Para muitos proprietários de casas e construtores, a adaptação de janelas obsoletas e de baixa eficiência sem complicar o processo de substituição é um grande desafio. A Glaston oferece agora uma solução para este problema: unidades de vidro isolante triplo TPS com um núcleo de vidro ultrafino de até 0,5 mm. Uma configuração de sistema única e uma sequência de processo especial patenteada pela Glaston permitem a produção automática destas novas unidades de vidro isolante.
A Glaston foi a inventora da tecnologia de vidro isolante TPS (Thermo Plastic Spacer) e introduziu este know-how de última geração no mercado há mais de 30 anos. Na glasstec 2024, a empresa apresentou este novo processo de fabrico de unidades de vidro isolante (IGU) com vidro fino.
A tecnologia Glaston TPS desempenha um papel decisivo na produção destas unidades finas. Ao garantir valores de isolamento e estanquidade ao gás excecionalmente elevados, melhora significativamente o desempenho destas unidades de vidro isolante. Além disso, o sistema totalmente automatizado reduz a necessidade de manuseamento manual, um fator chave dada a sensibilidade do vidro fino.
“Esta linha de produção garante a máxima flexibilidade para unidades TPS de vidro convencional e fino, mesmo em operação mista”, acrescenta Uwe Risle. Todas as estações de processamento da linha possuem configurações ideais para o processamento de vidro ultrafino com núcleo de até 0,5 mm de espessura. O deslocamento e o encapsulamento completo no espaçador termoplástico e na camada de vedação secundária garantem que o vidro de núcleo fino esteja bem protegido.
Vidros de espessuras convencionais podem ser produzidos nesta linha TPS usando duas máquinas de montagem automática, incluindo enchimento de gás em modo de alta velocidade. De acordo com o catálogo de tipologias da Glaston, é garantida uma vasta gama de opções, incluindo modernas unidades quádruplas com vidro fino.
O vidro fino TPS é particularmente adequado para aplicações residenciais, tanto em novas construções como em renovações. Em novas construções, o seu baixo peso simplifica o transporte e a instalação. E os problemas funcionais, como os problemas de fecho das pesadas janelas de correr, podem ser eliminados.
“As unidades TPS triple slim são especialmente vantajosas em renovações”, afirma Uwe Risle. “Não só proporcionam uma melhoria significativa do desempenho em relação às unidades duplas menos eficientes do ponto de vista energético, como também se adaptam perfeitamente aos caixilhos das janelas existentes, o que as torna uma solução ideal para renovações fáceis de janelas”.
U significa um maior retorno do investimento. As unidades Triple TPS com um vidro central ultrafino de até 0,5 mm são uma verdadeira mudança na indústria do vidro e contribuem de forma valiosa para satisfazer a crescente procura de casas mais eficientes em termos energéticos.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício