EPD emitida e verificada pelo ift Rosenheim é válida até 15 de abril de 2030
A Deventer Profile GmbH, uma das principais empresas europeias de vedação de TPE e subsidiária da Roto Frank Fenster- und Türtechnologie GmbH, publicou uma Declaração Ambiental de Produto (EPD, na sigla em inglês) para os seus perfis de vedação de TPE-S, TPE-V e PVC flexível e obteve uma classificação A+ para as emissões de COV dos seus produtos de TPE-S, TPE-V, PVC flexível e silicone. Ambos os certificados são válidos para todas as instalações da Deventer localizadas na Alemanha, Países Baixos e Polónia.
A EPD emitida e verificada pela ift Rosenheim é válida até 15 de abril de 2030. Para além de fornecer informações importantes para os sistemas de certificação de edifícios, ajuda os fabricantes de janelas e portas a demonstrar os efeitos ecológicos dos seus produtos. A EPD inclui perfis de vedação Deventer feitos de PVC flexível e dois tipos de elastómeros termoplásticos, TPE-S e TPE-V. Estes materiais são utilizados em vedações estáticas e dinâmicas para componentes de edifícios e são adequados para aplicações de acordo com as normas EN 14351-1 e 14351-2.
A EPD descreve em pormenor as diferentes fases da vida útil dos selos de perfil, incluindo o fabrico, a construção, a utilização e a eliminação. Também considera o potencial de reutilização, recuperação e reciclagem dos vedantes. A análise do ciclo de vida realizada pela ift Rosenheim apresenta os efeitos dos materiais em 13 indicadores-chave de impacto ambiental, tais como a acidificação, a destruição da camada de ozono, as alterações climáticas ou a eutrofização. A base para os cálculos é a norma DIN EN 15804:2012+A2:2019 2, correspondente aos requisitos das normas internacionais DIN EN ISO 14040 3, DIN EN ISO 14044 4 e EN ISO 14025 5 e também baseada na ISO 21930 6. A ACV está disponível online em ftt.roto-frank.com/en/deventer-epd.
Outro fator decisivo na seleção da melhor vedação para sistemas de janelas e portas é a qualidade do ar interior. Os materiais de construção, o mobiliário ou os componentes técnicos, como as vedações, podem emitir compostos orgânicos voláteis (COV), que podem afetar a saúde a longo prazo. A ift Rosenheim realizou testes laboratoriais exaustivos para verificar as emissões de COV das vedações Deventer TPE-S, TPE-V, PVC flexível e silicone e atribuiu-lhes a classificação máxima A+. O rótulo A+ garante emissões mínimas e máxima proteção do ar interior. O certificado COV está disponível online em ftt.roto-frank.com/en/deventer-voc.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício