Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Pavilhão 21, stand 21

Vitrum reúne vidro fino, VLS, ERP e um toque de ‘dolce vita’ do grupo Hegla

07/08/2025

Milão, por si só, já seria motivo suficiente para visitar a Vitrum em setembro. Mas, além disso, o evento reunirá tendências que tornarão a visita à feira uma experiência muito enriquecedora. Entre os expositores estará o grupo Hegla, que apresentará ao vivo no seu stand tecnologia inovadora com selo alemão. Ali será possível ver soluções para o corte e manipulação automática de vidro fino, um novo sistema de corte VLS, diferentes possibilidades de tratamento a laser e o sistema ERP glass365.

Há mais de 30 anos que a Hegla inclui instalações para vidro técnico no seu catálogo...
Há mais de 30 anos que a Hegla inclui instalações para vidro técnico no seu catálogo. Até agora, o vidro fino de 0,5 mm era utilizado principalmente para aplicações técnicas, como ecrãs.

Vidro fino no vidro isolante triplo: uma aposta em alta

O vidro fino é uma das tendências atuais do setor. Embora o clássico vidro isolante triplo com folhas sodocalcárias já fosse um componente habitual em edifícios energeticamente eficientes, o uso de vidro fino a partir de 0,5 mm na posição central abre novas oportunidades de mercado.

Graças ao seu design elegante e ao seu peso leve, em renovações energéticas é possível substituir o antigo vidro isolante duplo por uma unidade tripla sem necessidade de trocar toda a janela. O valor U alcançado é comparável ao de uma unidade isolante convencional de três folhas. Esta combinação também oferece vantagens em edifícios novos: a construção da janela é mais estreita e leve, o que reduz a carga sobre a estrutura do edifício e as ferragens.

Borda de corte homogénea para alta resistência

Até agora, o vidro fino era utilizado principalmente em aplicações técnicas, como ecrãs. O tipo utilizado nestes casos, o vidro borossilicato, oferece uma maior resistência ao calor e à quebra do que o vidro float. Ao mesmo tempo, impõe exigências mais elevadas em termos de manuseamento e qualidade das bordas.

Imagen
O vidro fino requer processos automatizados e personalizados devido às maiores exigências de manuseamento e qualidade de corte...
O vidro fino requer processos automatizados e personalizados devido às maiores exigências de manuseamento e qualidade de corte.

“Um elevado grau de automatização e processos adaptados garantem, neste caso, a segurança do procedimento”, afirma Bernhard Hötger, diretor-geral da Hegla. “De tudo o resto encarrega-se uma cabeça de corte especial, que garante uma borda homogénea com elevada resistência”.

Após a transferência automática para um carro de transporte, por exemplo, é gerada uma unidade isolante com separadores TPS numa linha da Glaston. Na feira Vitrum serão apresentados o sistema de corte Galactic TG e um dispositivo de carga otimizado para vidro fino.

Evolução tecnológica no vidro laminado de segurança

Pela primeira vez foi apresentada em Milão uma mesa de corte completamente redesenhada para VLS. “Pegámos no melhor das nossas linhas AdvaLam e ProLam e levámo-lo a um nível ainda superior”, destaca Bernhard Hötger. “O resultado é um sistema de corte que, em modo totalmente automático, realiza as tarefas com o máximo rendimento”.

A Hegla apresenta na Vitrum um novo sistema de corte para vidro laminado de segurança que utiliza processos automatizados para determinar o fluxo do...
A Hegla apresenta na Vitrum um novo sistema de corte para vidro laminado de segurança que utiliza processos automatizados para determinar o fluxo do vidro. Equipado com um aquecedor de diodos laser opcional, consegue-se a máxima qualidade nas arestas.
Com o sistema patenteado de aquecimento por diodos laser como equipamento opcional, é possível aumentar a produtividade em até 20% em comparação com os aquecedores infravermelhos convencionais. Um benefício adicional é que a borda de corte apresenta um risco consideravelmente menor de delaminação.

O novo sistema tem um design modular e pode ser ampliado de forma flexível. Assim, é possível incorporar a qualquer momento um sistema de aquecimento por diodos laser ou um sistema de marcação a laser. Também é possível adicionar um segundo sistema de corte à linha do sistema.

Valor acrescentado graças ao laser

Proteção contra o impacto de aves, transmissão de ondas de telemóvel, função de aquecimento... os sistemas de tratamento a laser da Hegla boraident permitem dotar o vidro padrão de funcionalidades adicionais. Tanto durante o fabrico como posteriormente, uma vez instalados no edifício, pode ser aplicado sobre o vidro ou a unidade isolante um desenho por impressão a laser para proteger contra o impacto de aves.

De forma personalizada e adaptada às propriedades do vidro, é impresso um padrão de proteção contra pássaros, seja parcialmente transparente ou opaco...
De forma personalizada e adaptada às propriedades do vidro, é impresso um padrão de proteção contra pássaros, seja parcialmente transparente ou opaco.

Este tratamento tem um efeito triplo: indica à ave que não pode atravessar esse espaço, interrompe os reflexos enganosos — como os de árvores ou arbustos — e gera um reflexo da luz no espectro UV que só é visível para o animal. O acabamento é feito sem danificar a superfície. Para isso, o laser transfere partículas cerâmicas para o vidro que são resistentes a arranhões, suportam as intempéries e mantêm a sua cor por mais de 20 anos.

Para garantir a receção total do sinal móvel são eliminadas com grande precisão linhas finíssimas do revestimento metálico, seguindo uma geometria específica. Além disso, é possível transformar esse revestimento em finas pistas condutoras que, ao aquecerem, evitam uma grande acumulação de neve ou a condensação de humidade. Entre as outras novidades está o tratamento a laser das bordas: sem danificar a superfície, o revestimento é removido com grande velocidade e precisão, obtendo-se uma excelente qualidade visual.

O ERP da Hegla-Hanic é totalmente novo e combina uma estrutura de software moderna com conhecimentos do setor e experiência em vidro...
O ERP da Hegla-Hanic é totalmente novo e combina uma estrutura de software moderna com conhecimentos do setor e experiência em vidro.

A nova geração de ERP

A Hegla-Hanic apresenta no seu stand o seu novo sistema ERP, glass365. Com base no Microsoft Dynamics 365 Business Central, a equipa de especialistas da Bochum redesenhou completamente o seu antigo ERP. “Isto permitiu-nos transferir as vantagens do nosso programa e a nossa experiência em vidro para uma arquitetura de software de última geração”, explica Jan Schäpers, diretor-geral da Hegla-Hanic. “Assim podemos concentrar-nos nas nossas competências-chave, enquanto os utilizadores do sistema beneficiam de uma interface moderna e de múltiplas conexões, por exemplo, com o Office 365”.

O software funciona em qualquer dispositivo, é atualizado automaticamente e pode ser ampliado para incorporar novas aplicações, produtos ou até mesmo vários centros de trabalho. A partir do Dynamics App Source é possível adicionar mais módulos. As encomendas dos clientes, por exemplo, podem ser transferidas para o sistema através da importação de dados ou através da aplicação. Também é possível ativar uma função de IA que, após uma verificação, incorpora pedidos ou encomendas ao sistema, gera análises ou até sugere ações de marketing.

REVISTAS

Media Partners

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    28/07/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    21/07/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial