O arquiteto Nuno Portas (1934-2025) partiu no dia 27 de julho. Deixou-nos "a grande referência dos urbanistas portugueses. Foi um grande arquiteto, um magnifico professor", sublinha a Ordem dos Arquitetos.
A Ordem dos Arquitectos declara hoje o luto oficial pela partida de um dos seus mais consagrados membros. Nuno Portas é Membro Honorário da nossa instituição, e é um arquiteto multipremiado em todo o mundo. "Qualquer palavra sobre o legado de Nuno Portas na história da arquitetura portuguesa é escassa perante a importância da obra que nos deixou. Neste dia triste importa celebrar a extraordinária vida de Nuno Portas como arquiteto, como o maior arquiteto-urbanista da história contemporânea, mas também como o político governante decisivo nas políticas de habitação do pós 25 de abril. Celebramos o Nuno Portas também como grande impulsionador da legislação em planeamento em Portugal".
A Ordem dos Arquitectos endereça os pêsames à família, aos amigos e a todos os que partilharam uma vida muito preenchida com ele. "A arquitetura portuguesa, toda a cultura nacional, perdeu um grande vulto", lamenta.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício