A homenagem ocorre hoje, no Dia Nacional do Arquiteto.
Hoje, dia 3 de julho, comemora-se o Dia Nacional do Arquiteto. Este ano, a Ordem dos Arquitectos homenageia João Luís Carrilho da Graça que, segundo a Ordem, já se encontra entre os grandes nomes da arquitetura contemporânea portuguesa, tendo uma carreira notável.
João Luís Carrilho da Graça formou-se na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa em 1977 e, desde então, construiu uma trajetória marcada por uma linguagem arquitetónica singular e por uma profunda consciência social do ofício em cada projeto. Em 2008, recebeu o Prémio Pessoa, reconhecimento pela solidez e coerência da sua obra.
A sua produção arquitetónica inclui equipamentos públicos, habitação, intervenções urbanas e projetos de requalificação e valorização patrimonial.
O seu portefólio inclui projetos emblemáticos como:
• Musealização da área arqueológica do Castelo de São Jorge, Lisboa (Prémio Piranesi – Prix de Rome, 2010)
• Terminal de Cruzeiros de Lisboa (2018)
• Ponte pedonal sobre a ribeira da Carpinteira, Covilhã (2009)
• Data Center da Portugal Telecom, Covilhã (2013)
• Igreja de Santo António, Portalegre (2008)
• Pavilhão Julião Sarmento, Lisboa (2025)
Para Avelino Oliveira, presidente da Ordem dos Arquitectos, “vivemos um momento histórico em que é especialmente relevante lembrar que a arquitetura tem uma função social primordial e que é uma ferramenta que pode contribuir muito positivamente para uma vida em comunidade mais equilibrada, inclusiva e sustentável. E é isso que vamos lembrar no próximo Dia Nacional do Arquiteto”.
Sobre João Luís Carrilho da Graça, Avelino Oliveira lembra que “tem uma obra muito importante e faz parte de uma geração de arquitetos portugueses que preenche as duas últimas décadas do século XX e as duas primeiras do século XXI. Enquanto autor, Carrilho da Graça é um arquiteto essencial para se entender a arquitetura contemporânea portuguesa e influenciou muitos jovens e menos jovens, como arquiteto e como professor. É um dos elementos charneira entre diferentes gerações, onde a matriz é a qualidade do desenho arquitetónico, a compreensão do lugar, a otimização dos programas propostos, a adequação da linguagem — seja sobre o novo ou sobre o reabilitado —, e o detalhe cuidadoso e criterioso que as construções de boa arquitetura nos impõem. Celebrar a obra e a figura de Carrilho da Graça, neste Dia Nacional do Arquiteto, é também celebrar, em simultâneo, a ímpar qualidade de uma obra muito especial, mas igualmente assinalar que João Luís é um dos grandes mestres da cultura contemporânea portuguesa. Assim sendo, a Ordem dos Arquitectos está a homenagear um dos seus mais ilustres membros, segura de que este colega, sempre tão acessível e disponível para toda a classe profissional, irá continuar a brindar-nos com magníficas criações por muitos e longos anos, como aliás é apanágio desta maravilhosa geração onde Carrilho da Graça se inclui, já que a qualidade perdura e ainda se fortalece ao longo da carreira".
Mais informações em:
www.ordemdosarquitectos.org
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício