Investindo na modernização, a Multi Windows tem vindo a apostar na aquisição de equipamentos tecnológicos de topo - aumentando a sua capacidade produtiva e reduzindo prazos -, bem como em sistemas de gestão que garantem uma operação ágil e pronta à escalabilidade, mais verde e flexível. Como explica, em entrevista, a owner da especialista no fabrico e comercialização de caixilharias, numa altura em que a empresa está a “diversificar o seu portefólio para segmentos superiores”, é de sublinhar “a inclusão de produtos alumínio e uPvC SCHÜCO”.
Desde a tomada de posse da nova gerência, em 2021, temos procedido a um conjunto diverso de medidas e investimento na modernização. Transformámos todo o modelo produtivo nos seus processos e procedimentos, e apostámos na aquisição de equipamentos de produção com a tecnologia mais recente no mercado, o que nos permitiu atingir um patamar de industrialização muito superior e, consequentemente, prazos de fabrico menores e muito melhor qualidade.
A requalificação dos recursos humanos foi também essencial. Acreditamos que a formação contínua é o caminho. Neste momento podemos dizer, confortavelmente, que a capacidade produtiva está preparada para abastecer mais clientes, com menores prazos.
Atualmente os consumidores são muito mais informados e muito mais exigentes. Nesse sentido, garantir que a mais recente tecnologia é utilizada permite-nos acompanhar as novas tendências, técnicas e produtos. Além da maquinaria e processo produtivo, é também fundamental a utilização de sistemas de gestão adequados. A Multi Windows tem, continuamente, efetuado um forte investimento na área dos sistemas de informação no sentido de garantir uma operação ágil e pronta à escalabilidade, mais verde (sem papel), mais eficaz. E mais importante, uma operação flexível, adaptando-se a novos produtos e processos inerentemente necessários.
Temos sempre novidades (risos). Felizmente, na nossa empresa nenhum dia é aborrecido e estamos permanentemente focados em estratégia, alinhada com a missão e valores. Um dos valores fundamentais é o crescimento e outro é a inovação.
Estrategicamente, em 2025 chegou a altura de diversificar o nosso portefólio para segmentos superiores onde as prestações dos produtos são mais exigentes. Nesse sentido, sublinhamos a inclusão de produtos alumínio e uPvC SCHÜCO. A marca de renome é agora representada na nossa oferta, com a qual esperamos atingir outros mercados. Estamos confiantes que, com esta inclusão, consigamos produzir caixilharia de excelência para segmentos de luxo, bem como fachadas para grandes obras.
Tem sido desafiante para o setor conseguir comunicar a importância da eficiência energética por via da substituição da caixilharia. É preciso aumentar a perceção do consumidor que possa não estar sensível a esta questão. Será um trabalho que iremos continuar a fazer em conjunto com os nossos parceiros de negócio, de uma forma ainda mais reforçada durante o próximo ano.
Outra das questões associadas é a da seleção de fornecedores por parte do consumidor. Existe uma distinção clara entre produtores, instaladores e revendedores e a qualidade de serviço associada. O mercado necessita de todos, mas claramente vemos uma grande vantagem nas empresas que fornecem um serviço completo (que é o nosso caso), desde a orçamentação ao fabrico e instalação. A ausência de intermediários torna o processo mais célere e efetivo. É importante para o consumidor obter a informação de que existem grandes fábricas em Portugal com uma capacidade produtiva fortemente industrializada, que também oferecem serviços, o que é uma mais-valia.
Temos segmentos de serviço para profissionais (Revenda e Construção, onde fabricamos num formato B2B, oferecendo serviços de instalação como opcional), e para o consumidor, onde fazemos um serviço completo ‘chave na mão’, desde o levantamento de necessidades ao fabrico e instalação. Portanto, é altamente provável que o fornecedor habitual de algum dos vossos leitores utilize janelas Multi Windows (risos).
Também é fácil identificar os produtos Multi Windows pelas características das nossas caixilharias, com soldadura invisível, ferragens alemãs de alta qualidade e um funcionamento exemplar. No entanto, estamos a trabalhar no sentido de aumentar a perceção do consumidor relativamente ao serviço ‘chave na mão’ e também a esclarecer que somos um conceito diferente do tradicional no setor.
Tem sido um desafio transportar o conceito de consultoria para a caixilharia, mas é precisamente aí que nos situamos. Não estamos limitados aos materiais ou exclusividade de marcas, portanto colocamos sempre o foco na solução que vai de encontro às necessidades e expectativas dos nossos clientes. No fundo, as nossas janelas à medida são efetivamente ‘taylor made’, exclusivas de cada um dos consumidores.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício