Há mais de 150 anos que o edifício no cruzamento do Boulevard des Capucines com a Rue de la Chaussée d'Antin é um marco cultural. Originalmente inaugurado em 1869 como teatro de vaudeville, foi convertido em cinema pela Paramount em 1927 e, posteriormente, transformado num luxuoso palácio de cinema por Renzo Piano, a pedido do Grupo Pathé. O novo Pathé Palace tem sete salas de cinema de última geração com ecrãs LED e assentos de couro aquecidos e ajustáveis.
Ao mesmo tempo, a era dourada da Belle Époque parisiense e do cinema de grande ecrã foi revivida. Em vez de assistir a filmes no conforto de sua casa, um serviço exclusivo de concierge espera por si. Por detrás da fachada arredondada, caracterizada por três janelas curvas entre pares de colunas neoclássicas, encontra-se o bar de estilo Art Déco. Projetado por Jacques Grange, provavelmente o mais famoso designer de interiores do mundo, oferece uma vista deslumbrante sobre o animado bairro dos teatros do 9º arrondissement de Paris.
Esta frase de Renzo Piano resume o leitmotiv da conceção de muitos dos seus edifícios. É por isso que o Pathé Palace foi completamente esvaziado e envidraçado no rés do chão. A transparência do edifício tem por objetivo convidar a cidade a entrar no átrio inundado de luz, 'la piazza'. Apenas a impressionante cúpula, a rotunda e a fachada de pedra natural da Belle Époque foram reconstruídas. De acordo com as especificações oficiais, alguns elementos interiores, como o mármore nervurado, o estuque e as grades de ferro fundido, também tiveram de ser integrados no novo projeto.
Uma pirâmide de vidro invertida domina a 'piazza' de 300 metros quadrados por detrás da zona de entrada. Com apenas 45 metros quadrados na sua base, esta elegante estrutura de vidro e aço expande-se para uma largura de 29 metros, criando uma abertura de 154 metros quadrados e permitindo que a luz natural inunde o edifício de cinco andares de profundidade. A fachada interior, com 1.200 metros quadrados e 150 toneladas de peso, é suspensa. Para apoiar e estabilizar o sistema de encaixe de montantes e travessas para os vidros, o construtor de fachadas Josef Gartner construiu uma estrutura de aço pintada de cinzento-claro.
Pirâmide de vidro invertida que domina a 'piazza' de 300 metros quadrados por detrás da zona de entrada do Palácio Pathé. Foto: Quanex Company Edgetech.
Os raios variam de 100 a 150 milímetros, consoante a curvatura. Os painéis interiores e exteriores são feitos de vidro de segurança laminado de 12 mm composto por vidro float Diamant extra-claro e película de PVB. Um Super Spacer TriSeal Premium Plus Super Spacer de 10 milímetros de largura em cinzento-claro foi utilizado no espaço entre os painéis. Os arquitetos tinham especificado um espaçador cinzento para toda a pirâmide de vidro. Ao fundir-se virtualmente com o vidro, o espaçador ajuda a concretizar a visão de Renzo Piano de uma atmosfera de luz, ar e transparência.
Joachim Stoss, vice-presidente de vendas internacionais da Edgetech Europe, acrescenta: ”temos uma relação de longa data com a Döring Glass. Estamos muito satisfeitos com o facto de o nosso Super Spacer nos permitir satisfazer até os requisitos arquitetónicos mais exigentes em termos de estética de vedação de arestas. O vidro curvo encontra cada vez mais aplicações na arquitetura, uma vez que permite a criação de formas fluidas e orgânicas. A delicada arte da curvatura do vidro e a produção de vidro de forma livre são parte integrante de envelopes de edifícios planeados parametricamente".
Os espaçadores flexíveis Super Spacer são ideais para vidro curvo, uma vez que se adaptam a curvas e raios complexos. No entanto, também oferecem vantagens para o vidro plano. A sua elasticidade reduz o stress sobre a vedação do bordo e distribui as forças uniformemente, minimizando assim o risco de rutura. Durante a produção, facilitam uma aplicação precisa, mesmo com raios apertados. Além disso, dificilmente absorvem as cargas climatéricas, o que facilita ainda mais a vedação dos bordos. Asseguram a máxima precisão e paralelismo do painel, bem como arestas limpas, tanto no processamento automático como manual, especialmente com elementos de vidro isolante de grande formato.
“O Super Spacer tem várias propriedades chave que o tornam ideal para formar cantos limpos na selagem de bordas. A sua aplicação a partir do rolo permite transições precisas de 45 graus. Graças à sua elasticidade, a espuma estrutural de silicone adapta-se melhor aos cantos do vidro, garantindo uma superfície uniforme sem o risco de formação de bolhas”, explica Christoph Rubel, especialista em tecnologia da Edgetech.
“Apenas vidro branco foi utilizado para as 24 unidades de vidro isolante curvo no exterior do edifício. Em alguns casos, foi combinado com os revestimentos Eclaz e Eclaz One para maximizar a transparência e a transmissão de luz, assegurando ao mesmo tempo um ótimo isolamento térmico”, diz Lenz.
O vidro curvo foi submetido a vários testes de longo prazo sobre o comportamento de envelhecimento, ponto de orvalho e concentração de gás durante um período de mais de seis meses antes da instalação e aceitação pelo cliente, a fim de demonstrar o desempenho e a fiabilidade do espaçador.
“Num mundo em constante mudança, a adaptabilidade é a chave do sucesso”, explica Joachim Stoss da Edgetech. "O Super Spacer dá aos nossos clientes os meios para reagir às atuais exigências do mercado e moldar proactivamente as tendências futuras".
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