Na sua trajetória marcada pelo crescimento e inovação contínuos a Bottero será protagonista na Vitrum 2025 com importantes inovações para a indústria do vidro. Ao longo dos três dias do evento os visitantes terão a oportunidade exclusiva de participar em sessões de demonstração e workshops técnicos na sede de Cuneo, com especial enfoque no trabalho com vidro plano e cerâmica.
A Bottero apresentará na Vitrum as últimas soluções tecnológicas nos setores do vidro plano e oco, partilhando um avanço da sua rota de desenvolvimento e os projetos estratégicos atualmente em curso.
A estratégia de crescimento da empresa baseia-se em dois pilares fundamentais:
Um exemplo concreto é a GlassForm.AI, a joint-venture entre a Bottero e a Tiama que opera exclusivamente no desenvolvimento de soluções baseadas em IA para a indústria do vidro. Com uma equipa de mais de 30 engenheiros especializados, a GlassForm.AI cria sistemas que otimizam o processo de conformação, melhoram a eficiência energética, reduzem a intervenção humana e preservam o conhecimento técnico industrial.
Um exemplo disso é a colaboração com a 3Sun, empresa do grupo Enel Green Power, que escolheu as tecnologias Bottero para construir a nova gigafábrica de 3 GW em Catânia, dedicada à produção de painéis solares. Este projeto simboliza a sinergia entre a automação avançada e as energias renováveis.
Como parte da sua estratégia de expansão, a Bottero adquiriu recentemente, através da sua subsidiária E2Pack, uma subsidiária do Grupo EMS de Montecchio Emilia, especializada em soluções de fim de linha e embalagem. Esta operação amplia a oferta da Bottero para incluir soluções para os setores alimentar, de bebidas, farmacêutico e de vidro oco, reforçando a sua posição como fornecedora global de sistemas completos.
Com mais de 800 funcionários — 25% dos quais dedicados a I&D e serviços técnicos — a Bottero gera uma faturação próxima dos 300 milhões de euros e possui fábricas nas cidades italianas Cuneo, Montecchio Maggiore, Rovereto e na China.
“Com mais de 60.000 instalações ativas em todo o mundo”, conclui Marco Tecchio, diretor-geral da empresa, “continuamos a investir em soluções inteligentes e sustentáveis para apoiar a transformação da indústria do vidro”.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício