Antigas janelas de carvalho do Castelo de Wynendaele foram equipadas com novos vidros isolantes a vácuo
“O Castelo de Wynendaele é um lugar mágico”, entusiasma-se Jérôme Matthieu de Wynendaele, proprietário do castelo. “Fineo é um produto mágico”, acrescenta Christophe Vanassche, consultor de projetos da RenoWindow, uma empresa belga especializada na renovação sustentável de janelas. O restauro energeticamente eficiente dos vidros históricos deste castelo idílico rodeado por um fosso na Flandres Ocidental juntou dois parceiros que demonstraram a sua compatibilidade ao longo do processo de restauro.
O Castelo de Wynendaele foi originalmente construído como um complexo de castelos de madeira no final do século XI, sendo substituído por um castelo circular murado dois séculos mais tarde. Nos séculos XII e XIII, o castelo foi a sede dos Condes da Flandres e, mais tarde, foi palco de muitos acontecimentos históricos importantes. Na década de 1870, a família Matthieu, proprietária da propriedade desde 1833, remodelou o castelo em estilo neogótico, dando-lhe a sua aparência atual com torres de estilo medieval, ameias, empenas escalonadas e portais em arco.
Depois de se mudar para a Flandres Ocidental em 2021, Jérôme Matthieu de Wynendaele viu-se confrontado com grandes desafios. Como é que o espírito de um castelo classificado com 2.000 metros quadrados e 1000 anos de idade poderia ser preservado e, ao mesmo tempo, reduzir o consumo de energia? O vidro Fineo com isolamento a vácuo da AGC, termicamente eficiente, apresentou-se como a solução ideal.
“A Autoridade do Património Flamengo pediu-nos que preservássemos os caixilhos das janelas existentes sempre que possível. É por isso que precisávamos de um vidro isolante térmico que fosse tão fino como um vidro simples”, explica o proprietário do castelo. O vidro isolante a vácuo Fineo foi escolhido porque combina a eficiência energética moderna com o mínimo de perturbação na instalação.
Os especialistas da RenoWindow reconhecem as claras vantagens de renovar janelas históricas com vidro a vácuo. Em vez de uma reconstrução completa, o processo centra-se na atualização dos caixilhos existentes e na substituição do vidro para melhorar a eficiência energética. Esta abordagem deixa os caixilhos e as ligações à alvenaria intactos, o que constitui uma vantagem significativa em relação à substituição completa, uma vez que as janelas historicamente exatas requerem frequentemente personalização e fabrico manual.
Wynendaele tem 203 janelas com cerca de 30 designs únicos. Antes de substituir os vidros, a RenoWindow mediu com exatidão todos os vidros existentes. A partir destes dados, a AGC Glass Europe produziu cerca de 60 formatos e espessuras de vidro diferentes, variando de 6,7 a 20,1 milímetros, na linha de produção ultramoderna da Fineo em Lodelinsart, na Bélgica, cada um deles feito exatamente à medida. Devido aos rigorosos requisitos de preservação, as vigas transversais existentes foram mantidas e foram inseridas pequenas unidades de vidro para preservar a subdivisão original. Cada caixilho de janela foi cuidadosamente inspecionado quanto a danos e medido com precisão, enquanto as juntas e os encaixes foram verificados e substituídos quando necessário.
A substituição do vidro demorou cerca de duas semanas e foi efetuada de forma tradicional. Depois de fresar e limpar os recessos existentes, foi utilizada uma massa macia suficientemente espessa para inserir o VIG de forma segura, evitando o contacto direto entre o vidro e a moldura. Por fim, a superfície pintada foi restaurada profissionalmente. Apenas em alguns casos foi necessário remover as folhas das janelas para poder fresar mais eficazmente. “O nosso objetivo é sempre preservar a estética original dos caixilhos e não utilizar materiais adicionais”, explica Vanassche. "Graças ao valor de isolamento e à espessura, podemos oferecer a substituição do vidro mantendo 100 % da aparência original do caixilho”, conclui.
Stefan Lips, diretor de vendas europeu da Fineo by AGC, explica: “o elemento funcional central do envidraçamento a vácuo FINEO é uma lacuna de vácuo de 0,1 milímetros de espessura entre dois painéis de vidro, um dos quais tem um revestimento low-e que garante uma elevada eficiência energética num design extremamente fino. Este sistema elimina a convecção e reduz a radiação térmica, proporcionando um isolamento térmico altamente eficaz. Ao contrário dos vidros isolantes convencionais, que são preenchidos com gases nobres como o árgon ou o crípton, o efeito isolante do Fineo é conseguido principalmente graças ao vácuo entre os dois painéis de vidro".
Apesar de uma espessura total de vidro de apenas 6,7 a 20,1 milímetros, o Fineo atinge valores de isolamento térmico comparáveis aos do vidro triplo. Com um valor Ug de 0,7 W/(m²K), é uma melhoria considerável em relação ao vidro simples tipicamente encontrado em edifícios mais antigos, que tem um valor Ug de cerca de 5,8 W/(m²K).
”Este projeto foi especial para a nossa equipa. Trabalhar neste castelo histórico rodeado por um fosso foi simultaneamente um desafio técnico e uma experiência enriquecedora a nível pessoal. Não é todos os dias que nos pedem para não perturbar o espírito da torre enquanto trabalhamos", diz Christophe Vannasche com um sorriso. A logística dos trabalhos teve de ser meticulosamente planeada de modo a não perturbar o funcionamento do castelo. Devido ao fosso que o rodeia, era difícil aceder a muitas janelas, pelo que foram utilizados andaimes tipo escada.
Para além das suas propriedades térmicas, o Fineo caracteriza-se por uma maior transmissão de luz. Em comparação com o vidro triplo, cerca de 15% mais luz natural entra no interior, o que contribui para a qualidade do espaço, especialmente nas áreas de estar e de trabalho. O vidro de vácuo também proporciona um melhor nível de isolamento acústico do que o vidro triplo moderno: o vidro utilizado em Wynendaele atinge valores de até 36 dB. O Fineo é também flexível na sua aplicação: o vidro standard pode ser personalizado para satisfazer diferentes requisitos, oferecendo funções adicionais como o controlo solar, o isolamento acústico e o vidro de segurança. Para utilização em edifícios classificados, está disponível o Fineo Heritage, que combina o vidro Fourcault para preservar a aparência histórica do envidraçamento original.
“O Fineo combina de forma impressionante o alto desempenho com a sustentabilidade, estabelecendo novos padrões na tecnologia de janelas”, diz Clément Lemoine, diretor de gestão de produtos da Fineo by AGC. "Os nossos testes laboratoriais mostram que o Fineo mantém as suas propriedades de isolamento e isolamento acústico durante mais de 60 anos, proporcionando aos nossos clientes uma tranquilidade a longo prazo".
A alta qualidade e fiabilidade da Fineo são confirmadas por várias certificações e aprovações que a reconhecem como pioneira na indústria do vidro. Por exemplo, o vidro de isolamento a vácuo é 100% reciclável e fabricado a partir do vidro certificado cradle to cradle da AGC, que verifica a natureza sustentável do ciclo do material e o processo de produção amigo do ambiente.
Em novembro de 2024, a AGC foi o primeiro fabricante a receber a marca CE para o seu vidro isolante a vácuo Fineo, um selo de qualidade reconhecido internacionalmente que garante a segurança, a fiabilidade e os elevados padrões do produto.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício