O conceito subjacente ao OUM Wellness consiste em criar um santuário de bem-estar onde o corpo, a mente e o espírito se reúnem em harmonia. Inspirado na filosofia oriental do equilíbrio e da serenidade, o OUM Wellness procura oferecer um refúgio urbano, onde os utilizadores podem encontrar paz interior, revitalização física e ligação com o seu eu interior sob princípios bioclimáticos.
O equilíbrio deste projeto traduz-se numa sensação de bem-estar total. Por isso, procura oferecer aos visitantes um lugar para desfrutar, relaxar, recarregar baterias e reconectar-se. O desenho arquitetónico do projeto destaca-se pelo seu impacto visual numa das principais avenidas de Monterrey (México), oferecendo, ao mesmo tempo, uma identidade distintiva do lugar.
A proposta de Picharchitects/Pich-Aguilera é composta por dois corpos que criam espaços de vida e perspetivas únicas. A base integra-se na topografia envolvente, enquanto, no topo, um volume compacto segue uma direção radial que reflete a disposição dos outros edifícios da zona. Assim, no topo, um pátio aberto liga os diferentes elementos, criando uma sensação de continuidade com o espaço.
Os visitantes têm a opção de explorar o edifício de duas formas: a pé, desfrutando de um passeio sem pressas; ou utilizando os elevadores de vidro que percorrem o pátio vertical, proporcionando uma experiência visual única.
O piso térreo contém os espaços de maior afluência de público, estendendo-se a algumas das áreas abertas do átrio exterior. O corpo estrutura-se através de uma série de escadas que procuram uma sensação de amplitude e conforto térmico acompanhada de sensações visuais, de forma a ter uma leitura completa do projeto a partir do seu interior.
O elemento é composto por duas camadas, a primeira de betão Resilia que representa a função estrutural, formando a base para incorporar o betão poroso e, ao mesmo tempo, proporciona um acabamento que se adapta à forma desejada, neste caso através de elementos orgânicos e ondulados. A segunda camada de betão poroso Pervia representa o comportamento bioclimático da peça, destacando as suas propriedades intrínsecas, como a capacidade de acumulação de calor e a permeabilidade à água.
A procura de energia que requer ao longo do ano é compensada pela produção de energia renovável, produzida no próprio recinto construído. É este o objetivo da grande pérgula superior constituída por painéis fotovoltaicos que, para além de proporcionarem sombra, funcionam como central de produção de eletricidade.
O OUM Wellness centra-se no bem-estar holístico das pessoas e na criação de um ambiente saudável. Aqui, o conforto natural é primordial e o edifício torna-se um refúgio climático que gera frescura. Igualmente importante é a ventilação natural e a circulação de ar fresco, para garantir um ambiente temperado em qualquer altura.
Outro elemento passivo é a treliça de betão incorporada ao longo da fachada longitudinal. Estas peças em Cemex, fabricadas e montadas pela empresa local Kinetica, dissipam o calor e modulam a radiação solar, canalizando as brisas frescas para o interior. Além disso, a inércia térmica das lajes e a proteção solar garantem um controlo térmico que minimiza a utilização de sistemas mecânicos.
Pormenor construtivo do interior, cujos sistemas favorecem a desmontagem e posterior reutilização. Fotos: The Raws.
Fachada pré-fabricada de betão bioclimático
Um dos sistemas mais notáveis deste edifício foi o desenvolvimento do painel de fachada de betão bioclimático, que nasceu da colaboração entre a Cemex Global R&D, a Escola de Arquitetura de Barcelona e a Universidade Internacional da Catalunha. Uma solução denominada Betão Climático.
O desempenho do painel de fachada baseia-se em cinco conceitos: sombreamento solar, que inclui o auto-sombreamento do painel para reduzir a quantidade de radiação solar recebida, a reflexão da radiação solar, a inércia térmica, a redução da transferência de calor por condução e, mais particularmente, o arrefecimento evaporativo e outros efeitos da introdução de um elemento de água no painel.
O projeto incorpora espaços de vegetação e uma horta urbana que produz alimentos frescos para os restaurantes localizados no piso térreo, promovendo a biodiversidade e a produção local. Esta área verde no coração do OUM Wellness reforça a resiliência ambiental ao incorporar flora que contribui para a biodiversidade e proporciona um ambiente natural que os utilizadores podem desfrutar e valorizar. Reforça também o compromisso com o ambiente, funcionando como um pulmão verde no meio urbano.
O edifício foi projetado e construído sob normas de sustentabilidade, seguindo as indicações das certificações LEED Platinum, WELL e Net Zero Energy, confirmando o seu compromisso com a eficiência energética, a saúde dos seus ocupantes e o respeito pelo meio ambiente, oferecendo um espaço pensado para o futuro.
Ficha técnica
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício