Domo by Indalsu, S.L.
Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Glaston apresenta sequência de processos patenteada

09/09/2025
Vidro isolante TPS com núcleo de vidro ultrafino até 0,5 mm, uma inovação importante na indústria vidreira.
Glaston Ultra TPS. Linha flexível para a produção de unidades triplas finas. © Glaston Germany GmbH
Glaston Ultra TPS. Linha flexível para a produção de unidades triplas finas. © Glaston Germany GmbH.

Para muitos proprietários de casas e construtores, a adaptação de janelas obsoletas e de baixa eficiência sem complicar o processo de substituição é um grande desafio. A Glaston oferece agora uma solução para este problema: unidades de vidro isolante triplo TPS com um núcleo de vidro ultrafino de até 0,5 mm. Uma configuração de sistema única e uma sequência de processo especial patenteada pela Glaston permitem a produção automática destas novas unidades de vidro isolante.

A Glaston foi a inventora da tecnologia de vidro isolante TPS (Thermo Plastic Spacer) e introduziu este know-how de última geração no mercado há mais de 30 anos. Na glasstec 2024, a empresa apresentou este novo processo de fabrico de unidades de vidro isolante (IGU) com vidro fino.

Processo de fabrico patenteado

O desenvolvimento destas unidades triplas de TPS finas e energeticamente eficientes exigiu a superação de desafios técnicos significativos. “Os métodos tradicionais de fabrico destas unidades triplas com um vidro central ultrafino de até 0,5 mm revelaram-se inadequados”, afirma Uwe Risle, diretor da IG Product Management da Glaston. "É por isso que desenvolvemos uma nova tecnologia de produção que está patenteada desde o outono de 2024. Esta abordagem muda completamente o processo, minimizando a tensão no vidro de núcleo fino e reduzindo o risco de quebra".

A tecnologia Glaston TPS desempenha um papel decisivo na produção destas unidades finas. Ao garantir valores de isolamento e estanquidade ao gás excecionalmente elevados, melhora significativamente o desempenho destas unidades de vidro isolante. Além disso, o sistema totalmente automatizado reduz a necessidade de manuseamento manual, um fator chave dada a sensibilidade do vidro fino.

“Esta linha de produção garante a máxima flexibilidade para unidades TPS de vidro convencional e fino, mesmo em operação mista”, acrescenta Uwe Risle. Todas as estações de processamento da linha possuem configurações ideais para o processamento de vidro ultrafino com núcleo de até 0,5 mm de espessura. O deslocamento e o encapsulamento completo no espaçador termoplástico e na camada de vedação secundária garantem que o vidro de núcleo fino esteja bem protegido.

Vidros de espessuras convencionais podem ser produzidos nesta linha TPS usando duas máquinas de montagem automática, incluindo enchimento de gás em modo de alta velocidade. De acordo com o catálogo de tipologias da Glaston, é garantida uma vasta gama de opções, incluindo modernas unidades quádruplas com vidro fino.

Aplicador Glaston Ultra TPS. Aplicação direta de espaçador termoplástico em vidro. Glaston Alemanha GmbH
Aplicador Glaston Ultra TPS. Aplicação direta de espaçador termoplástico em vidro. Glaston Alemanha GmbH.

Unidades IG energeticamente eficientes com vidro fino

As unidades triplas TPS com núcleo de vidro ultrafino até 0,5 mm são significativamente mais leves do que as unidades triplas convencionais e oferecem envidraçamento de alto desempenho num pacote mais fino e eficiente. Estas unidades oferecem valores U até 20% mais elevados do que os vidros duplos convencionais, resolvendo simultaneamente os problemas de espessura e peso.

O vidro fino TPS é particularmente adequado para aplicações residenciais, tanto em novas construções como em renovações. Em novas construções, o seu baixo peso simplifica o transporte e a instalação. E os problemas funcionais, como os problemas de fecho das pesadas janelas de correr, podem ser eliminados.

“As unidades TPS triple slim são especialmente vantajosas em renovações”, afirma Uwe Risle. “Não só proporcionam uma melhoria significativa do desempenho em relação às unidades duplas menos eficientes do ponto de vista energético, como também se adaptam perfeitamente aos caixilhos das janelas existentes, o que as torna uma solução ideal para renovações fáceis de janelas”.

Unidade tripla TPS -IG com vidro central ultrafino de 0,5 mm. © Glaston Germany GmbH
Unidade tripla TPS -IG com vidro central ultrafino de 0,5 mm. © Glaston Germany GmbH.
Além disso, o vidro mais fino tem maior transmissão de luz e é necessária muito menos matéria-prima para o seu fabrico. Para muitos proprietários e construtores, a combinação de menor suporte de estrutura e um valor U mais baixo traduz-se numa maior rentabilidade.

U significa um maior retorno do investimento. As unidades Triple TPS com um vidro central ultrafino de até 0,5 mm são uma verdadeira mudança na indústria do vidro e contribuem de forma valiosa para satisfazer a crescente procura de casas mais eficientes em termos energéticos.

REVISTAS

A-OK Motors®APAL - Associação Portuguesa de Aluminio

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    08/09/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    01/09/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter semanal - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial