Com a renovação e ampliação do complexo escolar Lavater, um importante testemunho da arquitetura escolar de Zurique foi posto à disposição das gerações futuras. O complexo de edifícios de 1896/97, concebido pelo arquiteto municipal Gustav Gull ao estilo do Museu Nacional de Zurique, é um exemplo bem-sucedido do tratamento sensível da substância histórica e da tecnologia moderna. Foi dada especial atenção ao restauro das janelas históricas, que foram restauradas pela Holzmanufaktur SWISS AG, uma empresa parceira da Holzmanufaktur Rottweil, de acordo com as normas de conservação de monumentos, com vidros isolantes modernos e espaçadores de borda quente Swisspacer Ultimate eficazes na borda do vidro.
Conceito arquitetónico: entre a história e o futuro
Além da melhoria energética da envolvente do edifício, o conceito de renovação da neff neumann architekten, Zurique, visou o desenvolvimento funcional e criativo do complexo. A escola foi concebida para um funcionamento moderno com 12 turmas do ensino secundário. O antigo ginásio do liceu foi transformado no Forum Lavater, um edifício multifuncional e de renovação, inundado de luz, enquanto um novo ginásio duplo subterrâneo foi construído sob o pátio, que também está disponível para clubes desportivos fora do horário escolar.
A antiga conceção dos salões sob uma nova luz
No edifício principal histórico, a acessibilidade, a acústica e a iluminação dos salões foram especificamente melhoradas sem sacrificar a estrutura original. A recuperação das qualidades arquitetónicas da época da sua construção desempenhou um papel fundamental. A estrutura das salas de aula foi basicamente mantida intacta. No entanto, a área central, que caracteriza o espaço com entradas e casas de banho, foi diferenciada em termos de design, por exemplo, através de superfícies de parede em cerâmica que recordam elementos históricos. Graças às janelas com caixilharia de madeira a toda a altura, as zonas dos corredores e as salas de grupo recebem agora muita luz e permitem uma utilização flexível, seguindo sempre a lógica espacial clara de Gustav Gull.
Espaços exteriores redesenhados
No espaço exterior, a conceção baseou-se igualmente na estrutura arquitetónica existente. O pátio é delimitado pelos dois edifícios históricos da escola e por um muro perimetral arborizado. Três novos telhados de betão de diferentes alturas criam um contraponto discreto à marcante arcada com a entrada da escola e a saliência assimétrica. A conceção das instalações exteriores segue o modelo ecológico com medidas de redução do calor, estruturas que promovem a biodiversidade e uma abertura do recinto escolar à população do bairro. O conceito da neff neumann architekten foi galardoado com o primeiro prémio em 2017 no processo de seleção de projetistas da cidade de Zurique, um reconhecimento da precisão arquitetónica no tratamento do edifício existente e no seu desenvolvimento futuro.
Eficiência energética e visão técnica
Atualmente, os edifícios escolares são inteiramente alimentados por fontes de energia renováveis: um sistema fotovoltaico no telhado plano e uma bomba de calor alimentada por energia geotérmica cobrem todas as necessidades energéticas. Para melhorar a qualidade e a temperatura do ar interior, foi reativado o sistema de ventilação histórico das salas de aula. A ventilação é efetuada mecanicamente nas condutas de ventilação originais. A elevada qualidade energética não se reflete apenas na tecnologia de fornecimento, mas também em numerosos pormenores de construção. Em particular, a renovação das janelas, de acordo com os regulamentos de proteção de monumentos, é um exemplo do tratamento sensível da substância histórica e da tecnologia moderna.
Vidros de janela virados para o futuro num contexto histórico
Durante o restauro da fachada histórica de arenito, as janelas originais foram cuidadosamente renovadas e equipadas com novos vidros isolantes. O isolamento térmico no verão é assegurado por toldos de tecido controlados automaticamente. A implementação das soluções de janelas é um exemplo de como a eficiência energética pode ser combinada com os requisitos de conservação dos monumentos históricos.
As janelas compostas originais foram, em grande parte, mantidas na sua construção, mas tecnicamente melhoradas. Embora o vidro interior histórico pudesse ser mantido, foram utilizados vidros isolantes modernos com revestimento Planiclear e Eclaz One no exterior. As elevadas exigências de uma instalação cuidadosa no edifício histórico exigiram uma logística complexa para a instalação, que incluiu a utilização de uma grua e caixas de transporte especiais para as janelas superiores.
A fábrica de madeira Holzmanufaktur SwissAG mostra como uma renovação exigente de janelas pode ser efetuada com sucesso: caixilhos históricos restaurados são combinados com vidros isolantes contemporâneos com barras espaçadoras Swisspacer no rebordo do vidro. Devido às suas 17 cores e à vasta gama de larguras, o Swisspacer é ideal para projetos em que a tecnologia térmica moderna deve ser discretamente integrada na aparência histórica. Foto: © Swisspacer.
O vidro duplo isolante atinge um valor Ug de 1,4 W/m²K, o que é técnica e economicamente equilibrado. Em combinação com o interlayer de borda quente Swisspacer Ultimate na borda do vidro, isto resulta numa solução global particularmente eficiente em termos energéticos.
“Num projeto como o da Lavater, que está sujeito tanto a requisitos de conservação do património como de eficiência energética, era importante para nós escolher uma barra espaçadora que pudesse oferecer desempenho tecnológico e discrição de design. O Swisspacer Ultimate convenceu-nos com os seus excelentes valores psi, o seu aspeto mate e discreto e a sua perfuração técnica discreta”, explica Dirk Obser, gestor de projeto na Holzmanufaktur Rottweil. Assim, até o mais pequeno componente é integrado num conceito global que combina de forma notável a conservação do património, a sustentabilidade e a adequação à utilização quotidiana.
Detalhes do projeto
www.novoperfil.pt
Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício