Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício
Um projeto estratégico único em França para descarbonizar a construção e a indústria

Corialum, a primeira fundição de alumínio com baixo teor de carbono que integra o tratamento de resíduos

04/11/2025

As famílias Liebot e Corre inauguraram a 16 de setembro a Coralium, a primeira fundição francesa de alumínio com baixo teor de carbono que integra o tratamento de resíduos de alumínio.

Fábrica de fundição de alumínio Corialum

Fábrica de fundição de alumínio Corialum.

Este projeto estratégico, certificado 'França 2030', representa um investimento de 42 milhões de euros. Até 2027, produzirá 40.000 toneladas de alumínio com baixo teor de carbono por ano, sob a forma de um depósito equivalente a mais de um milhão de caixilhos de alumínio: janelas, portas de correr, portas de entrada, etc.

Com uma pegada de carbono entre as mais baixas de França e da Europa esta produção contribuirá para a descarbonização da construção e da indústria. Responderá também aos desafios da soberania nacional em matéria de metais críticos.

Graças à Coralium "temos a oportunidade de dar um contributo significativo para o objetivo de neutralidade carbónica em 2050 estabelecido pelo Plano Climático. Com este ecossistema circular, ofereceremos aos nossos dois grupos, bem como ao mercado, lingotes franceses com baixo teor de carbono para reduzir a pegada de carbono dos edifícios e da indústria. A Coralium faz parte de uma visão coletiva que beneficiará toda a profissão”, explica Jean-Pierre Liebot, CEO da empresa.

Zona de descarga dos resíduos de alumínio reciclado das fábricas Liebot e Fineiral Group
Zona de descarga dos resíduos de alumínio reciclado das fábricas Liebot e Fineiral Group.

Um lingote de alumínio com baixo teor de carbono 100% francês

Após uma primeira fundição em junho de 2025, a fundição Coralium está agora operacional. A partir de 2026, produzirá 26.000 toneladas de lingotes de alumínio com baixo teor de carbono, antes de atingir 40.000 toneladas por ano a partir de 2027.

A Coralium é a primeira e única fundição de alumínio em França a integrar o tratamento de resíduos de alumínio no local, um pré-requisito para um bom desempenho com baixo teor de carbono e uma rastreabilidade perfeita. Graças ao controlo dos seus fornecimentos, à qualidade do seu tratamento de resíduos e ao seu processo inovador, os reservatórios Coralium contêm mais de 80% de alumínio reciclado a partir de resíduos de alumínio franceses.

Os depósitos Coralium R80 têm, assim, uma das mais baixas pegadas de carbono em França, com 1,67 kg de CO² por kg de alumínio, uma redução de 70% em comparação com os depósitos padrão atuais, com 5,8 kg de CO². O lingote R80 será o lingote padrão da Coralium para os mercados da construção e da indústria. Em função das necessidades dos clientes e dos mercados, a sua percentagem de alumínio reciclado pode variar entre 80% e 100%, com uma pegada de carbono reduzida ou mesmo quase nula. Graças ao controlo de qualidade da triagem e da rastreabilidade dos resíduos, o peso em carbono do lingote Coralium R80 foi validado por um organismo independente através de uma ficha PED (declaração ambiental de produto).

“O alumínio é um material infinitamente reciclável e, atualmente, dominamos este processo na perfeição. Já não é aceitável que os resíduos de alumínio, que são uma matéria-prima de grande valor ambiental, saiam de França por falta de meios industriais para os tratar. A nossa fundição de alumínio com baixo teor de carbono preenche esta lacuna, criando um grande ecossistema de fornecedores, fabricantes e recicladores para reduzir a pegada de carbono das estruturas de alumínio, em particular no âmbito do RE2020”, afirma Christian Chevrel, CEO da Liebot Industrie e diretor de compras do Grupo Liebot.

Carregamento automático do forno de fusão (em cima) e área de controlo deste processo

Carregamento automático do forno de fusão (em cima) e área de controlo deste processo.

O primeiro circuito circular francês dedicado ao alumínio extrudido

O Grand Ouest é uma das principais regiões consumidoras de alumínio em França e na Europa, com muitos fabricantes líderes (carpintaria, varandas, fachadas, portões, etc.), e até agora não tinha instalações de refusão. A Coralium é agora a pedra angular de um novo ecossistema local virtuoso que reúne fornecedores, fabricantes e recicladores.

Situada num terreno de 70.000 m², a fábrica de 9.600 m² (que inclui também 750 m² de escritórios contíguos) é a primeira em França a combinar uma unidade de triagem de todos os tipos de resíduos de alumínio de construção (puro, lacado, em barras ou em fim de vida) com uma fundição de alumínio com baixo teor de carbono.

Tarugos de alumínio Corialum R80, de 8 ou 9 polegadas e 7 metros de comprimento

Tarugos de alumínio Corialum R80, de 8 ou 9 polegadas e 7 metros de comprimento.

A grande maioria dos resíduos de alumínio franceses é atualmente exportada para outros mercados (União Europeia e China) para ser utilizada e consumida localmente. Para fazer face a esta incoerência económica e ambiental, garantir o abastecimento de alumínio e criar uma cadeia de reciclagem 100% francesa, a Coralium apoia-se em duas fontes de abastecimento:

  • Os recicladores de resíduos de alumínio, com a ajuda da implementação da REP (responsabilidade alargada do produtor) aplicada aos produtos e materiais de construção que, a partir de 1 de janeiro de 2023, sistematiza a recolha de resíduos de alumínio em fim de vida provenientes de operações de demolição.
  • A recolha de resíduos de produção diretamente nas fábricas dos grupos Liebot (carpintaria, fachadas e extrusão) e Fineiral (extrusão).
Marcação dos tarugos R80

Marcação dos tarugos R80.

Numa segunda fase, a Coralium prevê a criação de uma central elétrica alimentada pela recuperação do calor residual, o que reduzirá o seu consumo. Este novo circuito, que inclui a recolha, a triagem e a refusão, permite uma perfeita rastreabilidade da produção e reduz a pegada de carbono de toda a cadeia de valor. Além disso, a conservação desta matéria-prima em França permite ganhar tempo e otimizar os custos de transporte.

A Coralium beneficia da implementação de tecnologias ‘verdes’, inovadoras e mais eficientes em termos energéticos. No entanto, o controlo do tratamento dos resíduos é a chave do sucesso de uma fundição com baixo teor de carbono. Esta é "a única fundição em França a integrar o tratamento de resíduos de alumínio. Esta decisão ousada permite-nos produzir tarugos com mais de 80% de alumínio reciclado. Por outras palavras, 100% da nossa produção terá um mínimo de 80% de alumínio reciclado com exatamente a mesma qualidade de um lingote de alumínio primário", conclui Thierry Corre, CEO da Coralium.

Tarugos de alumínio R80 prontos para expedição

Tarugos de alumínio R80 prontos para expedição.

REVISTAS

A-OK Motors®

NEWSLETTERS

  • Newsletter NovoPerfil PT

    03/11/2025

  • Newsletter NovoPerfil PT

    27/10/2025

Subscrever gratuitamente a Newsletter - Ver exemplo

Password

Marcar todos

Autorizo o envio de newsletters e informações de interempresas.net

Autorizo o envio de comunicações de terceiros via interempresas.net

Li e aceito as condições do Aviso legal e da Política de Proteção de Dados

Responsable: Interempresas Media, S.L.U. Finalidades: Assinatura da(s) nossa(s) newsletter(s). Gerenciamento de contas de usuários. Envio de e-mails relacionados a ele ou relacionados a interesses semelhantes ou associados.Conservação: durante o relacionamento com você, ou enquanto for necessário para realizar os propósitos especificados. Atribuição: Os dados podem ser transferidos para outras empresas do grupo por motivos de gestão interna. Derechos: Acceso, rectificación, oposición, supresión, portabilidad, limitación del tratatamiento y decisiones automatizadas: entre em contato com nosso DPO. Si considera que el tratamiento no se ajusta a la normativa vigente, puede presentar reclamación ante la AEPD. Mais informação: Política de Proteção de Dados

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial