A ANFAJE alerta para o impacto crescente das ondas de calor, em Portugal, e sublinha a necessidade de reforçar os apoios à melhoria do conforto térmico das habitações.
O parque habitacional nacional é antigo e foi construído sem critérios de isolamento térmico, conforto e eficiência energética. Neste quadro, Portugal tem uma grande maioria de casas desconfortáveis tanto no verão como no inverno, acentuada por uma enorme quantidade de pobreza energética, especialmente entre a população mais idosa e vulnerável.
Perante este cenário, a ANFAJE defende a aplicação de IVA reduzido (6%) às janelas eficientes, a atribuição de benefícios fiscais em sede de IRS para quem invista na melhoria das habitações e o relançamento de programas públicos de apoio, como o ‘Edifícios Mais Sustentáveis’.
A associação reafirma a sua disponibilidade para colaborar com o Governo e entidades públicas, propondo soluções para combater a pobreza energética e melhorar o conforto térmico e a eficiência energética dos edifícios portugueses.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício