A empresa catalã Tallfusta realizou a reabilitação energética de um edifício residencial de sete andares no centro de Andorra la Vella. O projeto combinou industrialização, madeira e precisão digital para melhorar o desempenho energético e renovar a estética do edifício, minimizando os inconvenientes para os residentes.
No coração do centro comercial de Andorra la Vella, um edifício residencial de sete andares, construído nos anos 80, foi objeto de uma profunda renovação energética e estética para melhorar a envolvente do edifício com uma solução construtiva que proporcionasse um isolamento térmico e um menor consumo de energia, enquanto conferia uma imagem mais moderna ao edifício.
Este era um desafio e tanto, pois tinha de ser realizado num curto espaço de tempo e, simultaneamente, minimizar o incómodo que a remodelação poderia causar aos moradores. Para tal, optou-se por módulos pré-fabricados de estrutura ligeira em madeira, industrializados no centro de produção da Tallfusta.
Cada painel é produzido na fábrica, integrando janelas e portadas de alumínio, bem como isolamento de lã mineral no interior. A camada exterior é revestida com painéis HPL de alta densidade da Trespa, garantindo resistência e durabilidade. Graças a esta solução industrializada, o processo de renovação foi reduzido em termos de execução no local, mas também garantiu um maior controlo de qualidade nos acabamentos e nas juntas.
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício