A CSI Composite Solutions and Innovations Oy, empresa finlandesa pioneira na tecnologia avançada de materiais compósitos, tem vindo a desenvolver, desde há vários anos, hélices de ventilador de elevado desempenho fabricadas a partir de materiais compósitos de última geração.
Estas turbinas são aproximadamente 70% mais leves do que as alternativas convencionais em aço, oferecem uma vida útil três a cinco vezes superior, resistem a ambientes corrosivos e eliminam muitas das limitações mecânicas associadas às turbinas tradicionais em aço soldado.
Centenas destes inovadores impulsores compostos já foram instalados numa variedade de aplicações industriais, tornando-os ideais para fornos temperados e lavadores de vidro. De acordo com o feedback do utilizador final, as soluções da turbina X-tend resultaram numa poupança de energia de até 75% em operações altamente cíclicas, além de oferecerem uma durabilidade superior e um peso reduzido.
“A razão para estas impressionantes poupanças de energia é surpreendentemente simples”, explica Jani Korpimäki, diretor técnico e coproprietário da CSI. “Tomemos como exemplo o processo de têmpera do vidro, em que é necessário um grande volume de ar em rajadas de 15 segundos a cada 100 segundos. Graças ao seu peso leve e às suas propriedades mecânicas, os nossos impulsores compósitos, que têm normalmente cerca de 1500 mm de diâmetro, podem acelerar até 1850 rpm em menos de cinco segundos, funcionar à velocidade máxima durante 15 segundos e parar quando o fluxo de ar já não é necessário. Os impulsores de aço simplesmente não conseguem fazer isso. As suas juntas soldadas fadigam rapidamente com as constantes mudanças de velocidade, e a sua enorme massa torna a aceleração ou desaceleração rápida praticamente impossível”.
“Com o aço, somos obrigados a pôr a ventoinha a funcionar continuamente à velocidade máxima e a ajustar o caudal de ar restringindo a admissão. O que não só gasta até 75% mais energia, como também o impulsor de aço se desgasta muito mais rapidamente. Em contrapartida, os nossos impulsores em compósito proporcionam uma vida útil três a cinco vezes superior, mesmo com ciclos de funcionamento tão agressivos”, reitera Korpimäki.
Uma vantagem fundamental reside no processo de fabrico com patente pendente da CSI, que permite modificações geométricas rápidas e económicas. Isto torna as turbinas X-tend igualmente adequadas para novas máquinas e como peças sobressalentes ou de substituição para ventiladores existentes.
Para conceber e produzir um novo impulsor, a CSI necessita frequentemente da geometria, das condições de funcionamento e da velocidade de rotação. Para projetos de modernização que não disponham de um modelo 3D, a CSI oferece serviços de digitalização 3D no local para captar com precisão a geometria do impulsor. Todos os impulsores compostos são testados por ultrassons antes da entrega e a CSI também oferece inspeções NDT no local para impulsores em utilização prolongada, especialmente quando a monitorização da vibração sugere alterações no equilíbrio do ventilador.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício