O vidro disponibilizado pela Guardian Sun promete melhor eficiência, mesmo aquando das ondas de calor.
Em 2025, a Península Ibérica registou o junho mais quente da sua história, batendo o anterior recorde de 2024, que por sua vez bateu o recorde de 2023. Uma tendência que não se baseia apenas na intensidade destas ondas de calor, mas também na sua frequência e extensão.
De acordo com os dados fornecidos pela AEMET (Agência Estatal de Meteorologia), desde que o estudo das ondas de calor começou, em 1975, houve doze ondas de calor durante o mês de junho, das quais sete foram registadas desde 2011, enquanto nos 35 anos anteriores houve cinco ondas de calor.
Embora tenhamos tendência para nos concentrarmos nos sistemas ativos, como o ar condicionado, quando se trata de combater o calor, é importante destacar o papel do vidro nos edifícios. Num cenário em que a radiação solar intensa penetra através das janelas, sendo que cerca de 80% da superfície das janelas é ocupada por vidro, o tipo de vidro instalado pode fazer toda a diferença; é um material que contribui para o conforto em casa.
O vidro de controlo solar e isolamento térmico, como o vidro inteligente Guardian Sun, foi desenvolvido para proporcionar isolamento e conforto térmico tanto no inverno como no verão. Funciona através da utilização de materiais que permitem a passagem da luz natural, mas reduzem a entrada de energia solar, ajudando a reduzir o sobreaquecimento dos espaços interiores. Pode também ajudar a melhorar a eficiência energética, reduzindo as necessidades de aquecimento e de arrefecimento.
Face a estas situações de temperaturas extremas, Guardian Sun representa um exemplo de inovação, consolidando-se como uma solução técnica eficaz para novas janelas em habitações que procuram conforto no inverno e no verão, eficiência energética e desempenho.
O Guardian Sun é um vidro ao qual é aplicado um revestimento magnetrónico de alta tecnologia para proporcionar uma dupla funcionalidade: controlo solar e isolamento térmico. Permite precisamente a entrada de apenas 43% da radiação solar, enquanto deixa passar 70% da luz natural, mantendo uma estética neutra e contemporânea. É, por isso, uma solução para climas quentes e divisões viradas a sul ou a poente.
Em termos de isolamento, o Guardian Sun tem um valor U de até 1,1 W/(m²-K), numa unidade de vidro isolante 4/16 árgon/4. Isto traduz-se numa casa mais fresca no verão e mais quente no inverno. Um estudo da Tecnalia, realizado numa casa de 100 m² em Madrid, demonstrou que a substituição de um vidro convencional por um Guardian Sun permitiu poupar até 38% em ar condicionado e uma média de 14% em aquecimento e eletricidade.
Este vidro também protege o interior. Ao filtrar até 80,6% dos raios UV, e até 98,5% quando combinado com o Guardian LamiGlass, ajuda a preservar as cores dos pavimentos, mobiliário e têxteis, retardando a deterioração devida à exposição solar.
Para além do desempenho do produto, o processamento e a incorporação do vidro Guardian Sun numa unidade de vidro isolante é muito importante. Para isso, a Guardian Glass conta com a rede de fabricantes licenciados Guardian Select, fabricantes de unidades de vidro isolante que cumprem os requisitos de qualidade Guardian Glass e as marcas de qualidade voluntárias, além de oferecerem uma garantia de 10 anos sob determinadas condições.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício