Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

VEKA estabelece parceria com administradores de imóveis de Córdova para acelerar a eficiência energética dos edifícios

23/12/2025
O acordo estratégico surge no contexto das novas exigências europeias de certificação energética e aposta na renovação de janelas como solução-chave para melhorar o conforto, reduzir consumos e valorizar o parque edificado.
Imagen

A VEKA, grupo internacional de referência em sistemas de janelas de PVC de elevada eficiência energética, assinou um acordo de colaboração com o Colégio Territorial de Administradores de Imóveis de Córdova, com o objetivo de apoiar os profissionais do setor na adaptação das comunidades de proprietários às novas exigências normativas, energéticas e de conforto dos edifícios.

A parceria ganha especial relevância à luz da Diretiva Europeia de Eficiência Energética dos Edifícios (EPBD 2024), que determina que todas as habitações deverão atingir, no mínimo, uma classificação energética E até janeiro de 2030 e D ou superior até 2033. Estas metas terão um impacto significativo sobretudo nos edifícios construídos antes de 1975, onde a substituição de janelas antigas se assume como uma das intervenções mais eficazes para melhorar o desempenho energético.

No contexto regional da Andaluzia, o acordo enquadra-se ainda nas exigências da Inspeção Técnica de Edifícios (ITE), obrigatória para construções com mais de 50 anos e renovável a cada dez anos. A melhoria da envolvente dos edifícios, em particular através da renovação das janelas, contribui decisivamente para cumprir os critérios de conservação, habitabilidade e eficiência energética avaliados neste processo.

Ao abrigo deste protocolo, os administradores de imóveis associados passam a dispor de informação atualizada sobre regulamentação e soluções técnicas, assessoria especializada para a tomada de decisões, documentação de apoio para assembleias de condóminos, contacto direto com a rede oficial de fabricantes VEKA em Córdova e acompanhamento integral em projetos de substituição de janelas.

Para David Baños, diretor comercial da VEKA Ibérica, esta colaboração representa um contributo concreto para a modernização do parque edificado: “com este acordo queremos facilitar o trabalho dos administradores e acrescentar valor real às comunidades que gerem. Estamos convencidos de que esta parceria ajudará a cumprir as novas exigências energéticas, a reduzir o consumo, a melhorar o conforto interior, a superar a ITE com maior facilidade e a valorizar os edifícios”.

A iniciativa reforça a posição da VEKA como parceiro estratégico na transição energética do setor da construção e da reabilitação, promovendo soluções sustentáveis e alinhadas com os objetivos europeus de descarbonização e eficiência energética.

Empresas ou entidades relacionadas

Vekaplast Ibérica, S.A. - Portugal

www.novoperfil.pt

Novoperfil - Informação profissional sobre a Envolvente do Edifício

Estatuto Editorial