Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Próxima edição terá lugar em 2027, recuperando a periodicidade bienal

Construmat 2025: o que há de novo no setor das janelas, proteção solar e vidros

03/07/2025

De 20 a 22 de maio, o pavilhão 2 do centro de exposições Gran Via da Fira de Barcelona acolheu mais uma edição da Construmat. De acordo com os organizadores, o evento recebeu cerca de 22.300 visitantes, atraídos pelas tendências de transformação do setor, impulsionadas por três grandes forças motrizes: sustentabilidade, industrialização e tecnologia.

O setor das janelas, proteção solar e vidros esteve mais uma vez representado na Construmat 2025

O setor das janelas, proteção solar e vidros esteve mais uma vez representado na Construmat 2025.

Após três eventos consecutivos desde 2023, a Construmat consolida a sua presença como polo de atração da oferta comercial do setor, bem como de reflexão e divulgação dos grandes desafios que se colocam ao setor e à própria sociedade, como a necessidade de construir mais habitação a preços acessíveis e a aposta num modelo de construção mais sustentável.

No total, foram realizadas 164 atividades ao longo de três dias — entre conferências, mesas redondas, workshops e masterclasses — com a participação de 212 oradores.

A próxima edição da Construmat realizar-se-á de 18 a 20 de maio de 2027, recuperando a sua periodicidade bienal.

O setor das janelas, proteção solar e vidros

Tradicionalmente, o setor das janelas e vedações sempre teve uma presença importante na Construmat, tanto nos tempos em que o evento ocupava todo o centro de exposições da Fira de Barcelona como nas últimas edições, em que a oferta foi adaptada à realidade do setor.

Desta vez, cerca de quarenta empresas ligadas ao setor apresentaram as suas novidades em Barcelona. A seguir, uma seleção de algumas delas.

Alufactory
Alufactory.

Alufactory

Esta empresa voltou a estar presente na Construmat, apresentando várias novidades, entre as quais o seu novo sistema de correr paralelo, bem como os seus sistemas de correr Alu-Set em diferentes configurações: folhas retas, perimetrais, de elevação e deslizamento, combináveis entre si, e em três tipos de caixilhos diferentes — de encastrar, exposto e de asa. Expôs também os seus sistemas Alu Deco e 125 lift-up.

Um momento da conferência sobre CAEs , organizada pela Asefave na Construmat

Um momento da conferência sobre CAEs , organizada pela Asefave na Construmat.

Asefave

A Associação de Fabricantes de Fachadas e Janelas Leves (Asefave), esteve mais uma vez presente na Construmat. No âmbito do evento, a associação organizou uma conferência técnica intitulada “O papel das administrações no regime dos Certificados de Poupança Energética (CAE) gerados através da reabilitação de edifícios e habitações”, na qual participou Miguel Robles, presidente da Asefave. Para a associação, uma das conclusões da conferência é o papel relevante que as administrações públicas desempenham na eficiência energética, tanto em termos de gestão do património imobiliário público como na promoção de subsídios e ajudas.

A Asefave realizou ainda a reunião de direção e a assembleia geral da associação, e recebeu a visita da Ministra da Habitação e da Agenda Urbana Espanhola, Isabel Rodríguez, no seu stand.

Blindbox

Blindbox.

Blindbox

A Blindox esteve na Construmat a apresentar as suas caixas de estores NeoBox, com isolamento Neopore, que cumprem as normas de certificação Passivhaus. A gama é composta pelos sistemas NeoBox 25, NeoBox 28, NeoBox 30 e NeoBox 40. Os sistemas oferecem um desempenho excecional em termos de transmissão térmica, permeabilidade ao ar e isolamento — acústico.

Stand do Consórcio Passivhaus na Construmat
Stand do Consórcio Passivhaus na Construmat.

Consórcio Passivhaus

O Consórcio Passivhaus, uma associação que reúne diferentes fabricantes cujo objetivo é a construção passiva, esteve presente na Construmat com uma importante representação de empresas do setor das janelas e da proteção solar.

Kómmerling
Kómmerling.

Um deles foi a Kömmerling, que expôs em Barcelona o seu novo sistema Könect Élite para a motorização da sua caixa Rolaplus. O dispositivo inclui um sensor que permite acionar o obturador com um simples gesto manual. O sistema evita as fugas de ar, dispensando a correia da persiana, e pode ser implementado no sistema de domótica.

Persax
Persax.

Por seu lado, a Persax expôs a sua pré-moldura industrializada, uma solução integral para aberturas que liga o interior ao exterior. Outra novidade foi a caixa Passiv 2.0, uma versão melhorada e redesenhada da sua caixa com certificação Passivhaus, que melhora o isolamento.

Griesser
Griesser.

A Griesser esteve presente na Construmat com uma representação das suas soluções, como os sistemas de estores reguláveis Metalunic, ou os toldos de fachada Solozip II, bem como o toldo cúbico Smaila LED, da Weinor, para varandas e pequenos terraços. A Griesser apresentou também a sua garantia de 6 anos para todos os seus produtos, apoiada pelas certificações da sua rede de parceiros e instaladores.

Cortisa
Cortisa.

Cortisa

Esta empresa esteve, mais uma vez, na Construmat a apresentar as suas soluções de proteção solar, como é o caso das venezianas exteriores com lâminas reguláveis. As lâminas podem ser ajustadas a qualquer altura e rodar numa gama de -80 a 80 graus. Expôs também as redes mosquiteiras de enrolar e as venezianas de alumínio.

A Indalsu apresentou a sua nova marca Aatrio
A Indalsu apresentou a sua nova marca Aatrio.

Domo by Indalsu

A empresa galega expôs na Construmat as suas últimas novidades em sistemas de alumínio e a sua nova marca de produtos de exterior, Aatrio. Entre as novidades, destacou-se a nova balaustrada de vidro minimalista SineFine, com um desenho que permite vistas panorâmicas sem interrupções. Apresentou também uma atualização do seu sistema Domo 125RT, que incorpora um crossover minimalista com um perfil reduzido, disponível nas versões de corte reto ou perimetral. Além disso, apresentou o novo portal aparafusado DOMO, uma solução robusta e versátil para o acesso ao exterior. Finalmente, Aatrio é a nova marca Domo by Indalsu para exteriores, que inclui soluções como pérgulas bioclimáticas, coberturas móveis, cortinas de correr e de vidro, ou janelas verticais motorizadas, entre outras.

Durmi
Durmi.

Durmi

Mais uma vez, a Durmi esteve presente numa importante feira do setor. Desta vez, apresentou os seus sistemas de persianas deslizantes para fachadas, incluindo também sistemas dobráveis e deslizantes. Os sistemas podem ser motorizados para criar fachadas dinâmicas, o que ajuda a melhorar a eficiência energética dos edifícios. Foi também apresentado um novo design das suas pérgulas bioclimáticas, que melhora o aspeto estético e funcional para os instaladores.

Edisa
Edisa.

Edisa

A empresa é especializada no desenvolvimento do Libra, software de gestão ERP para empresas de construção, engenharia e imobiliárias. O Libra ERP permite facilitar a gestão informática dos projetos de obras públicas ou privadas, desde a elaboração dos orçamentos, passando pelo planeamento, a entrega dos projetos, o controlo dos custos, a subcontratação, as certificações, as aprovações e os contratos.

Exlabesa
Exlabesa.

Exlabesa

A Exlabesa aproveitou a Construmat para apresentar várias soluções, como as séries ARS-72, com dobradiças nos formatos de folha exposta, semi-exposta e oculta, e ARS-77 Slim, com secções ultrafinas e estética industrial. Também expôs o sistema IDS-30, uma solução de alumínio para portas e divisórias interiores, e a fachada cortina ECW-50, com uma secção visível de apenas 50 mm na estrutura portante, que permite a criação de estruturas visualmente leves e criativas, preservando a resistência. Outras propostas da empresa galega foram a porta rebatível BRS-82 e a porta de correr CRS-140.

