aos grandes espaços envidraçados e à ventilação mecânica de duplo fluxo. A Saint-Gobain Glass colaborou neste aspeto com a instalação de mais de 254,87 m2 de vidros duplos Climalit PLUS com Cool-Lite Xtreme 70/33 e Planitherm XN.
As soluções Saint-Gobain instaladas neste projeto respondem ao compromisso das suas diferentes marcas de construir melhor para as pessoas e para o planeta, sempre orientadas pelo propósito comum do Grupo Saint-Gobain: “Making The World A Better Home”.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício