A Associação Espanhola de Alumínio e Tratamentos de Superfície (AEA), entidade que representa mais de 650 empresas do setor, realizou no Parlamento Europeu um pequeno-almoço informativo sobre a aplicação do Mecanismo de Ajuste na Fronteira por Carbono (CBAM), num encontro que reuniu cerca de 60 eurodeputados, assessores de comissões parlamentares e representantes de associações industriais europeias.
A sessão, convocada a 1 de outubro no Salão dos Membros do Parlamento Europeu, foi inaugurada e dirigida pela eurodeputada Susana Solís Pérez (Grupo PPE), membro da Comissão do Ambiente, Clima e Segurança Alimentar (ENVI) e suplente na Comissão da Indústria, Investigação e Energia (ITRE), e pelo eurodeputado polaco Adam Jarubas (Grupo PPE), presidente da Comissão da Saúde Pública (SANTE), membro da ITRE e suplente da ENVI. Na sua intervenção, Solís sublinhou que “o atual desenho do CBAM não se coaduna com a realidade do alumínio. Não existe uma solução única para todos os setores: é necessário reconhecer as especificidades desta indústria e ajustar o instrumento para proteger a competitividade e os postos de trabalho sem renunciar aos objetivos climáticos”.
Por sua vez, o eurodeputado Jarubas salientou: “temos o compromisso do comissário Hoekstra de trabalhar com o Parlamento, mas ainda precisamos de clareza sobre como isso irá funcionar na prática. A indústria deve continuar a envolver-se não só connosco aqui, mas também com o Conselho e a Comissão, se quisermos uma solução viável”.
Em seguida, Antoine Chacun, diretor de metais da ODDO-BHF, tomou a palavra e destacou que “a Europa tem um défice estrutural de alumínio e, sem alumínio, não há transição verde: nem nos transportes, nem na energia fotovoltaica, nem nas redes... O alumínio tem características e necessidades diferentes das dos outros materiais afetados pelo CBAM. Com o desenho atual, o mecanismo não reduzirá significativamente as emissões no nosso setor; apenas mudará a origem do metal que usamos e encarecerá o produto em cerca de 8%. Para a indústria utilizadora, isso representa cerca de 1 bilhão de euros por ano. Precisamos de uma análise responsável antes de implementar o mecanismo, evitar deslocalizações e reforçar a produção eficiente na Europa”.
Na sua intervenção, Giorgio Di Betta, presidente da associação italiana do alumínio, Centroal-Assomet, sublinhou que “o alumínio é um metal estratégico para a nossa segurança e competitividade. Se o CBAM excluir partes da cadeia, dará vantagem aos produtores extracomunitários e aos materiais concorrentes, e apenas conseguirá 'mover' as emissões. Primeiro, vamos corrigir o CBAM e depois aplicá-lo: 2026 não pode chegar com um projeto que gere mais distorções”.
Posteriormente, a diretora-geral da Aluminium Deutschland (AD), Angelika El-Noshokaty, salientou que “hoje não existe uma forma fiável e homogénea de calcular a pegada de carbono de muitos bens importados. Sem regras claras, veremos conflitos comerciais, deslocamento da produção — também na reciclagem —, um custo mais elevado do metal europeu e destruição de empregos para um setor que, só na Alemanha, representa 61 mil postos de trabalho. Por isso, pedimos uma análise responsável para ajustar bem o mecanismo”.
A sessão terminou com uma ronda aberta de perguntas e respostas, seguida de um café informal que permitiu uma troca próxima entre representantes políticos e empresariais.
O evento foi realizado num momento especialmente delicado para a indústria europeia do alumínio. O encerramento da fábrica da Alcoa em San Ciprián obrigou Espanha a importar mais de 220.000 toneladas anuais de alumínio, perdendo um ativo estratégico para a autonomia industrial. A esta circunstância acrescentam-se as sanções à Rússia e os desvios comerciais através da Turquia, num mercado internacional em que a capacidade de países aliados como o Canadá, a Noruega ou a Islândia é insuficiente para garantir um abastecimento estável e competitivo.
Neste cenário, a implementação do CBAM gera preocupação no setor transformador. Tal como recordou a AEA, “o CBAM, na sua configuração atual, não ajuda a travar a introdução, através da Turquia, de metal transformado de origem russa e iraniana, um grave prejuízo que já está a causar à indústria europeia e que pode mesmo agravar-se com a evasão do mecanismo”, explicou o presidente da Associação, Felipe Quintá.
O setor espanhol do alumínio, que representa quase 10% do alumínio transformado na Europa e emprega diretamente mais de 17.000 profissionais qualificados, receia que a aplicação do CBAM, sem ajustes específicos, implique:
A AEA sublinha que partilha plenamente os objetivos climáticos da União Europeia e a necessidade de mecanismos como o CBAM para garantir uma concorrência leal num contexto global. No entanto, Quintá recorda que “esta convergência de fatores reforça a necessidade de uma revisão urgente e equilibrada da aplicação do mecanismo” e insiste que “o seu desenho deve ser adaptado às particularidades de setores como o do alumínio”.
Assim, a Associação propõe cinco medidas imediatas e estratégicas para conciliar competitividade e sustentabilidade:
O encontro em Bruxelas serviu para abrir um espaço de diálogo construtivo entre a indústria e os legisladores europeus, com o objetivo de encontrar um equilíbrio entre os objetivos climáticos e a viabilidade económica de um setor essencial.
A AEA reitera que a indústria espanhola do alumínio não se opõe ao CBAM nem aos seus objetivos, mas considera imprescindível um ajuste na sua aplicação que evite distorções graves e proteja a competitividade de um tecido industrial sustentável, inovador e estratégico para a Europa.
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