Finstral
Finstral.

Finstral

Na Construmat, a Finstral apresentou a sua nova gama de revestimento Inlay, com inserções que permitem personalizar o interior do caixilho da janela com superfícies de madeira, cerâmica ou metal. Mantém sempre o núcleo isolante em PVC de alta qualidade, garantindo o desempenho do isolamento térmico e acústico. Inlay oferece uma escolha de cinco inserções de madeira dura, cinco de metal e doze de cerâmica para personalizar o interior do caixilho da janela, enquanto a moldura da folha é em alumínio colorido, com uma escolha de mais de 250 cores disponíveis.

Refine, do Grupo Valverde
Refine, do Grupo Valverde.

Grupo Valverde

O Grupo Valverde esteve presente na Construmat com dois espaços de exposição, um dedicado às suas janelas Refine e outro às janelas fabricadas com os sistemas PVC/ThermoFibra da Deceuninck.

Relativamente à Refine, o Grupo Valverde apresentou as qualidades desta janela que, em poucos anos, se afirmou como uma das melhores propostas do mercado em termos de desempenho, qualidade, preço e estética. O sistema industrializado integral próprio da Refine, com perfil de alumínio e núcleo de PVC, é agora partilhado por uma importante rede de fabricantes em toda a Espanha. Para além dos já conhecidos sistemas de folha oculta, folha semioculta, porta e correr, a Refine apresentou como novidade na Construmat o sistema Refine Glass, uma nova janela em que a folha interior é totalmente revestida a vidro. Esta solução permite a instalação de vidros triplos de alto desempenho, sem carpintarias interiores visíveis, com a possibilidade de personalizar o vidro com diferentes cores.

Grupo Valverde e Deceuninck
Grupo Valverde e Deceuninck.

No espaço destinado à Deceuninck, o programa “O Vazio Industrializado Perfeito”, uma iniciativa para melhorar o papel da janela na nova tendência da construção industrializada, foi de grande importância. De facto, este stand tornou-se um ponto de encontro de profissionais de diferentes áreas interessados neste tipo de construção, cada vez mais comum. Assim, foram organizados diferentes debates, entrevistas e podcasts entre a Deceuninck e o Grupo Valverde, com a participação de empresas como a Soudal, Ursa, Evowall ou Grupo Navas.

Innaltech
Innaltech.

Innaltech

Nesta edição, a Innaltech esteve presente no evento com uma série de novidades. Entre eles, Glasstech Slide, uma nova cortina de vidro deslizante sem limite de carris. É um complemento ideal para divisórias de terraços e para as suas pérgulas Brise e Biostanc. Outras novidades foram a nova cortina de vidro deslizante Nexus 1190, uma série minimalista com maior capacidade de envidraçamento e maior rendimento, e a porta de entrada Optima Plus de alto rendimento, que oferece a máxima estanquicidade e segurança.

Percoter
Percoter.

Percoter

Aproveitando o 40.º aniversário da empresa e, após vários anos de ausência, a Percoter voltou a expor na Construmat os seus mais recentes desenvolvimentos para o mundo da proteção solar. Uma das novidades apresentadas foi um novo motor com painel solar autossuficiente e bateria interna, que permite a instalação sem qualquer cablagem. Outra novidade, esta desenvolvida pela Idemo Motors, é o Flip, um transmissor que é ancorado no coletor de fita da guia da persiana, quando esta é substituída por uma persiana motorizada. O sistema é aparafusado na mesma parte do apanhador da persiana. Também foi apresentado o sistema melhorado de tela anti-insetos Mistral 22 mm, que pode ser aplicado em qualquer cor na sua superfície lacada. A Percoter apresentou ainda uma nova porta de tela anti-insetos praticável, com um tecido especial resistente aos rasgões provocados pelos animais, com portinhola incorporada em três tamanhos diferentes. Por fim, a empresa expôs dois estores de extrusão microperfurada: o Permolux 24, com lâminas de 24 mm, e o Permosqui PS49, este último com fecho automático.

Persycom
Persycom.

Persycom

Este ano, a Persycom veio a Barcelona para apresentar a persiana Persyvex Black Out, um sistema de veneziana exterior com um design que permite um maior escurecimento dos espaços. A Persycom também expôs a sua solução de mosquiteiro de enrolar motorizado de 85 mm, bem como um novo sistema de fecho de correr.

Persiana Mediterrània
Persiana Mediterrània.

Persiana Mediterrània

Esta empresa recuperou a persiana de madeira tradicional de Alicante, atualizando-a através da motorização. Oferece modelos de arquitetura de persiana exterior, interior e invertida, para decorar todo o tipo de espaços e casas. Cada um destes modelos requer um tipo de instalação específico, em que a caixa desempenha um papel muito importante para garantir o correto funcionamento das persianas.

Sadev
Sadev.

Sadev

A Sadev apresentou os seus sistemas de balaustrada em vidro, como o Sabco (totalmente em vidro) Romeo (para janelas) e OSF (compacto totalmente em vidro). Na Construmat, apresentou a nova Balaustrada de Vidro ignífugo, bem como as soluções de fachada em vidro Classic, Icare e Variance.

Solven
Solven.

Solven

Esta empresa veio a Barcelona para apresentar o Blickdomi C-Wall, um botão de parede compatível com todas as caixas de estaleiro, que permite ligar motores dobráveis e melhorar a ventilação das divisões de forma eficaz. Para além de ser tátil, pode ser ligado ao Wi-Fi da casa, sem necessidade de outros equipamentos. Pode gerir os estores da casa a partir do telemóvel e ser operado através da aplicação mySmartWindow, oferecendo um controlo total em tempo real sobre a janela.

Stil Condal
Stil Condal.

Stil Condal

Em Barcelona, a Stil Condal expôs o seu sistema de caixas RTX, Monoblock & Stilblock — duas soluções para persianas em alumínio perfilado ou extrudido, com um sistema de tampa de registo que permite o alojamento de diferentes tipos de isoladores. Ambos os sistemas foram concebidos de acordo com as tendências arquitetónicas minimalistas. Além disso, a empresa apresentou a sua gama de lâminas de persianas de grandes dimensões, concebidas para recintos minimalistas. A gama inclui as lâminas R-45+, C-45+, C-50+ e C-55+, com maior densidade de espuma e espessura de alumínio.

As palestras técnicas incluíram apresentações das suas soluções, como o Tigal ou as suas ferramentas digitais, bem como iniciativas em que a Technal esteve envolvida, como o “Wikihousing” — um projeto de habitação pública ecológica, participativa e autoconstruída para jovens, apresentado pelo arquiteto David Juárez.

Technal
Technal.

Technal

A Technal aproveitou a sua presença na Construmat para reunir os profissionais do setor no seu stand, com um programa completo de atividades, apresentações de produtos, palestras técnicas e experiências imersivas. Algumas das soluções apresentadas foram os sistemas Soleal Next 75, Lumeal XXL e Esbeltal, todos feitos com Hydro Circal 75R, o alumínio reciclado pós-consumo da marca.

Ventanas K·Line
Ventanas K·Line.

Ventanas K·Line

Numa nova participação na Construmat, a Ventanas K·Line expôs várias propostas. Uma delas foi a janela de batente KL-FHP, com vidros duplos e triplos, uma solução de design elegante que oferece uma eficiência energética muito elevada e um ótimo isolamento acústico. Outra novidade foi a série Minima Slide de janelas de correr minimalistas, com elementos fixos embutidos em todas as paredes e uma moldura tão fina que desaparece completamente da vista, tornando a fronteira entre o interior e o exterior praticamente impercetível. Por último, a empresa apresentou as janelas basculantes KL-FP, as portas de sacada, bem como as dobradiças invisíveis de abertura a 180 graus — uma inovação em matéria de dobradiças ocultas no canal 16.

REVISTAS

Aluval, S.L. - Picanya (València)

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    30/06/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    23/06/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial